Question 1
Question
(ENEM 2012) Na charge faz-se referência a uma modificação produtiva ocorrida na agricultura. Uma contradição presente no espaço rural brasileiro derivada dessa modificação produtiva está presente em:
Answer
-
Melhora da qualidade dos produtos, com retração na exportação de produtos primários.
-
Modernização técnica do território, com redução do nível de emprego formal.
-
Expansão das terras agricultáveis, com manutenção de desigualdades sociais.
-
Valorização de atividades de subsistência, com redução da produtividade da terra.
-
Desenvolvimento de núcleos policultores, com ampliação da concentração fundiária.
Question 2
Question
(enem 2006) Em certas regiões litorâneas, o sal é obtido da água do mar pelo processo de cristalização por evaporação. Para o desenvolvimento dessa atividade, é mais adequado um local
Answer
-
plano, com alta pluviosidade e pouco vento.
-
plano, com baixa pluviosidade e muito vento.
-
plano, com baixa pluviosidade e pouco vento.
-
montanhoso, com alta pluviosidade e muito vento.
-
montanhoso, com baixa pluviosidade e pouco vento.
Question 3
Question
(ENEM 2012) A singularidade da questão da terra na África Colonial é a expropriação por parte do colonizador e as desigualdades raciais no acesso à terra. Após a independência, as populações de colonos brancos tenderam a diminuir, apesar de a proporção de terra em posse da minoria branca não ter diminuído proporcionalmente.
MOYO, S. A terra africana e as questões agrárias: o caso das lutas pela terra no Zimbábue. In: FERNANDES, B. M.; MARQUES, M. I. M.; SUZUKI, J. C. (Org.). Geografia agrária: teoria e poder. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
Com base no texto, uma característica socioespacial e um consequente desdobramento que marcou o processo de ocupação do espaço rural na África subsaariana foram:
Answer
-
Adoção de práticas discriminatórias de acesso à terra – Controle do uso especulativo da propriedade fundiária.
-
Concentração das áreas cultiváveis no setor agroexportador – Aumento da ocupação da população pobre em territórios agrícolas marginais.
-
Desorganização da economia rural de subsistência – Crescimento do consumo interno de alimentos pelas famílias camponesas.
-
Crescimento dos assentamentos rurais com mão de obra familiar – Avanço crescente das áreas rurais sobre as regiões urbanas.
-
Exploração do campesinato pela elite proprietária – Domínio das instituições fundiárias pelo poder público.
Question 4
Question
(ENEM 2012) A maior parte dos veículos de transporte atualmente é movida por motores a combustão que utilizam derivados de petróleo. Por causa disso, esse setor é o maior consumidor de petróleo do mundo, com altas taxas de crescimento ao longo do tempo. Enquanto outros setores têm obtido bons resultados na redução do consumo, os transportes tendem a concentrar ainda mais o uso de derivados do óleo.
MURTA, A. Energia: o vício da civilização. Rio de Janeiro: Garamond, 2011 (adaptado).
Um impacto ambiental da tecnologia mais empregada pelo setor de transportes é uma medida para promover a redução de seu uso estão indicados, respectivamente, em:
Answer
-
Propagação de doenças respiratórias – distribuição de medicamentos gratuitos.
-
Aumento da poluição sonora – construção de barreiras acústicas.
-
Incidência da chuva ácida – estatização da indústria automobilística.
-
Derretimento das calotas polares – incentivo aos transportes de massa.
-
Elevação das temperaturas médias – criminalização da emissão de gás carbônico.
Question 5
Question
(Enem 2008) As florestas tropicais estão entre os maiores, mais diversos e complexos biomas do planeta. Novos estudos sugerem que elas sejam potentes reguladores do clima, ao provocarem um fluxo de umidade para o interior dos continentes, fazendo com que essas áreas de floresta não sofram variações extremas de temperatura e tenham umidade suficiente para promover a vida. Um fluxo puramente físico de umidade do oceano para o continente, em locais onde não há florestas, alcança poucas centenas de quilômetros. Verifica-se, porém, que as chuvas sobre florestas nativas não dependem da proximidade do oceano. Esta evidência aponta para a existência de uma poderosa “bomba biótica de umidade” em lugares como, por exemplo, a bacia amazônica. Devido à grande e densa área de folhas, as quais são evaporadores otimizados, essa “bomba” consegue devolver rapidamente a água para o ar, mantendo ciclos de evaporação e condensação que fazem a umidade chegar a milhares de quilômetros no interior do continente.
A. D. Nobre. Almanaque Brasil Socioambiental. Instituto Socioambiental, 2008, p. 368-9 (com adaptações).
As florestas crescem onde chove, ou chove onde crescem as florestas? De acordo com o texto,
Answer
-
E no interior do continente, só chove onde há floresta.
-
onde chove, há floresta.
-
onde há oceano, há floresta.
-
onde a floresta cresce, chove.
-
apesar da chuva, a floresta cresce.