Question 1
Question
O aumento do comércio alemão depois de 1871 e o crescimento da Marinha Mercante mostraram a necessidade de uma Marinha de Guerra. Essa necessidade foi posteriormente acentuada pelo estabelecimento do Império Colonial. Contudo, somente quando o jovem Kaiser Guilherme II subiu ao trono é que a construção de uma forte Marinha foi encarada. So esse período que antecede a 1ª Guerra é incorreto afirmar que.
Answer
-
O zelo do Kaiser pela construção naval foi posteriormente estimulado pela Guerra Hispano-Americana de 1898, na qual a influência decisiva do poderio naval foi demonstrada conspicuamente.
-
Depois de 1896, o Kaiser passou a contar com o concurso, na pasta da Marinha, do Almirante Von Tirpitz, que foi a alma do desenvolvimento naval da Alemanha.
-
A Inglaterra evidentemente não deixou de considerar o desenvolvimento da Marinha alemã e, sob o pulso firme de Lord Fisher, ampliou, por seu turno, o programa de construção naval. As duas grandes potências europeias iniciaram então uma corrida armamentista que durou até o início da Primeira Guerra Mundial.
-
Em agosto de 1914, a Alemanha tinha a segunda Marinha de Guerra do mundo. Sua esquadra compunha-se de 13 encouraçados modernos, 30 encouraçados antiquados, 5 cruzadores de batalha, 60 cruzadores pesados, 12 cruzadores ligeiros, 152 contratorpedeiros, 45 torpedeiros e 40 submarinos.
-
Nunca potência alguma colocou tal empenho e tantos recursos em cortar as vias marítimas da nação inimiga como fez a Alemanha em relação à França em 1917 e 1918. Esforço semelhante só viria a ser empreendido em idênticas circunstâncias na Segunda Guerra Mundial.
Question 2
Question
Sobre a História da Marinha Alemã aponte a alternativa falsa.
Answer
-
Enquanto isso a poderosa frota alemã poucas saídas realizara depois da batalha de Jutlândia em maio de 1916 (de 31/05 à 01/06/1916, foi uma batalha decisisa e de grande vulto).
-
Com o fim da guerra, a frota alemã foi enviada para Scapa Flow onde se auto-afundou ao se difundir a suspeita de que os navios seriam entregues aos vencedores.
-
Tratado de Versailles reduzia a frota naval alemã. Permaneceu reduzida até
o advento do nazismo.
-
O Tratado de Londres, assinado em 1935, permitiu à Alemanha possuir uma esquadra equivalente a trinta e cinco por cento da frota de superfície inglesa, e acordos posteriores estipularam que a força de submarinos germânicos poderia ser igual à britânica.
-
Em 1937, Hitler alterou os planos da expansão alemã, tornando a guerra com a Inglaterra quase uma certeza.Foi elaborado, então, com base nessa hipótese, um plano para aumentar o poderio naval tanto quanto possível. Esse plano, conhecido como Plano Z.
Question 3
Question
No final da guerra, os marinheiros dos navios de superfície alemães foram reunidos em divisões especiais e marcharam para lutar nas trincheiras em defesa do solo ameaçado, tal como os franceses haviam feito em 1870, e os russos em 1854.
Question 4
Question
Num esforço supremo, a Rússia reuniu os navios das esquadras do mar Báltico e do mar Negro e os enviou, sob o comando do Almirante Rodjestvensky, para o Extremo Oriente. Sobre este conflito histórico pomedos afirmar que:
Answer
-
A esquadra russa era homogênea
-
A esquadra russa sofreu esmagadora derrota no estreito de Tsuchima, onde o Almirante Togo a interceptou com seus navios mais rápidos, melhor comandados.
-
A esquadra russa sagrou-se grande vencedora inaugurando um novo período da história naval mundial.
-
Com essa derrota naval, o Japão enfrentou um período de decadência militar.
