sistema circulatorio

Description

trabalho
sr nunes
Slide Set by sr nunes, updated more than 1 year ago
sr nunes
Created by sr nunes about 5 years ago
45
0

Resource summary

Slide 2

    Sistema Circulatorio Coração  Circulações Sistemica  e pulmonar  Artérias, veias e capilares Sanguineos  Circulaçao linfática  O sangue  Hemacias Leucócitos  Hemograma Doenças Cardiovascular
    INdice

Slide 3

    SISTEMA CIRCULATORIO
    Caption: : ____Todas as células do nosso organismo têm necessidade, para manter-se em vida e desempenhar as suas funções, de receber oxigênio e materiais nutritivos. A tarefa de transportar a elas esses elementos cabe ao sangue, o qual, por sua vez, recebe das células as substâncias de rejeição. ____O sangue: Os lóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas são como as peças de um carro. Cada um tem uma função definida. Os glóbulos vermelhos levam oxigênio. Os brancos combatem infecções, ou seja, vírus e bactérias que atacam o corpo e nos deixam doentes. E as plaquetas ficam responsáveis por parar os sangramentos, como quando alguém faz um corte na mão _ ou seja, a plaqueta ajuda na coagulação do sangue ____Os três estão misturados numa substância líquida chamada plasma. Um homem tem em média 5 milhões de glóbulos vermelhos por milímetro cúbico de sangue.

Slide 4

    O Coração
    Caption: : um órgão musculoso que apresenta quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Os átrios recebem sangue das veias cavas e pulmonares e os ventrículos enviam sangue através das artérias aorta e pulmonares. As cavidades podem se contrair e impulsionam sangue; ao relaxar, possibilitam a entrada de sangue em seu interior. A contração recebe o nome de sístole, e o relaxamento de diástole. A parede do coração é irrigada por artérias e veias coronárias. O sangue chega por veias, passa aos átrios e, deles, segue oara os ventrículos, Entre átrios e ventrículos há valvas que impedem o retorno de sangue.

Slide 5

    Os vasos sanguineos
    Caption: : Há três tipos de vasos sanguíneos: Vasos sanguíneos do sistema circulatórioArtérias. São os vasos que carregam sangue do coração para os tecidos. Suas paredes são grossas e elásticas, capazes de suportar a pressão do sangue quando é expulso do coração. Veias. São os vasos que conduzem sangue de volta ao coração. Suas paredes são mais finas e têm válvulas em seu interior, o que evita o retomo do sangue na direção contrária. Capilares. Fazem a comunicação entre as artérias e as veias. São muito finos e deles saem gás oxigênio e nutrientes para as células, das quais recebem dióxido de carbono produzido na respiração celular. Deixam escapar uma parte do plasma, que permanece ao redor das células e forma o fluido intersticial.

Slide 6

    Circulaçao Lifatica
    Caption: : Sistema Linfático: Constitui uma via acessória pela qual líquidos podem fluir dos espaços intersticiais para o sangue. Podem remover proteínas e grandes materiais particulados dos espaços teciduais.Os tecidos e órgãos que produzem armazenam e transportam células (linfócitos) que combatem infecções e doença. Desempenha papel importante nas defesas do corpo contra a infecção e alguns outros tipos de doença, inclusive o câncer. O sistema inclui: Medula óssea, Nódulos linfáticos; Linfonodos (às vezes chamados de ‘glândulas linfáticas’) ou Gânglios linfáticos Vasos e Capilares linfáticos que transportam linfa. Órgãos como amígdalas (tonsilas), adenóides, baço, e timo (tecido conjuntivo reticular linfóide: rico em linfócitos). _O sistema imune mantém seu próprio sistema de circulação (os vasos linfáticos), o qual permeia todos os órgãos do corpo, excetuando-se o cérebro. Como o sistema sangüíneo, o sistema linfático faz parte do sistema circulatório, mas possui um fluido conhecido por linfa, em vez de sangue. O sistema linfático ajuda a transportar substâncias – células, proteínas, nutrientes, produtos residuais – pelo corpo.

