Devemos ficar atento ao conteúdo da TV pois ele pode ser ideológico, já os quadrinhos e livros são mais seguros quanto a isso.
As propagandas disseminam ideologias, já a mídia jornalística é segura pois busca neutralidade.
A ideologia causa uma inversão da realidade, este aspecto é percebido nas produções midiáticas mas não causa efeitos sobre a população com maior grau de estudos.
O que faz de uma propaganda ideológica ou não é o fato de ela "vender" algo além do produto, neste caso a ideologia.
Question 3
Question
Sobre o conceito de alienação, assinale a alternativa correta.
Answer
Alienação social refere-se ao afastamento da classe dominada das decisões do Estado. Já a alienação intelectual decorre da social e da econômica, os indivíduos não tem consciência de sua situação de alienados.
Com a alienação econômica o trabalhador não se identifica com o trabalho devido a sua fragmentação no modo de produção capitalista. Este fator leva à alienação social que é o mesmo que desigualdade.
O processo de alienação surge no fim do período medieval e consolidação do capitalismo. Com a era da informação este processo se supera, uma vez que a circulação de informações é crescente.
A alienação é um efeito da ideologia, elas estão interligadas e se complementam. A alienação econômica ocorre com maior frequência entre os profissionais autônomos pois estes não detém domínio algum sobre sua atividade produtiva.
Question 4
Question
Theodor Adorno foi um pensador que se debruçou sobre a questão dos meios de comunicação e seus efeitos na sociedade. Sobre estes efeitos, assinale a alternativa incorreta.
Answer
Governos de direita e esquerda, democráticos ou não utilizam os meios de comunicação de massa em favor de suas ideias.
No pensamento de Adorno, os meios de comunicação de massa foram úteis aos analfabetos pois supriam sua deficiência leitora de forma visual.
Os artistas que querem ir contra a indústria cultural terão um público restrito.
Os meios de comunicação de massa não produzem informações para informar e sim para alienar a classe dominada.