-
Bem treinados e bem comandados, os russos pouco a pouco cercaram de perto a Base Naval de Porto Arthur, por terra e mar. As diversas tentativas russas para romper o cerco venceram. Depois de uma prolongada resistência, a praça se rendeu em janeiro de 1905.
Question 5
Question
Em outubro de 1944, ante o desembarque americano nas Filipinas, que ameaçava cortar definitivamente as comunicações marítimas da metrópole com as fontes de matéria-prima do sul, o Japão lançou todos os navios e aviões remanescentes de sua Marinha em busca de uma batalha decisiva. Qual batalha foi essa?
Question 6
Question
A Revolução Americana (1776-1783) viu nascer a marinha dos Estados Unidos da América. Desse período é correto aduzir que:
Answer
-
Seu ideário liberal influenciou cabeças no Brasil, resultando na Conjuração das Minas Gerais (1789) conhecida como Inconfidência Mineira.
-
O apoio da Holanda, ressentida com a perda do Canadá para a Inglaterra alguns anos antes, foi decisivo para os norte-americanos.
-
Repetiu-se nessa campanha memorável uma situação análoga à de Xerxes na Grécia, após a Batalha de Salamina. Tendo os britânicos perdido a Batalha de Chesapeake (05/09/1781), o General Nelson ficou isolado na América sem poder receber o apoio de que necessitava e acabou rendendo-se às tropas de Jorge Lincon.
-
Concluída a aliança com a França, a poderosa frota desse país foi empregada no serviço da causa patriota. Juntou-se a ela, posteriormente, a Frota brasileira com a declaração de guerra da Espanha à Inglaterra em 1779.
-
A Inglaterra iria contar, ainda, com um outro inimigo. Pelo fim de 1780, arrebentou a guerra com a Holanda, e, desde então, foi necessário à Grã-Bretanha lutar contra três grandes potências europeias contando, no entanto com sua principal colônia a América.
Question 7
Question
Foi assim que no decorrer da Guerra da Independência surgiu a Marinha americana, mas a massa heterogênea que a constituía (corsários particulares, navios pertencentes às colônias e navios armados pelo Congresso) dissolveu-se no caos que se seguiu à guerra. Em 1785, ano da venda do último navio, os Estados Unidos não possuíam um só navio de guerra. Entretanto, muito pouco tempo depois do fim da Guerra da Independência, a necessidade de uma marinha fez-se sentir em virtude da captura de navios mercantes americanos pelos corsários do Bei de Alger. Em 1793, os corsários argelinos espalhavam-se no Atlântico e em um mês capturaram onze navios americanos. Pode-se afirmar que
Answer
-
no ano seguinte foi iniciada a construção de várias fragatas.
-
Os navios recém-construídos tiveram, porém, o batismo de fogo em luta contra os piratas do Norte da África.
-
A guerra contra a França foi formalmente declarada, desenrolando-se apenas nas Antilhas e foi muito proveitosa à jovem Marinha americana.
-
O grande decrescimo das exportações, devido à falta proteção dada pelos cruzeiros de navios americanos e os insucessos obtidos nos combates navais deram à Marinha uma impopularidade necessária naqueles dias em que a manutenção de um navio de guerra parecia a muitos ameaça de monarquismo.
Question 8
Question
Aponte a alternativa incorreta
Answer
-
Napoleão lançou o decreto de Bayonne que determinou a captura de todos os navios americanos encontrados nas águas francesas, espanholas e italianas.
-
Durante esse conflito, também chamado de Segunda Guerra de Independência dos EUA, as fragatas americanas, melhor construídas, venceram uma série de combates singulares contra congêneres ingleses.
-
A partir de meados do século XIX, a Marinha de Comércio americana entrou em decadência. Vários fatores concorreram para esse fim, mas o principal foi o fracasso da construção naval do país em acompanhar a evolução da vela para o vapor e da madeira para o ferro. Outra razão foi a marcha para o Oeste que então se processava, absorvendo todas as atenções e todos os interesses, com o correspondente crescimento das estradas de ferro.
