olfato é um dos cinco sentidos. Por meio do olfato o homem, assim como os demais animais, percebe diferentes odores. Em comparação com o olfato de outros mamíferos, o olfato do ser humano é pouco desenvolvido.
O OFATO
Slide 2
Caption: :
Comparados a outros mamíferos, os seres humanos possuem o olfato pouco desenvolvido. ... No teto da cavidade nasal, encontramos a mucosa olfativa, também chamada de mucosa amarela, composta de células olfativas, cujos prolongamentos ficam mergulhados na camada de muco que cobre as cavidades nasais
Saiba mais sobre a olfato, função, nariz, sistema olfativo. O olfato é um dos cinco sentidos pelo qual se percebe os odores. O nariz, equipado com nervos olfativos, é o principal órgão do olfato. Os nervos olfativos são também importantes para distinguir o sabor das substâncias que se encontram dentro da boca.
Caption: : O olfato tem uma função importantíssima na distinção de sabores dos alimentos. Quando mastigamos, sentimos o paladar e o cheiro simultaneamente e as informações sobre determinada comida ou bebida são enviadas para o cérebro. ... Por isso, quando falamos em degustação de café, o olfato é deve ser levado em conta!
Você pode dizer o que está no menu antes mesmo de entrar no restaurante? O cheiro de um perfume na outra esquina embrulha seu estômago? O olfato aguçado na gravidez, esse é apenas mais um dos sinais malucos da gestação.
Não é incomum o olfato aguçado na gravidez, estudos mostram que cerca de dois terços das mulheres grávidas se tornam mais sensíveis e reativas aos aromas que as cercam quando estão gestantes.
Slide 9
Algumas doenças podem levar à perda gradativa do olfato, o sentido que nos permite identificar os cheiros. As principais doenças que podem causar a perda do olfato são: Alzheimer, Mal de Parkinson, Câncer, Gripes e Traumatismos.
A maior parte dos casos de perda do olfato acontece por causa de doenças degenerativas, que afetam os neurônios e células nervosas. No caso do Alzheimer, esse sintoma acontece por causa da perda da memória, que acaba afetando também o sentido do olfato de maneira progressiva.
Já o Mal de Parkinson, que afeta a coordenação motora, também pode causar problemas aos neurônios, reduzindo a capacidade dos sentidos. Alguns tipos de câncer também podem levar à anosmia, nome dado à perda do olfato, principalmente quando a doença atinge regiões da face, nariz e cérebro.
A perda do olfato acontece ainda quando as pessoas sofrem traumas muito fortes, como impactos no rosto ou no crânio. Isso acontece por causa dos prejuízos causados às fibras nervosas.
Doenças
Slide 10
Por fim, as gripes também levam a uma perda momentânea do olfato. A doença causada pelo vírus Influenza facilita o acúmulo de secreções no nariz, fato que atrapalha a respiração, assim como a sinusite e a asma.
Slide 11
Causas comuns deste sintoma
A indisposição pode não ser causada por doenças subjacentes. Algumas causas comuns são comer ou beber demais, falta de sono adequado, tristeza, não ter uma rotina normal de exercícios ou