Pode ser qualquer corpo, desde o Sol até um simples elétron, desde que suas dimensões não interferem na análise de um movimento, ou seja, as dimensões do corpo sejam irrelevantes no fenômeno. O que importa para considerar um objeto como partícula é o contexto em que ele está inserido.
Ponto material ou partícula
Slide 2
Exemplo
Ex: Quando viajamos de trem entre duas cidades e vamos cronometrar quanto tempo demoramos nessa viagem. Abrimos contagem quando o primeiro vagão sair da estação na cidade de origem, ou o ultimo vagão sair? Fechamos contagem quando o primeiro ou ultimo vagão chegar na cidade de destino? Tanto faz, as dimensões do trem são irrelevantes comparadas com as dimensões de sua viagem, da distância entre as duas cidades.. A Terra em um movimento de translação é considerada uma partícula.
Slide 3
Corpo extenso
Pode ser qualquer corpo, desde o Sol até um simples elétron, desde que suas dimensões interfiram na análise de um movimento.
Vamos pegar o mesmo trem como exemplo, porém agora ele irá fazer uma travessia por cima de uma ponte. Nesse caso abrimos a contagem de tempo quando o primeiro vagão entrar na ponte, e fechamos quando o último vagão sair da ponte. Neste caso, percebemos que a contagem de tempo é dependente do comprimento do trem, ou seja, trem pequeno, pequeno tempo de travessia, trem grande maior tempo de travessia.