Os Franceses do sec. 18 viviam uma situação de extrema injustiça social.A França era uma monarquia absolutista(o rei controlava a economia a justiça a política e até a religião dos súditos. Não existia democracia (os trabalhadores não votavam)
Revolução Industrial
Slide 2
Os oposionistas eram presos na Bastilha ( prisão ) ou condenados à guilhotina. A sociedade era estratificada e hierarquizada. No topo da pirâmide social, estava o clero. A baixo a nobreza ( rei, sua família, condes, doqueses, marqueses e outros nobres ). A base da sociedade era formada pelo terceiro estado ( trabalhadores, camponeses, e burguesia ) que, sustentava toda a sociedade com seu trabalho e pagamento de impostos. Os trabalhadores desejavam melhorias na qualidade de vida e de trabalho.
A Bastilha
Slide 3
A Burguesia, mesmo tendo uma condição social melhor, desejava uma participação política maior e mais liberdade econômica. Isso deu início a revolução Francesa ( 14 / 07 / 1789 )
A Burguesia
Slide 4
O povo foi às ruas para o objetivo de tomar o poder e arancar do Governo a monarquia comandada pelo rei Luiz 16. O primeiro alvo foi a Bastilha. A Queda da Bastilha em 14 / 07 / 1789 marca o início da revolução, pois a prisão política era o símbolo da monarquia Fracesa. O lema dos revolucionários era "Liberdade, Igualdade e Fraternidade".
A Queda da Bastilha
Slide 5
Durante a revolução grande parte da nobreza deixou a França,porém a Família Real (rei Luiz 16 e Maria Antonieta) Foi capturada e guilhotinada.O clero teve os bens (da igreja) confiscados.
A revolução
Slide 6
Em 1789,a assembléia Constituinte cancelou todos os direitos feudais e promulgou a declaração dos direitos do Homem e do cidadão, que garantia direitos iguais aos cidadãos, além de participação política para o povo.
Guirondinos e Jacobinos
Slide 7
Após a revolução, o terceiro estado começa a se transformar e partidos começam a aparecer com opiniões divercificadas. Os GIRONDINOS representavam a alta burguesia e queriam evitar a participação dos trabalhadores urbanos e rurais na política.