-
O desenvolvimento da ciência da Guerra Naval que tinha sido tão rápida nos Estados Unidos durante a guerra de Secessão, parou bruscamente com ela. Durante vinte anos os Estados Unidos não tiveram um só navio encouraçado.
-
A Primeira Guerra Mundial forçou a terceira expansão da Marinha Mercante americana. A ameaça
da interrupção das rotas marítimas aliadas por parte dos submarinos alemães obrigou os Estados Unidos a dedicarem à construção de navios mercantes uma parte considerável de seus recursos.
Question 9
Question
Qual dos Instrumentos abaixo servia para indicar a longitude
Answer
-
bussola
-
astrolábio
-
balestilha
-
sextante
-
cronometro
Question 10
Question
Sbre a História da navegação aponte a alternativa incorreta:
Answer
-
Algumas caravelas tinham velas redondas no mastro do traquete; foram os navios mais utilizados pelos portugueses nos descobrimentos marítimos dos séculos XV e XVI.
-
O galeão foi a verdadeira origem do navio de guerra para emprego no oceano. Foi construído para fazer longas viagens e combater longe da Europa.
-
Um dos instrumentos mais importantes que, no passado, permitiram as Grandes Navegações foi a bússola, inventada pelos chineses. A bordo ela é chamada de agulha magnética e, antigamente, de agulha de marear.
-
Outros instrumentos utilizados mais tarde, como o quadrante e o sextante, mediam a altura do Sol pelo ângulo em relação ao horizonte, permitindo estimar a hora e o cálculo de longitude.
-
As cartas náuticas, mapas do mar, eram muito precisas e passaram por um processo simples de desenvolvimento. As que foram inicialmente feitas pelos portugueses eram conhecidas como portulanos.
Question 11
Question
Aponte a assertiva inveridica
Answer
-
Foi o engenheiro norte americano Robert Fulton que começou o emprego do vapor como elemento
de propulsão para o transporte marítimo.
-
Fora da Europa, o Brasil foi um dos últimos países a compreender a importância do navio a vapor; já em 1826, o Marquês de Barbacena tentou obter a concessão para estabelecer uma linha regular de navegação a vapor no recôncavo baiano, não logrando êxito.
-
Em 1838, dois navios a vapor atravessaram o oceano Atlântico da Europa para a América do
Norte. Partindo de Londres, o primeiro a chegar foi o Sirius a Nova Iorque, inaugurando a travessia
oceânica de passageiros
-
Em 1843, apareceu a grande novidade, o casco de ferro do Great Britain, construído pelo famoso
engenheiro naval Isambard Brumel. O Great Britain era dotado de hélice, o que também era novidade, pois até então os navios de vapor eram de madeira, propulsados por rodas de pás laterais.
-
O maior e mais revolucionário de todos os navios a vapor do século XIX foi o Great Eastern, lançado ao mar em 1858, com 230 metros de comprimento, todo de ferro e deslocando 22.600 toneladas e que, além das pás laterais tinha um hélice. Sua velocidade alcançava 25 nós, podendo
transportar quatro mil passageiros ou dez mil soldados.
Question 12
Question
Aos poucos as marinhas começaram a construir alguns navios de vapor para a guerra. O Brasil adquiriu na Grã-Bretanha, em 1825, a primeira unidade a vapor para sua marinha de guerra, a barca------------------------, um navio-auxiliar. Em dezembro de 1847, foi lançado ao mar na Inglaterra o primeiro navio de combate a vapor que o Brasil teve, a fragata------------------, com rodas laterais.
Question 13
Question
Aponte a alternativa falsa
Answer
-
Com a invenção do hélice em 1836, pelo inglês Francis Smith e o sueco John Ericson, as questões
foram mudando.Em 1850, a França lançou ao mar a primeira belonave movida a hélice, o
Napoléon, construído pelo notável engenheiro naval francês Dupuy de Lôme. Em 1852, os ingleses
lançaram o Agamêmnon, também a hélice.
