Trabalho infantil é toda forma de trabalho realizada por crianças e adolescentes abaixo da idade miníma permitida, de acordo com a legislação de cada país. No Brasil, o trabalho infantil e proibido para quem ainda não completou 16 anos, como regra geral. Quando realizada na condição de aprendiz, é permitido a partir dos 14 anos. Se for trabalho noturno, perigoso, insalubre ou alguma atividade da lista TIP ( Piores formas de trabalho infantil ), a proibição se estende para 18 anos.
Slide 3
Mundo:
Em nível mundial, embora as estatísticas mostrem que o número de crianças trabalhando tenha diminuído em 47 milhões entre 2008 e 2012, o trabalho infantil permanece comum e tem crescido no setor de serviços, saltando de 26% para 32% no mesmo período. Esse resultado mostra que a mão de obra infantil e usada fora da agricultura
A OIT tem uma classificação das piores formas de trabalho infantil. A convenção 182, adotada por diversos países. Define as atividades que mais fornecem riscos á saúde e a moral das crianças e adolescentes, entre elas, estão o trabalho nas ruas, em lixões e carvoarias, trabalhos domésticos, etc.
Igualmente preocupante são os tipos de trabalhos realizados por crianças e adolescentes frequentemente admitidos pela sociedade, como o comerciante ambulante, o flanelinha, e o guia turístico, tornando o trabalho infantil invisível, e aumentando o seu ciclo de aceitação.
É preciso que a sociedade reconheça os impactos e consequências físicas e psicológicas na vida das meninas e dos meninos que trabalham, desconstruindo assim a falsa ideia que o trabalho precoce é um caminho possível para o desenvolvimento humano e social.
Slide 6
Trabalho adolescente protegido:
De acordo com o IBGE, 2.778 milhões de adolescentes de 14 a 17 anos estavam em situação de trabalho no Brasil em 2014. Porém, apenas 503 mil estavam no trabalho permitido por lei, sendo 212 mil na condição de aprendiz e outro 291 mil como empregados não aprendizes. Os demais (82%) estavam trabalhando sem proteção social. fora da escola e/ou nas piores formas de trabalho infantil.
Slide 7
Conclusão:
O problema dessas crianças é o nosso problema também, se a situação delas n forem alteradas o ciclo de pobreza e a exploração infantil tende a piorar. Lugar de criança é na rua brincado, correndo, e não na rua trabalhando pra sustentar os pais, a partir do momento em que você vira mãe/ou pai, você tem a RESPONSABILIDADE de sustentar o seu filho, e não ele te bancar. A unica obrigação que a criança tem que cumprir é ir para escola, de resto...
OBS: Ajudar a sua mãe na bagunça que você faz não e trabalho infantil, é questão de você tomar vergonha na cara e lembrar que ela é sua MÃE E NÃO SUA ESCRAVA PESSOAL.