O contexto socioeconómico da época era marcado pela 2ª guerra mundiale o desenvolvimento de tecnologiacom fins militares acabou por se tornar muito importante para o avanço científico. Foram realizadas operações militares no oceano para a deteção de submarinos e para a cartografia do fundo marinho, utilizando equipamento específico, tal como o SONAR. Estes estudos revelam que, contrariamente ao que se acreditava, os fundos oceânicos não eram planos, mas apresentavam um relevo ainda mais acidentado do que o observado nos continentes.
Caption: : »algumas rochas possuem minerais contendo ferro, com capacidade de registar o campo magnético terrestre na altura em que se formaram«
Slide 3
dorsais oceânicas
As dorsais formam uma rede através de todo o globo, com um comprimento total de 70 000 km e uma largura de 2000 km a 3000 km. A primeira dorsal a ser conhecida pela comunidade científica foi a Dorsal Médio-Atlântico. Trata-se de uma linha de elevações que se estende ao longo da zona média do oceano Atlântico.
Rifte- Depressão submarina central longitudinal.
Planície Abissal- zonas planas e profundas
Plantaforma Continental- zona submersa com inclinação fraca.
Talude Continental- encostas que possuem um forte declive
Slide 5
placas tactónicas
Segundo a Teoria da Tectónica de Placas, a litosfera está fragmentada em cerca de oito grandes blocos, placas litosféricas, que se movimentam lentamente.
No caso de aproximação relativa das duas placas, diz-se que o limite é convergente.
Quando as duas placas se afastam, estamos na presença de um limite divergente.
No caso da aproximação relativa das duas placas, diz-se que o limite é convergente.