O Sol é a fonte de energia do Sistema Solar que se encontra a uma distância ideal para permitir que a energia solar proporcione luz a temperaturas moderadas ao planeta. Sendo que se encontra a 150 milhões de Km de distância da Terra.
A distância a que o Sol se encontra da Terra é a ideal pois permite temperaturas moderadas para a existência de água no estado líquido que é a condição essencial para a existência de vida, tendo em conta que todos os seres vivos possuem água na sua constituição.
No entanto, é de salientar que, a existência da água nos três estados físicos (sólido, líquido e gasoso) são fundamentais para a existência de vida.
A Terra apresenta um tamanho suficiente para originar uma força de atracção que permite a existência de atmosfera. Ou seja, a massa adequada que permite ter força de gravidade para reter gases e assim possuir atmosfera que protege os seres vivos, permite a respiração e ainda retém o calor do Sol. Planetas com elevada massa, retêm uma quantidade tão elevada, que a sua atmosfera é demasiado densa.
Na atmosfera encontramos o Oxigénio, Efeito de Estufa e a Camada de Ozono.
A atmosfera é uma camada de gases que envolve a Terra, constituída, essencialmente, por Azoto (78%), e Oxigénio (21%). Os restantes gases que fazem parte da sua constituição, representam uma percentagem muito pequena.
A atmosfera primitiva é a primeira camada gasosa que envolveu a Terra. Esta, contém uma grande quantidade de CO2.
Contrariamente à atmosfera atual, que tem características oxidantes, a atmosfera primitiva teria um caráter redutor ou neutro.
Entre os e os 4,5 milhares de milhões de anos, os primeiros vulcões teriam atravessado a crostra terrestre e libertado gases que forneceram a atmosfera primitiva. Esta seria constituída principalmente por vapor de água, metano, amoníaco e hidrogénio e, ainda, embora em pequena quantidade, monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2) e azoto (N2)
Alguns gases que compõe a atmosfera (dióxido de carbono, vapor de água, entre outros), retêm o calor na Terra, produzindo, deste modo, um efeito de estufa. Este, enquanto fenómeno natural, permite a temperatura média à superfície terrestre (cerca de 15ºC), sendo fundamental para a existência de água no estado líquido. Se não houvesse efeito de estufa, a temperatura seria de, aproximadamente, -18ºC.
É o gás utilizado pelos seres vivos na respiração.
A existência de uma atmosfera rica em dióxido de carbono e de oxigénio, está relacionada com a fotossíntese. Este fenómeno é realizado pelas plantas verdes. As plantas absorvem dióxido de carbono e libertam oxigénio que vai ser utilizado, para a própria respiração das tais plantas e dos restantes seres.
A camada de ozono localiza-se na estratosfera (a partir dos 25 km de altitude) e tem a capacidade de absorver o calor irradiado pelo sol, contribuindo para o equilíbrio térmico do planeta Terra (15º C).
Para além da absorção de calor, a camada de ozono filtra cerca de 95% das radiações ultra-violetas, que são nocivas para os seres vivos. Contudo, os 5% restantes são benéficos para a vida, pois contribuem para a produção de vitamina D, indispensável ao normal desenvolvimento dos ossos.