Question 1
Question
Quando ninguém duvida da existência de outro mundo, a morte é uma passagem que deve ser celebrada entre parentes e vizinhos. O homem da Idade Média tem a convicção de não desaparecer completamente, esperando a ressurreição. Pois nada se detém e tudo continua na eternidade. A perda contemporânea do sentimento religioso fez da morte uma provação aterrorizante, um trampolim para as trevas e o desconhecido. DUBY, G. Ano 2000 na pista dos nossos medos. São Paulo: Unesp, 1998 (adaptado).
Ao comparar as maneiras com que as sociedades têm lidado com a morte, o autor considera que houve um processo de
Answer
-
Mercantilização das crenças religiosas
-
Transformação das representações sociais
-
Disseminação do ateísmo nos países de maioria cristã
-
Diminuição da distancia entre saber científico e eclesiástico.
Question 2
Question
Considerando o debate sociológico acerca do conceito de cultura, assinale o que for incorreto.
Answer
-
Quando os sociólogos falam de cultura, eles se remetem a um conjunto de crenças, regras, manifestações artísticas, técnicas, tradições, ensinamentos e costumes produzidos e transmitidos no interior de uma sociedade.
-
Nas sociedades ocidentais, uma instituição social, como a escola, não tem grande peso no processo de transmissão cultural.
-
Não há sociedade sem cultura. As características culturais são possíveis de serem definidas pelo estilo ou modo de vida próprio de cada sociedade.
-
Os sociólogos são capazes de identificar a diversidade que caracteriza a humanidade por meio da observação dos padrões culturais.
Question 3
Question
Considerando as definições sociológicas para o conceito de cultura, assinale o que for incorreto.
Answer
-
a. A cultura está vinculada à vida humana, pois revela a capacidade do homem para simbolizar os objetos e conferir sentido a suas ações.
-
b. A cultura é definida por costumes, hábitos, valores e processos de transmissão de tradição, o que singulariza a existência humana.
-
c. Os comportamentos culturais socialmente aceitos são definidos a partir de escolhas individuais feitas em consonância com as normas e as regras estabelecidas por cada cultura.
-
d. As identidades culturais são dinâmicas e têm o poder de se auto-influenciarem sem que exista total descaracterização dos patrimônios materiais e imateriais.
Question 4
Question
O homem é resultado do meio cultural em que foi socializado. Ele é um herdeiro de um longo processo acumulativo, que reflete o conhecimento e a experiência adquiridas pelas numerosas gerações que o antecederam. A manipulação adequada e criativa desse patrimônio cultural permite as inovações e as invenções. Estas não são, pois, o produto da ação isolada de um gênio, mas o resultado do esforço de toda uma comunidade. (LARAIA, 2009, p. 45).
Nesse fragmento de texto, o professor e antropólogo Roque Laraia apresenta a socialização do homem como um elemento cultural. A respeito das discussões sobre cultura, marque somente as afirmativas corretas.
Answer
-
A cultura marca a entrada das sociedades “primitivas” no mundo “civilizado”.
-
O comportamento humano se origina do uso de símbolos e simbologias e, dessa forma, a cultura é apreendida.
-
O contato com povos e culturas diferentes pode causar alterações significativas na cultura de uma sociedade.
-
A busca do seio materno por um recém-nascido é um exemplo de que nem todos os instintos são suprimidos pela cultura.
Question 5
Question
Cada cultura tem suas virtudes, seus vícios, seus conhecimentos, seus modos de vida, seus erros, suas ilusões. Na nossa atual era planetária, o mais importante é cada nação aspirar a integrar aquilo que as outras têm de melhor, e a buscar a simbiose do melhor de todas as culturas. A França deve ser considerada em sua história não somente segundo os ideais de Liberdade-Igualdade-Fraternidade promulgados por sua Revolução, mas também segundo o comportamento de uma potência que, como seus vizinhos europeus, praticou durante séculos a escravidão em massa, e em sua colonização oprimiu povos e negou suas aspirações à emancipação. Há uma barbárie européia cuja cultura produziu o colonialismo e os totalitarismos fascistas, nazistas, comunistas. Devemos considerar uma cultura não somente segundo seus nobres ideais, mas também segundo sua maneira de camuflar sua barbárie sob esses ideais.
Edgard Morin. Le Monde, 08.02.2012. Adaptado.
No texto citado, o pensador contemporâneo Edgard Morin desenvolve
Answer
-
reflexões elogiosas acerca das conseqüências do etnocentrismo ocidental sobre outras culturas.