Slide 7

    O Sangue
    Caption: : CORPO HUMANO Sistema Circulatório Em muitas culturas, o sangue é um símbolo da vida. Esse fluido percorre nosso corpo graças à circulação, que distribui nutrientes e gás oxigênio a todas as células do organismo. O sistema circulatório ou cardiovascular compreende o sistema sanguíneo e o sistema linfático. O sistema sanguíneo é formado por um meio líquido (o sangue), um órgão impulsionador (o coração) e um conjunto de vasos sanguíneos, que transportam o sangue pelo corpo todo. O sangue O sangue é composto por uma parte líquida (o plasma) e por vários tipos de células ou fragmentos de células. O plasma é uma solução aquosa que contém diversos tipos de substâncias orgânicas e inorgânicas. Transporta nutrientes e outras substâncias pelo corpo e contém proteínas indispensáveis para que ocorra a coagulação sanguínea, no caso de ser produzido um ferimento. Há vários tipos de células sanguíneas: Glóbulos vermelhos. Têm forma de disco e são desprovidos de núcleo. Seu citoplasma é repleto de hemoglobina, uma proteína capaz de transportar gás oxigênio, obtido nos pulmões, e liberá-lo nos tecidos. Glóbulos brancos. São responsáveis pela defesa contra infecções, pois são capazes de eliminar microrganismos patógenos. Plaquetas. Correspondem a fragmentos de células especializadas. Participam da coagulação do sangue.

Slide 8

    Hemacias
    Caption: : As hemácias são células sanguíneas também conhecidas como glóbulos vermelhos ou eritrócitos. Exercem importante papel na oxigenação dos tecidos, sendo também responsáveis pela cor vermelha do sangue. → Funções das hemácias :: As hemácias apresentam como função principal o transporte do oxigênio obtido pelo sistema respiratório até as células do corpo. Também é papel das hemácias transportar uma parte do gás carbônico produzido pelas células para que ele possa ser eliminado. Vale frisar que grande parte do gás carbônico que é produzido nos tecidos é transportada pelo plasma sanguíneo.

Slide 9

    Leucócitos
    Caption: : Leucócitos são células sanguíneas conhecidas por muitas pessoas como glóbulos brancos. Essas células podem ser classificadas em diversos tipos, entretanto, todos atuam em prol de um bem comum: a defesa do organismo. → Características gerais dos leucócitos :: Os leucócitos são células grandes, incolores e que apresentam formato esférico. Além disso, diferentemente das hemácias, possuem núcleo, o qual varia em forma de um tipo para outro. Os leucócitos são os elementos figurados encontrados em menor quantidade no sangue. Normalmente, há cerca de 6.000 a 10.000 glóbulos brancos por milímetro cúbico de sangue. Os leucócitos apresentam a incrível capacidade de sair dos vasos sanguíneos e migrar para o tecido adjacente (diapedese) para defender o organismo. Essas células sanguíneas defendem nosso corpo de diferentes formas, destacando-se a fagocitose e a produção de anticorpos. Na fagocitose (veja figura a seguir), as células conseguem projetar o seu citoplasma de modo a englobar partículas estranhas e, posteriormente, realizar a digestão, destruindo o invasor. Já os ansticorpos são glicoproteínas específicas produzidas pelos linfócitos B para atacar um determinado (organismo ou substância estranha).

