Question 1
Question
São definições básicas da consciência - definição neuropsicológica, definição psicológica e definição ético-filosófica. Qual conceito corresponde a definição neuropsicológica?
Answer
-
Na relação do Eu com o meio ambiente, a consciência é a capacidade de o indivíduo entrar em contato com a realidade, perceber e conhecer seus objetos.
-
Conceitua a consciência como a soma total das experiências conscientes de um indivíduo em determinado momento. A consciência, aqui, é o que se designa campo da consciência. Trata-se da dimensão subjetiva da atividade psíquica do sujeito que se volta para a realidade.
-
É utilizada no campo da ética, da filosofia, do direito e da teologia. Trata-se da consciência moral ou ética.
-
Emprega o termo consciência no sentido de estar vígil (vigilância), igualando a consciência ao grau de clareza do sensório. É o estado de estar desperto, acordado e lúcido. Trata-se especificamente do nível da consciência.
Question 2
Question
Uma corrente filosófica que se ocupou de modo particular da consciência, invertendo a visão meramente passiva da consciência (tábula rasa, papel em branco), abordada pela psicologia clássica e, propondo-se, assim, a ideia da "intencionalidade", onde o fundamental da consciência é ser profundamente "ativa", visando o mundo e produzindo sentido para os objetos que lhe são apresentados, de modo ativo e produtivo.
Answer
-
O Behaviorismo, desenvolvido por Ivan P. Pavlov.
-
A Psicanálise, desenvolvida por Sigmund Freud.
-
A Fenomenologia, desenvolvida pelo filósofo Edmund Husserl.
-
Todas as alternativas estão incorretas.
Question 3
Question
Jonh Searle (2000) talvez seja um dos filósofos contemporâneos que mais tem dedicado ao estudo da consciência. São ideias defendidas pelo filósofo. EXCETO:
Answer
-
A importância de articular conceitualmente a consciência com a busca das neurociências contemporâneas de Correlatos Neuronais dos Estados da Consciência (CNEC).
-
O aspecto fundamental da consciência é seu caráter de unidade qualitativa subjetiva. Todo estado da consciência vem acompanhado de um sentimento qualitativo especial. A experiência de beber uma cerveja com amigos é diferente de ouvir uma sinfonia de Beethoven. Esses exemplos revelam o caráter qualitativo das experiências conscientes. Ou seja, experimentar os estados da consciência é algo essencialmente subjetivo.
-
A experiência consciente é realizada por um sujeito, sempre em primeira pessoa. Sem subjetividade não há experiência consciente. Os estados de consciência são experimentados como um campo de consciência unificado. Assim, unidade, subjetividade e caráter qualitativo são as marcas da experiência dos estados de consciência.
-
Os estados de consciência são sempre vivenciados com caráter prazeroso ou desprazível, como experiências totais e globalizantes (caráter gestáltico) e com um senso de familiaridade que impregna todas as experiências conscientes (mesmo quando vejo uma casa que nunca vi antes ainda reconheço que é uma casa).
-
Com base na teoria sensualista-empirista, compreende a consciência como algo passivo, uma tábula rasa ou um papel em branco no qual os objetos do mundo penetram e imprimem suas marcas, formando as imagens e as representações.
Question 4
Question
Para Freud, o inconsciente é mais que um simples estado mental fora da consciência. Embora obscuro, é a estrutura mental mais importante do psiquismo humano. Sobre o inconsciente, é CORRETO afirmar:
Answer
-
O sistema inconsciente funciona regido pelo princípio do prazer por meio do processo primário em forma de condensação e deslocamento. É isento de contradições mútuas e possui referência temporal.
-
O sistema inconsciente funciona regido pelo princípio do prazer por meio do processo secundário em forma de condensação e deslocamento.
-
O sistema inconsciente funciona regido pelo princípio do prazer por meio do processo primário em forma de deslocamento e projeção.
-
O sistema inconsciente funciona regido pelo princípio do prazer por meio do processo primário em forma de condensação e deslocamento. É isento de contradições mútuas e não possui referência ao tempo.
Question 5
Question
Segundo Freud, o inconsciente é a estrutura mental mais importante do psiquismo humano. São características do inconsciente:
Answer
-
Atemporalidade, contradição, princípio do prazer e processo secundário.
-
Temporalidade, contradição, princípio do prazer e processo secundário.
-
Atemporalidade, isenção de contradição, princípio do prazer e processo primário.
-
Temporalidade, contradição, processo primário e secundário.
Question 6
Question
A atemporalidade é uma característica de funcionamento do inconsciente. Ou seja, no inconsciente não existe tempo; ele é atemporal. Os processos inconscientes não são ordenados temporalmente, não se alteram com a passagem do tempo, não tem qualquer referência ao tempo. Não existe, aqui, passado, presente ou futuro.
Question 7
Question
A isenção da contradição é uma das características de funcionamento do inconsciente:
No sistema inconsciente, não há lugar para negação ou dúvida, nem graus diversos de certeza ou incerteza. Tudo é absolutamente certo, afirmativo.
Question 8
Question
O princípio do prazer é uma das características de funcionamento do inconsciente:
O sistema inconsciente não segue as ordens da realidade, submete-se apenas ao princípio do prazer. Toda atividade inconsciente visa evitar o desprazer e proporcionar o prazer, independente de exigências éticas ou realistas.
Question 9
Question
No princípio do prazer, o funcionamento do inconsciente não segue as ordens da realidade e a a busca do prazer se dá por meio da descarga das excitações, diminuindo-se ao máximo a carga de excitações no aparelho psíquico.
Question 10
Question
O processo primário é uma das características de funcionamento do inconsciente:
As cargas energéticas (catexias) acopladas às representações psíquicas, às ideias, são totalmente móveis. Uma ideia pode seguir a outra toda sua cota de energia (processo de deslocamento) ou apropriar-se de toda a energia de várias outras ideias (processo de condensação).