Caption: : Alunos :Keyla,Giselle,Samily,Eduardo e Evelin
Slide 2
África :Território e Demografia
O Império Songhai, também conhecido como o Império Songhay foi um estado pré-colonial africano e grande civilização ocidental, em Mali. Do início do século XV até o final do século 16, Songhai foi um dos maiores impérios africanos da história. Este império tinha o mesmo nome de seu grupo étnico líder, os Songhai. Sua capital era a cidade de Gao, onde um pequeno estado Songhai já existia desde o século XI.O Império Songhai foi profundamente original quanto à organização política e administrativa. Sua organização foi ainda mais elaborada que a do Império Mali. A forte estruturação do poder, a centralização sistemática e o absolutismo real são características que atribuíram uma coloração moderna à monarquia de Gao, distinguindo-a do sistema tradicional de federação de reinos, vigente nos impérios de Gana e do Mali.
Do início do século XV até o final do século XVI, Songai foi um dos maiores impérios africanos da história. Sua economia se destacava na exploração de minas de sal e ouro, canalização do rio Níger, perfuração de poços, agricultura, pesca e pecuária. Por sua localização geográfica no centro de Sahel sudanês, o Império era uma região privilegiada para o comércio trans-saariano, o rio Níger que o atravessava,facilitava as comunicações.A produção do império era efetivada basicamente em mão de obra escrava ou servil. Os habitantes do país lucravam com um comercio de fios de algodão, que praticavam com os mercadores da Berberia e em troca ganhavam tecido, cobre, e armas.
A grande maioria dos Songhais e dos povos do Império que viviam no campo permaneceu ligado às crenças ancestrais da região. Os Songhais cultivavam os espíritos que habitavam a natureza, dos quais podia se obter favores. Deste modo a religião tradicional tão viva no campo servia a sociedade, protegendo-a proporcionando-lhe equilíbrio psíquico.
O Império Songai controlou o comércio na maior parte da África ocidental durante os séculos XV e XVI. A sede do império ficava no local em que atualmente é a região central do Mali. Finalmente, ele se estendeu para oeste, em direção à costa atlântica, e para leste, onde ficam atualmente o Níger e a Nigéria. Songai enriqueceu comerciando ouro e sal através do rio Níger e das terras desérticas do Saara
Em suas estruturas profundas, a sociedade songhai assemelhava-se aos demais grupos sociais do Sudão ocidental. Sua originalidade baseava-se no desenvolvimento de uma economia comercial, a qual deu origem a uma sociedade urbana com atividades diferenciadas, por sua vez um tanto marginal em relação ao conjunto da sociedade, fundamentalmente rural