-
A Guerra da Criméia (1853-1856), envolvendo russos, turcos, gregos, ingleses e franceses serviu
para consagrar os navios a vapor, mas também trouxeram uma novidade: o navio dotado de couraça.
-
A Guerra de Secessão dos Estados Unidos da América (1861-1865) também serviu para demonstrar o valor dos navios a vapor e dotados de couraça. No combate de Hampton Roads, em 1862, defrontaram-se dois navios de couraça: a fragata confederada, sulista, Virginia (ex- Merrimac), com uma casamata, e o navio novo federal, nortista, Monitor, que possuía uma torre giratória,tendo sido o primeiro combate entre navios encouraçados na história
-
O Varredor viria a consagrar a torre giratória e deu nome a toda uma classe de navios que existe
até hoje, e que teve pleno uso em várias guerras pelo mundo, como na Guerra do Paraguai ou da Tríplice Aliança, entre Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai, logo após a Guerra de Secessão Americana, e mais recentemente na guerra do Vietnã (1961-1972). O
-
A última grande batalha naval brasileira com navios de madeira foi a do Riachuelo, em 1865. Esta
também foi a primeira batalha naval no mundo em que só se usou vapor. O navio encouraçado fez sua aparição no Brasil durante a Guerra do Paraguai (1864-1870), por necessidade tática e estratégica do teatro de operações.
Question 14
Question
Analise as questões e aponte a incorreta
Answer
-
Os rios paraguaios estavam poderosamente defendidos pelas fortalezas e demais posições armadas por Solano López. Para vencê-las era preciso contar com navios encouraçados. O governo imperial encomendou navios encouraçados na França e na Inglaterra, ao mesmo tempo que mandou construí-los aqui, no Arsenal de Marinha da Corte, hoje do Rio de Janeiro.
-
O primeiro navio dotado de couraça que possuímos foi a corveta Inhaúma, de 1864. Ela foi comprada na Inglaterra, durante o período em que estivemos com as relações cortadas com a França devido a chamada Questão Christie
-
O projetil passou a ser explosivo, o que definitivamente desabilitava os navios de madeira, como acontecera com os navios turcos, impiedosamente destruídos pelos russos na Batalha de Sinope (1853) durante a Guerra da Criméia.
-
Tal foi a preocupação com a defesa dos navios, que as couraças cresceram exageradamente de
espessura, variando de 8, 12, 14 e até 24 polegadas. Isso as tornou impenetráveis para os projetis, pois o desenvolvimento do canhão não alcançara recursos capazes de fazer a penetração de tais peças de ferro. Assim, apareceu, ou melhor, reapareceu uma arma antiga, o esporão. O esporão veio
modificar radicalmente a tática naval, que voltou a ser a do abalroamento, como era dois mil anos antes.
-
Outra grande novidade da Revolução Industrial na marinha de guerra foi o advento do submarino.
Surgido já na Guerra da Revolução Americana (1776-1783), quando fracassou em sua missão de adaptar uma carga explosiva no casco de um navio de guerra inglês, o submarino teve maior impulso a partir de meados do século XIX, quando apareceram o Brandtaucher dos prussianos (1850) e o Plongeur dos franceses (1863).
Question 15
Question
Aponte a incorreta
Answer
-
A Grã-Bretanha lançou
ao mar em 1906 o Dreadnought, encouraçado que tornou imediatamente obsoletos todos os demais encouraçados que não eram de sua classe.
-
Daí em diante, os navios de linha passaram a ser pré-dreadnought, dreadnought, ou, pouco depois, super-dreadnought. Dentre estes estava o Queen Elizabeth, construído em 1914, com 25 nós de velocidade, oito canhões de 15 polegadas e 16 de 6 polegadas.
