1º ANO - SOCIEDADE E CONHECIMENTO

Description

1º ano Sociologia Quiz on 1º ANO - SOCIEDADE E CONHECIMENTO, created by DANIEL LEONEL on 19/02/2017.
DANIEL LEONEL
Quiz by DANIEL LEONEL, updated more than 1 year ago
DANIEL LEONEL
Created by DANIEL LEONEL almost 8 years ago
1216
0

Resource summary

Question 1

Question
Leia o texto a seguir: “A Sociologia não se limita ao estudo das condições de existência social dos seres humanos. Todavia, essa constitui a porção mais fascinante ou importante de seu objeto e aquela que alimentou a própria preocupação de aplicar o ponto de vista científico à observação e à explicação dos fenômenos sociais. Ora, ao se falar do homem, como objeto de indagações específicas do pensamento, é impossível fixar, com exatidão, onde tais indagações se iniciam e quais são os seus limites. Pode-se, no máximo, dizer que essas indagações começam a adquirir consistência científica no mundo moderno, graças à extensão dos princípios e do método da ciência à investigação das condições de existência social dos seres humanos. Sob outros aspectos, já se disse que o homem sempre foi o principal objeto da curiosidade humana. Atrás do mito da Religião ou da Filosofia sempre se acha um agente humano, que se preocupa, fundamental e primariamente, com questões relativas à origem, à vida e ao destino de seus semelhantes.” (FERNANDES, Florestan. A herança intelectual da Sociologia. In: FORACCHI, Marialice e MARTINS, José de Souza. Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977, p.11.) No que se refere a função da sociologia, marque as respostas certas:
Answer
  • nasce e se desenvolve procurando compreender a Idade Média. Os sociólogos utilizaram os recursos explicativos gerados, sobretudo, pelas doutrinas religiosas para analisar a organização do mundo.
  • empreende uma reflexão sistemática sobre as transformações sociais em curso nas sociedades em que a ciência se tornou uma poderosa ferramenta de compreensão do mundo.
  • define, ao refletir sobre os conflitos estabelecidos nas relações entre indivíduo e sociedade, que a função dos sociólogos é encontrar soluções para esses conflitos.
  • objetiva construir formas de conhecimento científico sobre a realidade, estabelecendo teorias e metodologias que gerem compreensão dos fenômenos sociais.
  • elabora um estudo organizado do comportamento humano. Logo, podem ser objetos de estudo dessa ciência, dentre outros: as formas de exclusão social, os novos arranjos familiares, os processos de construção da cidadania e o fenômeno da violência urbana.

Question 2

Question
“... A Sociologia não é hoje apenas um conhecimento de interesse restrito a quem a usa profissionalmente. É um conhecimento que interessa a todos. Sendo uma disciplina humanística, a Sociologia é, conseqüentemente, uma forma significativa de consciência social.” (VILA NOVA, Sebastião. Introdução à Sociologia) Considerando as reflexões acima, julgue os itens a seguir. Estão CORRETOS os itens
Answer
  • As explicações científicas produzidas pela Sociologia, resultado da observação sistemática dos fatos, podem constituir subsídio confiável para a resolução de problemas sociais.
  • Nas sociedades em que existem muitas injustiças sociais, o sentimento de indignação moral faz com que se busque na Sociologia não apenas a explicação científica dos fenômenos sociais, mas também indicações de possíveis resoluções das injustiças sociais.
  • A Sociologia se interessa pelas doutrinas sociais, sejam elas políticas ou religiosas, como um componente importante da vida social, pois estas prescrevem como a sociedade deve ser, mas o conhecimento sociológico não se confunde com as doutrinas sociais.

Question 3

Question
O Renascimento, amplo movimento artístico, literário e científico, expandiu-se da Península Itálica por quase toda a Europa, provocando transformações na sociedade. Sobre o tema, é correto afirmar:
Answer
  • O racionalismo renascentista reforçou o princípio da autoridade da ciência teológica e da tradição medieval.
  • Houve o resgate, pelos intelectuais renascentistas, dos ideais medievais ligados aos dogmas do catolicismo, sobretudo da concepção teocêntrica de mundo.
  • O humanismo pregou a determinação das ações humanas pelo divino e negou que o homem tivesse a capacidade de agir sobre o mundo, transformando-o de acordo com sua vontade e interesse.
  • Os estudiosos do período buscaram apoio na observação, no método experimental e na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser humano.

Question 4

Question
Leia o texto a seguir e indique o valor da soma do que for correto sobre a constituição da perspectiva sociológica. O fascínio da sociologia está no fato de que sua perspectiva nos leva a ver sob a nova luz o próprio mundo em que vivemos. Isto também constitui uma transformação da consciência. [...] O sociólogo vive no mundo comum dos homens, perto daquilo que a maioria das pessoas chamaria de real. As categorias que ele utiliza em suas análises constituem apenas refinamentos das categorias em que os outros homens se baseiam – poder, classe, status, raça, etnia. Em consequência, algumas investigações sociológicas parecem – ilusoriamente – simples e óbvias. BERGER, P. Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis: Vozes, 1973, p. 31.
Answer
  • Só é possível conhecer sociologicamente uma sociedade distante, com a qual o pesquisador não tenha estabelecido relação prévia, até o momento de sua pesquisa.
  • A criação da perspectiva sociológica promove, naquele que a detém, uma transformação de consciência, pois o sociólogo vive a mesma realidade social que investiga.
  • A sociologia opera com categorias analíticas que integram um vocabulário próprio, criando um conjunto de classificações que não possuem correspondentes no mundo histórico e social.
  • Os resultados das investigações sociológicas revelam a produção de um mundo social com regras bastante simples e óbvias.

