Question 1
Question
(CESPE - 2010 - EMBASA - Analista de Saneamento - Analista de Tecnologia da Informação - Desenvolvimento) Sob a perspectiva de gerenciamento, o ciclo de vida de software do RUP é dividido em quatro fases sequenciais cujos finais são delimitados por marcos e avaliados para determinar se os objetivos da fase foram alcançados.
Question 2
Question
(CESPE - 2010 - EMBASA - Analista de Saneamento - Analista de Tecnologia da Informação - Desenvolvimento) São atividades que se realizam no âmbito da disciplina de requisitos: identificar junto aos clientes o que o sistema deve fazer; definir escopo; e fornecer uma base para estimativas.
Question 3
Question
(CESPE - 2010 - TRE-MT - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação – A) Uma das principais características do RUP é o uso da iteração, que, por meio de refinamentos sucessivos, melhora o entendimento do problema.
Question 4
Question
(CESPE - 2010 - TRE-MT - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação – O RUP fornece uma metodologia que utiliza um conjunto de ferramentas, modelos e entregáveis que interage diretamente com o código do sistema desenvolvido, agilizando o processo de compilação.
Question 5
Question
(CESPE - 2010 - TRE-MT - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação – C) Pelo fato de o RUP ser muito complexo, seu foco evita a redução dos riscos do projeto. Essa fase é tratada diretamente na UML.
Question 6
Question
(CESPE - 2010 - TRE-MT - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação – D) O RUP reduz sensivelmente os requisitos de documentação de um projeto.
Question 7
Question
(CESPE - 2010 - TRE-MT - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação – E) O RUP tem dois modelos de comunicação: um para ambientes fora da equipe de desenvolvimento e outro exclusivo para a equipe de desenvolvimento.
Question 8
Question
(CESPE - 2009 - SECONT-ES - Auditor do Estado – Tecnologia da Informação) O processo unificado é estruturado em duas dimensões. A dimensão horizontal representa o aspecto dinâmico do processo, onde estão representadas suas fases, às quais estão associados marcos que determinam sua finalização. Na
outra dimensão estão representadas as disciplinas, que agrupam logicamente as atividades. É possível haver disciplina que não esteja presente em todas as fases.
Question 9
Question
(CESPE - 2009 - INMETRO - Analista Executivo em Metrologia e Qualidade - Desenvolvimento de Sistemas - Parte II) O modelo de ciclo de vida empregado pelo RUP é mais formal que iterativo.
Question 10
Question
(CESPE - 2008 - MPE- - Analista de Sistemas) No Processo Unificado, a vida de um sistema é dividida em ciclos; cada ciclo, por sua vez, é dividido em fases e, entre as fases, tem-se a fase Construção, na qual as atividades visam capturar requisitos ainda não capturados na fase anterior e produzir uma arquitetura
executável, a ser usada na fase Elaboração.
Question 11
Question
(CESPE - 2011 - TJ -ES - Analista Judiciário - Análise de Sistemas - Específicos) O modelo de processo incremental de desenvolvimento de software é iterativo, assim como o processo de prototipagem. Contudo, no processo incremental, diferentemente do que ocorre no de prototipagem, o objetivo consiste em apresentar um produto operacional a cada incremento.
Question 12
Question
(CESPE - 2011 - -ES - Analista Judiciário - Análise de Sistemas - Específicos) Elaboração, no contexto do RUP, é uma fase que visa criar a baseline para a arquitetura do sistema a ser desenvolvido e, no contexto de engenharia de requisitos, a elaboração consiste em atividade cujo objetivo é o desenvolvimento de um modelo técnico refinado das funções, características e restrições do sistema.
Question 13
Question
(CESPE - 2011 - TRE-ES - Técnico - Programação de Sistemas - Específicos) RUP e UML são interdependentes, isto é, não há como se aplicar o RUP no desenvolvimento de um sistema se não se utilizar o UML.
Question 14
Question
(CESPE - 2011 - TRE-ES - Técnico - Programação de Sistemas - Específicos) A metodologia Rational Unified Process (RUP) promove o envolvimento do cliente, bem como iterações e testes contínuos, o que torna o processo dependente de
outros, apesar de reduzir os seus riscos. Já a metodologia Extreme Programming (XP) proporciona flexibilidade e agilidade, visto que, por meio dela, realiza-se a divisão de tarefas de forma específica.
Question 15
Question
(CESPE - 2010 - MPU - Analista de Informática - Desenvolvimento de Sistemas) Na fase de elaboração do RUP, são desenvolvidas as funcionalidades do sistema e implementados os requisitos identificados na fase de concepção.