-
O Brasil também acompanhou o grande progresso dos navios de linha, recebendo, em 1909 e
1910, os dreadnoughts Minas Gerais e São Paulo, de 19.300 toneladas, com 12 canhões de 13 polegadas (305 mm).
-
A Segunda Guerra Mundial foi fértil em surpresas. O Submarino destronou irrevogavelmente o encouraçado.
-
Por seu lado, os italianos, como não tinham radar, foram surpreendidos e vencidos pelos ingleses em 1941 na Batalha do Cabo Matapã. Em seguida, por falta de carburante, seus navios viram-se ignominiosamente obrigados a permanecer no porto. Foi, no entanto, a inexistência de navios-aeródromos e de radar que levou os italianos a perderem a guerra naval.
Question 16
Question
Sobre o submarino americano nautilus é incorreto dizer que:
Answer
-
O primeiro submarino de propulsão nuclear foi o Nautilus, lançado ao mar em 1954.
-
Em 1958, o Nautilus, imitado mais tarde pelo Skate, passou do Atlântico para o Pacífico sob a calota polar ártica, navegando a maior parte do tempo debaixo de bancos de gelo e reconhecendo, pela primeira vez, a passagem noroeste, de enorme importância prática.
-
impulsionou o lançamento à água uma importante frota de submarinos atômicos de vários modelos. Dentre estes encontra-se o Triton, unidade impulsionada por dois reatores .
-
Não era nuclear
-
Criado pelo Almirante Hyman Rickover, personalidade energética que, apesar das enormes dificuldades, conseguiu terminar o projeto em tempo recorde.
Question 17
Question
A guerra da Criméia (1853-1856) tinha posto em foco a superioridade das marinhas a vapor e das embarcações couraçadas. Esse fato deu a Dupuy de Lôme a ideia de construir seu navio, o Gloire (1859), cujas chapas tinham 10 a 12 cm de espessura. Alarmada, a Inglaterra lançou o Warrior no ano seguinte (1860), mas foi no combate entre os navios Merrimac ou Virginia (sulista) e Monitor (nortista) em 1862, durante a Guerra de Secessão que foram mostradas as vantagens do navio couraçado.
Question 18
Question
Sobre a expansão ultramarina portuguesa é incorreto dizer que:
Answer
-
No reinado de D. Dinis I (1223-1245) podem ser assinaladas as primeiras tentativas de
implantação de uma frota naval pertencentes ao estado, ordenando inclusive a construção de locais
específicos nas praias para reparo de embarcações.
-
A expansão ultramarina portuguesa começou quando D. João I (1385-1433), por desejos de seus
filhos, os infantes D. Duarte (mais tarde D. Duarte I de 1433-1438), D. Pedro e D. Henrique (o
Navegador), ordenou a conquista da cidade marroquina de Celta, que caiu em seu poder a 21 de agosto de 1415.
-
D. Henrique, o Navegador (assim chamado porque se dedicou às navegações e não porque tenha
navegado), foi a alma da expansão marítima portuguesa.
-
1488, Bartolomeu Dias dobrou a ponta terminal do continente africano,
chamando-a de Cabo das Tormentas, denominação essa trocada pelo monarca para Cabo da Boa
Esperança.
-
Através das bulas Eximin e Devotionis (de 03/05/1493) e das duas Inter Coetera (de 04/05/1493), o papa estabeleceu uma demarcação para a soberania de Castela, imaginando um meridiano que, distante 100 léguas das ilhas de Açores e Cabo Verde, daria início às posses castelhanas.7 de junho de 1494, a Capitulacíon de La Partícion del Mar Oceano, por meio da qual ficavam fixadas as áreas de influência dos dois países, através de um meridiano (em toda a extensão da Terra) que passasse a oeste de 370 léguas do arquipélago de Cabo Verde: as terras não europeias a leste seriam de Portugal e as situadas a oeste ficavam espanholas.