ORIGEM DAS ARTES

Description

Slide Set on ORIGEM DAS ARTES, created by Vanessa Vieira de Freitas on 14/11/2018.
Vanessa Vieira de Freitas
Slide Set by Vanessa Vieira de Freitas , updated more than 1 year ago
Vanessa Vieira de Freitas
Created by Vanessa Vieira de Freitas over 5 years ago
3
0

Resource summary

Slide 1

    A música do Brasil se formou a partir da mistura de elementos europeus, africanos e indígenas, trazidos por colonizadores portugueses, escravos e pelos nativos que habitavam o chamado Novo Mundo.  Outras influências foram se somando ao longo da história, estabelecendo uma enorme variedade de estilos musicais. Na época do descobrimento do Brasil, os portugueses se espantaram com a maneira de vestir dos nativos e a maneira como eles faziam músicas: cantando, dançando, tocando instrumentos (chocalhos, flautas, tambores).  O maracá era um instrumento muito apreciado pelos índios tupis da costa do Brasil, e os índios costumavam dançar em círculos cantando e batendo os pés. 
    HISTÓRIA E COSTUMES MUSICAIS DO POVO BRASILEIRO

Slide 2

    A música indígena brasileira é parte do vasto universo cultural e dos povos indígenas que habitaram e sempre habitam o Brasil. Sendo uma das atividades culturais mais importantes na socialização das tribos, a música dos índios brasileiros é uniforme e de grande variedade, tornando impossível um detalhamento extenso no escopo de um único artigo. A seguir se descrevem algumas características genéricas, lembrando que os casos individuais podem apresentar mesmo discrepâncias significativas em relação a este resumo.
    MÚSICA INDÍGENA

Slide 3

    Muitos gêneros de música popular como blues, jazz, salsa, zouk e rumba derivam em graus variados sobre tradições musicais da África, levadas às Américas por africanos escravizados. Estes ritmos e sons foram posteriormente adaptados por gêneros mais novos, como o rock e o rhythm and blues. Da mesma forma, a música popular africana adotou elementos, particularmente os instrumentos musicais e técnicas de gravação de estúdio da música ocidental.
    MÚSICA AFRICANA

Slide 4

    Grande parte do público que acompanha concertos de música erudita não é músico, assim como grande parte dos que assistem a shows de jazz ou concertos de rock. O que os leva a apreciar determinado estilo ou gênero é o conhecimento prévio que adquiriram ao ouvir uma ou outra obra ou gravação, ou a preferência por um ou outro artista. E isso só se obtém quando existe uma oportunidade para que isso seja conhecido.
    APRECIAÇÃO MUSICAL

Slide 5

    Toda peça musical é composta por necessariamente três elementos: a melodia (forma como os sons se desenrolam no tempo), a harmonia (forma como os sons soam em simultâneo) e o ritmo. O ritmo é importante para determinar a duração de cada som na música e também a duração dos silêncios. Uma mesma sequencia de três notas iguais pode dar origem a três composições musicais diferentes apenas pela variação do ritmo.
    RITMO MUSICAL

Slide 6

    Os compositores renascentistas passaram a ter um grande interesse pela música profana (música não religiosa). No entanto, os maiores tesouros musicais foram compostos para a igreja (música sacra). Esses compositores dão muito mais atenção a harmonia. E os contra pontos, que existiam na música medieval, foram muito mais desenvolvidos.       O estilo da música renascentista é polifônico, onde várias melodias eram tocadas ou cantadas ao mesmo tempo, e o estilo policoral, sem acompanhamento de instrumentos, que revela um alto grau de complexidade e sofisticação de combinações harmônicas.
    MÚSICA RENASCENTISTA
Show full summary Hide full summary

Similar

BETE BALANÇO
Gabriela Harumi
EDUCAÇÃO INFANTIL
eliana Severina da Silva Araújo
A ARTE NO ENSINO MÉDIO
Celsa Aparecida Santos Moraes
BRASIL
Ivana Araújo
1_A ARTE NO ENSINO MÉDIO
Celsa Aparecida Santos Moraes
Geometry Vocabulary
patticlj
Animal Farm CONTEXT
Lydia Richards2113
Get your grammar right!
Sarah Holmes
Flashcards for CPXP exam
Lydia Elliott, Ed.D
GENERAL PRACTICE-1
Luis Felipe Chávez Choque