-
um ponto de vista idealista sobre a expansão dos ideais da Revolução Francesa na história.
-
argumentos que defendem o isolamento como forma de proteção dos valores culturais.
-
uma reflexão crítica acerca do contato entre a cultura ocidental e outras culturas na história.
Question 6
Question
Para a teoria sociológica de Max Weber, em toda sociedade há dominação, que é entendida como uma “[...] probabilidade de haver obediência para ordens específicas (ou todas) dentro de um determinado grupo de pessoas [...]”. WEBER, M. tradução de Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. Economia e Sociedade, Brasília: Ed. UnB, 1991, p. 139
De acordo com a teoria sociológica do autor, é correto afirmar que os três tipos puros de dominação legítima são:
Answer
-
racional, tradicional e carismática.
-
econômica, social e política.
-
feudal, capitalista e comunista.
-
monárquica, absolutista e republicana.
Question 7
Question
Quanto ao conceito de poder, marque somente as alternativas corretas
Answer
-
A habilidade que os indivíduos e/ou grupos sociais possuem de modificar o comportamento de outros grupos ou pessoas chama-se poder.
-
Um fenômeno social que pode gerar conflitos constitui uma designação de poder.
-
O poder não ocorre em todas as relações sociais, apenas nas políticas.
Question 8
Question
Max Weber, sociólogo alemão, conceituou três tipos ideais de dominação: dominação legal, dominação tradicional e dominação carismática. São tipos ideais porque são construções conceituais que o investigador utiliza para fazer aproximações entre a teoria e o mundo empírico.
Leia a seguir o trecho da Carta Testamento de Getúlio Vargas:
Sigo o destino que é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo.
(VARGAS, G. Carta Testamento. Disponivel em: http://www.cpdoc.fgv.br/dhbd/verbetes_htm/5458_53.asp. Acesso em: 17 nov. 2007.)
Com base nos conhecimentos sobre os tipos ideais de dominação e levando em consideração o texto citado e as características históricas e políticas do período, assinale a única alternativa que apresenta a configuração correta do tipo de dominação exercida por Getúlio Vargas.
Answer
-
Dominação carismática e tradicional.
-
Dominação tradicional que se opõe à dominação carismática.
-
Dominação tradicional e legal.
-
Dominação legal e carismática.
Question 9
Question
“Dentro da sociedade norte-americana, o principal poder nacional reside hoje nos domínios econômico, político e militar. Outras instituições parecem colocadas do lado de fora da história moderna e, de vez em quando, subordinam se convenientemente àqueles domínios. Nenhuma família é tão diretamente poderosa em questões nacionais quanto qualquer grande corporação: nenhuma igreja é tão diretamente poderosa nas histórias de vida externas dos jovens norte-americanos hoje quanto o Exército dos EUA; nenhuma universidade é tão poderosa na conformação dos eventos internacionais quanto o Conselho de Segurança Nacional. As instituições religiosa, educacional e familiar não são centros autônomos de poder nacional; pelo contrário, essas áreas descentralizadas são cada vez mais moldadas pelos três grandes poderes, nos quais ocorrem hoje os eventos de consequência decisiva e imediata” (WRIGHT-MILLS, C. A elite do poder: militar, econômica e política. In: FERNANDES, H. R. (org.). Wright-Mills: sociologia. São Paulo: Ática, 1985, p. 70).
De acordo com o texto, é correto afirmar que
Answer
-
as instituições sociais mais poderosas nas sociedades modernas são as religiões, as escolas, as universidades e as famílias.
-
os domínios econômico, político e militar são muito importantes nas sociedades modernas, mesmo quando entram em conflito entre si, dado que seus interesses nem sempre são convergentes.
-
as universidades são instituições autônomas e independentes dos interesses econômicos, políticos e militares.
-
as Forças Armadas e as agências, como os Conselhos de Segurança Nacional, são instituições cada vez menos importantes para os estados nacionais, dada a força de movimentos internacionais de caráter pacifista e de defesa dos direitos humanos e dos cidadãos.
Question 10
Question
Sobre a concepção de "ideologia", marque as alternativas corretas
Answer
-
Atualmente, entende-se que toda a sociedade possui uma ideologia hegemônica, sem espaço para as demais formas de compreensão da realidade.
-
A ideologia deve ser entendida como produto das relações sociais.
-
Atualmente, o conceito de ideologia possibilita apenas uma interpretação: a de que as ideias são independentes da realidade histórica e social.
-
Atualmente o conceito de ideologia é entendido conjuntamente com seus aspectos culturais.