Slide 10

    Plaquetas
    Caption: : As plaquetas são estruturas sanguíneas que, diferentemente das hemácias e leucócitos, não são células, mas, sim, fragmentos citoplasmáticos. Em média, um indivíduo adulto normal apresenta de 125.000 a 450.000 plaquetas por mm3, e cerca de 30.000 são formadas diariamente. → Características gerais das plaquetas ::: As plaquetas são fragmentos citoplasmáticos de megacariócitos produzidos na medula óssea. Por serem fragmentos, essas células não apresentam núcleo, sendo, portanto, anucleadas. Possuem um formato discoide com cerca de 2-4 μm de diâmetro e uma estrutura interna muito complexa dividida em quatro zonas: zona periférica, zona sol-gel, zona de organelas e sistema membranar. O interior da plaqueta consegue comunicar-se com o meio externo em virtude da presença de um sistema de canais conhecido como sistema canalicular aberto. Essa comunicação é importante, pois garante a liberação de moléculas armazenadas nas plaquetas. As plaquetas apresentam tempo de circulação no sangue bastante reduzido, demorando, em média, 10 dias para serem removidas. Esses fragmentos celulares são retirados da circulação pelas células reticuloendoteliais do fígado e baço. → Funções das plaquetas :: As plaquetas apresentam importantes funções para a manutenção do nosso organismo. Quando ocorre, por exemplo, alguma lesão em um vaso sanguíneo, elas se aglutinam, formando um tampão, e liberam substâncias que garantem que mais plaquetas movam-se para o local. Além disso, participam da cascata de coagulação, liberando substâncias importantes que garantem a formação de um coágulo. Vale frisar que as plaquetas também possuem enzimas que contribuem para a remoção do coágulo.

Slide 11

    HEmograma

Slide 12

    hemograma

Slide 13

    DOENÇAS CARDIOVASCULAR
    Caption: : As doenças cardiovasculares são um conjunto de problemas que atingem o coração e os vasos sanguíneos, provocando doenças e graves complicações à saúde da pessoa, como infarto, insuficiência cardíaca, arritmias, AVC ou outros tipos de alterações na circulação de sangue. Nomes das doenças cardiovasculares mais comuns Pode-se considerar 2 tipos de doenças cardiovasculares: aquelas que apresentam sintomas, como angina ou arritmias cardíacas e aquelas como aterosclerose ou hipertensão, que em geral não apresentam sintomas. Estes, por serem silenciosos, são motivos para que se procure o cardiologista regularmente, para fazer check-ups de rotina, principalmente para quem já tem histórico familiar de doenças no coração. A doenças do coração mais comuns são: Hipertensão; Infarto agudo do miocárdio; Angina do peito; Doenças nas válvulas cardíacas; Doenças cardíacas congênitas; Endocardite; Arritmias cardíacas; Miocardite; Tumores no coração. As doenças cardiovasculares são mais comuns em pessoas acima de 50 anos e em idosos, podendo ser resultado de hábitos pouco saudáveis ao longo da vida, como má alimentação, tabagismo, sedentarismo ou estresse excessivo.

Slide 14

    Caption: : Fatores de risco das doenças cardiovasculares As causas das doenças cardiovasculares são as mais diversas, mas podem estar relacionadas com o estilo de vida do indivíduo e a sua alimentação. Por isso os principais fatores de risco são: Idade: indivíduos com mais de 50 anos têm maior risco de ter doença cardiovascular; Sexo: os homens normalmente são mais acometidos por problemas cardiovasculares; História familiar de doenças cardiovasculares; Cigarro; Colesterol alto; Hipertensão; Obesidade; Vida sedentária; Diabetes; Anticoncepcionais orais; Maus hábitos alimentares; Estresse. Todos esses fatores de risco facilitam a formação de lesões e o acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos, chamada de aterosclerose, além de outras alterações na circulação sanguínea, responsáveis pelas doenças cardiovasculares.
    dica
Show full summary Hide full summary

Similar

Orgão Coração Humano
Alessandra S.
Sistema Digestório
Daniela Barreto3004
Sistema Circulátorio
Daniela Barreto3004
sistema cardiovascular
marcia assunção
Sistema Circulátorio
Larissa Guimarães
Sistema Reprodutor Feminino
Daniela Barreto3004
Sistema Imune
Lia_anaju
Quiz - Sistema Nervoso
Gabriel Paes
Sistema Imunológico
Luiza Donatelli
sistema nervoso 1
Vinicius Moyses
Tecido Nervoso
Thiago Vale