Question 1
Question
Revalida - 2012
Um pediatra de plantão em uma maternidade de nível secundário é chamado para assistir o nascimento de um recém-nascido a termo, com 39 semanas de idade gestacional. O obstetra da equipe comunica que a gestante está na admissão em início de trabalho de parto (com 3 cm de dilatação) e com uma avaliação ultrassonográfica gestacional que evidencia hérnia diafragmática. A bolsa amniótica ainda está íntegra. Qual a conduta recomendada no caso?
Answer
-
Contatar imediatamente a equipe de cirurgia pediátrica para que o recém-nascido seja encaminhado ao bloco cirúrgico de outro hospital tão logo ocorra o nascimento.
-
Transferir a gestante para um centro terciário por se tratar de uma unidade secundária sem UTI neonatal, pois pressupõese a necessidade de ventilação mecânica.
-
Preparar o material de intubação na sala de parto, por se tratar de uma patologia cirúrgica grave, gerando prejuízo da ventilação, não sendo indicada a ventilação com máscara após o nascimento.
-
Preparar o material para a cirurgia imediata do recémnascido na maternidade secundária, pois não haverá tempo hábil para transferência para um hospital de nível terciário.
-
Conversar com o obstetra e avisar que não poderá atender o bebê em maternidade de nível secundário e que, por esse motivo, não irá comparecer à sala de parto.
Question 2
Question
Revalida - 2013
Recém-nascido com 36 semanas de idade gestacional, parto cesariano, Apgar 6 e 8, peso de nascimento= 2.100 g, evoluiu com sintomas precoces e graves nas primeiras 24 horas de vida (icterícia, hepatoesplenomegalia, elevação das enzimas hepáticas, anemia, trombocitopenia e hemorragia), associados ao quadro de microcefalia com calcificações cerebrais periventriculares, microftalmia, corriorretinite e surdez. A principal hipótese diagnóstica para esta infecção congênita e o tratamento de escolha são, respectivamente:
Answer
-
herpes simples e aciclovir.
-
citomegalovírus e ganciclovir.
-
rubéola e tratamento de suporte.
-
sífilis congênita e penicilina cristalina.
-
toxoplasmose e piremetamina/sulfadiazina.
Question 3
Question
Revalida - 2012
Um recém-nascido de 20 dias de vida é encaminhado para consulta em ambulatório de especialidade com história de icterícia e baixo peso. A genitora não fez exames de pré-natal e informa que seu filho nasceu "de sete meses” e “pequeno para a idade”, ficando internado na UTI após o nascimento. Ao exame físico, o recém-nascido encontrava-se ictérico, com peso abaixo do percentil 3 , apresentando microcefalia e hepatoesplenomegalia. Exames: hemograma com plaquetopenia; transaminases elevadas; bilirrubina total de 15 mg/dL (valor de referência < 1,3 mg/dL) e bilirrubina direta de 8 mg/dL (valor de referência < 0,4 mg/dL), sorologia para CMV (citomegalovírus): IgM e IgG positivas. Qual das assertivas abaixo mais contribui com a elucidação diagnóstica da infecção congênita pelo CMV?
Answer
-
A pesquisa do CMV na urina e/ou saliva será útil para o diagnóstico de infecção congênita após 2 meses.
-
Caso a confirmação diagnóstica não ocorra até a terceira semana de vida, não será possível ser estabelecida.
-
A sorologia IgM e IgG para CVM tem papel limitado no diagnóstico da infecção congênita, devido à baixa especificidade.
-
A microcefalia, o crescimento intrauterino restrito e a prematuridade são altamente específicos para o diagnóstico de infecção por CMV.
-
Uma tomografia computadorizada revelando calcificações difusas pelo córtex sugeriria fortemente o diagnóstico de infecção por CMV em detrimento das outras infecções congênitas.
Question 4
Question
Revalida - 2012
Um recém-nascido do sexo feminino, com 2 dias de vida, nascido a termo, com 2 300 g, apresenta sopro sistólico e cianose de extremidades ao choro. Qual a medida propedêutica que afasta a maior parte das doenças cardíacas cianóticas?
Question 5
Question
Revalida - 2011
Você é chamado para prestar assistência neonatal durante um parto no qual foi constatado sofrimento fetal com líquido amniótico meconial. O Recém Nascido nasceu com Apgar 2 ( Frequência cardíaca = 1 e Frequência Respiratória = 1). A conduta inicial, conforme as normas vigentes de Reanimação Neonatal, é
Answer
-
iniciar ventilação com ambu e máscara, aspirando o Recém Nascido após a recuperação da frequência cardíaca.
-
iniciar ventilação com tubo oro-traqueal e aspirar o Recém Nascido após recuperação da frequência cardíaca.
-
iniciar ventilação com pressão positiva e administrar adrenalina e massagem cardíaca.
-
aspirar laringe e traquéia do Recém Nascido e ventilar com pressão positiva e ar ambiente.
-
aspirar laringe e traquéia do Recém Nascido e oferecer oxigênio inalatório a 100%.
Question 6
Question
Revalida - 2011
O Agente Comunitário de Saúde lhe solicita explicações sobre um recém-nascido que apresenta coloração amarelada da pele. Você colhe, junto ao Agente Comunitário de Saúde, informações sobre a duração da gestação, as condições do parto e da criança ao nascer, o tempo de aparecimento do sintoma específico e verifica também resultados de exames do recémnascido , realizados na maternidade: hemograma, dosagem de bilirrubinas e teste de Coombs. Diante dos dados clínicos e do resultado de exames, você conclui que trata-se de Icterícia Fisiológica do Recém-Nascido. O que seria correto você informar ao Agente Comunitário de Saúde sobre a Icterícia Fisiológica do Recém-Nascido?
Answer
-
Desaparece após três semanas do início da manifestação em neonatos nascidos a termo.
-
Desaparece após a primeira semana de vida em neonatos nascidos a termo.
-
Atinge níveis de bilirrubinemia bastante elevados, superiores a 14 mg% .
-
Deve-se a anemia hemolítica por incompatibilidade RH.
-
Está presente desde o nascimento na hipermaturidade fetal.