Question 5

Question
Leia o texto a seguir: [...] grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século XVIII – e que se estenderam no século XIX – só foram superadas pelas grandes transformações do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando- a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduram até os dias atuais . DIAS, Reinaldo. Introdução à sociologia. São Paulo: Persons Prentice Hall, 2004, p. 124. Percebe-se que as transformações ocorridas nas sociedades ocidentais permitiram a formação de relações sociais complexas. Nesse sentido, a Sociologia surgiu com o objetivo de compreender essas relações, explicando suas origens e consequências. Sobre o surgimento da Sociologia e das mudanças históricas apontadas no texto, assinale a alternativa CORRETA.
Answer
  • A grande mecanização das fábricas nas cidades possibilitou o desenvolvimento econômico da população rural por meio do aumento de empregos.
  • A divisão social do trabalho foi minimizada com as novas tecnologias introduzidas pelas revoluções do século XVIII.
  • A Sociologia foi uma resposta intelectual aos problemas sociais, que surgiram com a Revolução Industrial.
  • As atividades rurais do período histórico tratado no texto foram o objeto de estudo que deu origem à Sociologia como ciência.

Question 6

Question
Os discursos ou as teorias científicas são desenvolvidos através de um conjunto de técnicas e de experimentos no intuito de compreender ou resolver um problema anteriormente apresentado. As Ciências Sociais, por exemplo, possuem entre as suas diferentes missões o objetivo de investigar os problemas sociais que vivenciamos durante o nosso cotidiano. Levando isso em consideração, qual das respostas abaixo é a correta?
Answer
  • O senso comum corresponde à popularização e à massificação das descobertas científicas após uma ampla divulgação.
  • O senso comum corresponde aos conhecimentos produzidos individualmente e que ainda não passaram por uma validação científica.
  • O senso comum pode ser considerado um sinônimo da ignorância da população e uma justificativa para o atraso econômico.
  • O senso comum corresponde a um conhecimento não científico utilizado como solução para os problemas cotidianos, geralmente ele é pouco elaborado e sem um conhecimento profundo.

Question 7

Question
A raça é uma realidade natural ou biológica produzida pela diferença dos climas, da alimentação, da geografia e da reprodução sexual. Quem duvidará disso, se vemos que os africanos são negros, os asiáticos são amarelos de olhos puxados, os índios são vermelhos e os europeus, brancos? Se formos religiosos, saberemos que os negros descendem de Caim, marcado por Deus, e de Cam, o filho desobediente de Noé. Certezas como essas formam nossa vida e senso comum de nossa sociedade, transmitido de geração a geração, e, muitas vezes, transformando-se em crenças religiosas, em doutrina inquestionável. CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 6. ed. São Paulo: Ática, 1995. Sobre as relações entre o senso comum e conhecimento sociológico, identifique as afirmativas verdadeiras
Answer
  • O saber sociológico possui disciplina, regras de verificação e um quadro de referências com limites rigorosos, que funcionam como uma moldura que o diferencia da compreensão que o senso comum tem do mesmo mundo.
  • O conhecimento do senso comum é acumulado pelos homens, de forma empírica e teórica porque se baseia na experiência cotidiana e na experiência científica, o que pressupõe uma postura crítica.
  • O pensar sociológico se assemelha ao senso comum, pois são auto-evidentes, isto é, não questionam seus preceitos e não precisam de confirmação prática.
  • O senso comum ou o conhecimento espontâneo é rico, embora desordenado e não sistemático, geralmente desarticulado e inefável.

Question 8

Question
Com relação ao sociólogo alemão Max Weber (1864-1920), [...] foi justamente sua preocupação com o ponto de partida individual para análise de fenômenos situados no plano coletivo, o que permitiu à sociologia mais recente criar perspectivas mais realistas e rigorosas no entendimento de fenômenos sociais. Sua proposta metodológica é parte integrante dos mais recentes avanços da pesquisa sociológica, e os conceitos por ele criados são essenciais para a compreensão dos processos sociais modernos. QUINTANEIRO, Tania et alii. Um toque de clássicos: Durkheim, Marx e Weber. Ed. UFMG, 1995, p. 151. A escola sociológica que ele desenvolve é a
Answer
  • a) da teoria evolucionista social.
  • b) da teoria do materialismo histórico.
  • c) da teoria interpretativa ou compreensiva.
  • d) da teoria funcionalista.

Question 9

Question
O método científico é composto pelos seguintes passos respectivamente:
Answer
  • Observação, Hipótese, Experimentação, Generalização
  • Hipótese, Juízo, Experimentação, Generalização
  • Juízo, Observação, Experimentação, Generalização
  • Experimentação, Hipótese, Observação, Generalização

Question 10

Question
As diferentes formas de conhecimento são
Answer
  • Conhecimento sociológico, teológico, científico e filosófico.
  • Conhecimento religioso, filosófico, senso comum e científico.
  • Conhecimento pleno, médio, pequeno, insuficiente.
  • Conhecimento técnico, não-técnico, discursivo, objetivo.
Show full summary Hide full summary

Similar

Sociologia - Origem
Malu Miralha
EMILE DURKHEIM
Débora C. Nascimento
Revisão de Sociologia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Simulado ENEM - Ciências humanas
Nathalia - GoConqr
Revisão de Sociologia para a 3a. serie do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
A sociedade diante do Estado
jacson luft
Simulado Sociologia
rodrigoguarapuav
Início da sociologia e correntes sociológicas
beatriz.avinco
Movimentos Sociais - resumo
Marília Mendes
Surgimento da Sociologia
Amanda Gomes
A sociologia de Durkheim 2
jadypugliessa2