1- (SEFAZ-SP/AFRE/2009/ESAF) - Sobre a auditoria independente,
é correto afirmar que tem por objetivo:
Answer
auxiliar a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.
apresentar subsídios para o aperfeiçoamento da gestão e dos controles internos.
emitir parecer sobre a adequação das demonstrações contábeis.
levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar a justa solução do litígio.
recomendar soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios.
Question 2
Question
2 - (Prefeitura do Recife/AFTM/2003/ESAF) representa o objetivo da auditoria externa é:
Answer
A elaboração das normas e procedimentos econômicos, financeiros e de auditoria da empresa auditada.
Expressar um palpite sobre a posição patrimonial e financeira da empresa sem assegurar que elas representem adequadamente as operações da empresa.
Assegurar que as demonstrações financeiras irrelevantes representem a situação contábil-financeira da empresa de forma fidedigna.
O processo pelo qual o auditor se certifica de que as demonstrações financeiras representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da empresa.
Garantir que todos os lançamentos contábeis foram efetuados corretamente nos livros da empresa.
Question 3
Question
(TRT-24/Analista Contábil/2011/FCC) - Ao conduzir uma auditoria de demonstrações contábeis, são objetivos gerais do auditor obter segurança:
Answer
razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, devido à fraude ou erro, possibilitando que o auditor expresse opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção irrelevante, devido a erros, possibilitando que o auditor expresse opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de parecer financeiro.
total de que as demonstrações contábeis em parte estão livres de distorção relevante, devido à fraude ou erro, possibilitando que o auditor expresse opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
total de que as demonstrações contábeis em parte estão livres de distorção irrelevante, devido à fraude, possibilitando que o auditor expresse opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
razoável de que as demonstrações contábeis em parte estão livres de distorção irrelevante, devido à fraude ou erro, possibilitando que o auditor expresse opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos considerados, em conformidade com a estrutura de parecer financeiro consolidado do auditor independente.
Question 4
Question
4 - (FCC / TRF 2a Região / 2012) — O auditor independente ou externo:
Answer
tem como objetivo principal a prevenção e a detecção de falhas no sistema de controle interno da entidade.
deve produzir relatórios que visam atender, em linhas gerais, a alta administração da entidade ou diretorias e gerências.
tem que fazer análise com alto nível de detalhes, independentemente da relação custo-benefício, para minimizar o risco de detecção.
deve produzir um relatório ou parecer sobre as demonstrações contábeis da entidade auditada.
tem menor grau de independência em relação à entidade auditada do que o auditor interno.
Question 5
Question
(CESGRANRIO/LIQUIGÁS-Auditor/2012) - São objetivos gerais do auditor, ao conduzir a auditoria das demonstrações contábeis,
Answer
obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante, causada por fraude ou erro, permitindo que o auditor expresse sua opinião sobre a elaboração dessas demonstrações consoante a estrutura de relatório financeiro aplicável.
rastrear fraudes e identificar se a aplicação dos recursos financeiros da empresa está de acordo com as normas impostas pelos órgãos de fiscalização e regulamentação.
apresentar relatório sobre a administração e comunicar-se conforme exigido pelas Normas Brasileiras de Contabilidade.
identificar se a empresa apresenta informações nas demonstrações contábeis de acordo com as normas impostas pelo Ministério Público.
comprovar se os ativos e Rassivos sofreram variações conforme estipulado no planejamento estratégico da empresa.