Quero que pense na célula como uma fabrica e cada organela representa um setor dessa fabrica ou seja cada uma delas tem uma função,organelas celulares são pequenas estruturas que estão presentes no interior da célula. Elas se localizam no citoplasma e possuem uma função essencial para a célula, pois são como “órgãos” do nosso corpo. Cada organela desempenha um determinado papel para que a célula funciona normalmente.Algumas dessas organelas celulares fazem a produção de substâncias que serão muito úteis às células, outras trabalham para realizar um processo que é chamado de respiração celular, outras fazem o processo de digestão intracelular, entre muitas outras funções.
O retículo endoplasmático,ou ergastoplasma,é uma organela exclusivo de células eucariontes.Formado a partir da investigação da membrana plasmática é constituído por uma rede de túbulos e vesículas achatados e interconectados,que comunicam-se com o envólcro nuclear (carioteca).foi descoberto em 1945 pelo citologista belga Albert Claude.
Retículo Endoplasmático Liso
- O Retículo endoplasmático liso não possui ribossomos ligados à sua membrana e por isso parece liso.
- A sua função é,basicamente, participar da produção de moléculas de lipídeos, em especial
fosfolipídios que irão compor a membrana das células.
- Dependendo do tipo de célula em que se encontra, o Retículo Endoplasmático Liso terá funções diferentes.
- Pode estar mais envolvido na produção dos hormônios esteroides a partir do colesterol ou com a
regulação dos níveis de cálcio no citoplasma de células musculares estriadas.
O retículo endoplasmático rugoso ou granular
retículo endoplasmático granuloso é formado por sistemas de vesículas achatadas com ribossomos aderidos à membrana, o que lhe confere aspecto granular.Participa da síntese de proteínas, que serão enviadas para o exterior da célula. Esse tipo de retículo é muito desenvolvido em células com funções secretoras. São os casos, por exemplo, das células do pâncreas,que secretam enzimas digestivas, das células caliciformes parede do intestino , que secretam muco , e das células secretoras tipo II, nos alvéolos pulmonares, que produzem lipoproteína surfactante
Os ribossomos são as estruturas nas quais são produzidas as proteínas das células. Encontram-se livres do citoplasma tanto nas células eucariontes como nas procariontes. Nas eucariontes, eles também podem estar aderidos ao retículo endoplasmático.
Medem cerca de 30 nm de diâmetro, sendo os ribossomos dos procariontes os presentes nas mitocôndrias menores (aproximadamente 20 nm de diâmetro)
Podem estar aderidos à membrana do retículo endoplasmático (formando o chamado retículo endoplasmático rugoso) ou estar livres no citoplasma