Aprendizagem Significativa: Ferramentas para Adultos

Description

Slide Set on Aprendizagem Significativa: Ferramentas para Adultos, created by Jennifer Rocha Rodrigues on 12/06/2020.
Jennifer Rocha Rodrigues
Slide Set by Jennifer Rocha Rodrigues, updated more than 1 year ago
Jennifer Rocha Rodrigues
Created by Jennifer Rocha Rodrigues over 4 years ago
1
0

Resource summary

Slide 1

    1- INTRODUÇÃO
    1.1 - Andragogia   Devemos pensar que os adultos possuem uma carga elevada de aprendizagem e por isso o processo de ensinar e aprender para esta faixa etária deve ser diferente da tradicional Pedagogia, surgindo a Andragogia. São encontradas na literatura muitas definições para a Andragogia, mas todas se referem a como os adultos aprendem. Knowles (1984) definiu Andragogia como “a arte e a ciência de ajudar os adultos a aprender, em contraste com a pedagogia como a arte e a ciência de ensinar crianças” (p. 43).

Slide 2

    Segundo Knowles et al. (2006, 2009):
    Só foi percebido depois da Segunda Guerra Mundial que os adultos podiam aprender e que esta aprendizagem era especial e, então, não poderia ser do mesmo modo como é ensinado às crianças, indicando que Andragogia e Pedagogia são duas ciências bastante distintas. A força da Andragogia “reside em um conjunto de seis princípios fundamentais sobre a Aprendizagem de Adultos que se aplicam a todas as situações de aprendizagem” e que podem ser ou não adotados por completo, pois uma das características da Andragogia é sua flexibilidade. São estes os princípios: 1) necessidade do aprendiz de saber 2) aprendizagem autodirigida 3) experiências anteriores do aprendiz 4) prontidão para aprender 5) orientação para a aprendizagem e resolução de problemas 6) motivação para aprender.

Slide 3

    “Há outros fatores que afetam a aprendizagem de adultos em qualquer situação e que fazem com que os alunos se afastem ou se aproximem dos princípios fundamentais”. São eles: as diferenças próprias de cada um, as diferenças de contextos, metas e propósitos de aprendizagem. A Andragogia tem funcionado melhor quando adaptada à prática e às peculiaridades dos alunos, bem como às situações de aprendizagem.
    Segundo Knowles et al. (2006, 2009):

Slide 4

    O planejamento das atividades deve ser realizado de forma colaborativa entre docentes e estudantes. Contudo, mesmo em situações em que o planejamento das atividades se apresente pronto, discuti-lo com estudantes e negociar sabres e aprendizagens é uma possibilidade que não deve ser excluída pelos docentes.
    Segundo Knowles et al. (2006, 2009):

Slide 5

    Andragogia: Reflexão
    Então baseados nos conceitos da Andragogia de Knowles podemos refletir que sabendo como os adultos aprendem é fundamental para entender como devemos ajudá-los no processo de aprendizagem, visto que ainda observamos universidades ensinando adultos com as técnicas didáticas usadas nos colégios primários e secundários.

Slide 6

    Princípios da Aprendizagem Significativa
    Segundo Ausubel (2003, p. 2) a Aprendizagem Significativa pressupõe a participação ativa dos estudantes no processo de ensino e de aprendizagem, favorecendo a construção e reconstrução de saberes. Nessa perspectiva, o estudante não pode ser considerado como um passivo receptor de informações, mas um sujeito que tem experiências que precedem sua trajetória acadêmica, e é fundamental que seus conhecimentos prévios, ancorados em sua estrutura cognitiva particular, sejam considerados para novas aprendizagens.

Slide 7

    Segundo Ausubel:
    Conhecimento Prévio: Conhecimento prévio, precisa ser adequado e relevante para que as interações cognitivas aconteçam; Estes conhecimentos prévios (conceitos subsunçores), aliados aos novos, fiquem diferenciados, mais elaborados em termos de significados; Irão se tornar mais estáveis, modificando, no processo de aprendizagem, tanto a nova informação quanto aquela que o aluno possuía.

Slide 8

    Aprendizagem Significativa: Que o estudante apresente predisposição para aprender significativamente. Que os novos conhecimentos sejam intencionalmente relacionados, de forma não-arbitrária e não-literal, àqueles já existentes. Que o material de aprendizagem seja potencialmente significativo, uma vez que não há material significativo por si só, pois os significados estão nas pessoas, e não nas palavras, objetos ou acontecimentos. Cabe ao docente, enquanto organizador das situações de aprendizagem, selecionar e preparar, de forma lógica, o material para a aprendizagem, a fim de que o conteúdo a ser estudado possa fazer sentido para o aprendiz. üCompreender o que está aprendendo, ter capacidade de explicar, aplicar, transferir e utilizar os conhecimentos aprendidos no e para o enfrentamento das situações profissionais, especialmente as não-rotineiras, é o que se espera dos sujeitos que aprenderam significativamente. Favorecer o aprender por descoberta ou por recepção, são opções que demandam dos professores compreender seu papel enquanto mediadores. Em sala de aula maior direcionamento para aprendizagem receptiva que não significa passividade; pelo contrário, os estudantes devem ser estimulados a participar das aulas apresentando seus conhecimentos e experiências, problematizando, pesquisando para enriquecer o processo de ensinar e aprender, do qual ele será o maior beneficiado.
    Segundo Ausubel:

Slide 9

    Princípios da Aprendizagem Significativa:
    REFLEXÃO Portanto, selecionar material potencialmente significativo e apresentar predisposição para aprender, são algumas condições para a ocorrência de aprendizagem significativa que pode acontecer em suas diferentes formas: subordinada, superordenada e combinatória, levando o sujeito aos processos cognitivos de diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, bem como aos tipos de aprendizagem significativa – representacional, conceitual e proposicional (Moreira, 2013, p. 5).
Show full summary Hide full summary

Similar

Cells - Biology ks3
Ellen Billingham
CPU and Memory
LunaLovegood
English Literature and Language A2 Key Words
Luke Davies
IMAGS Employment Examination for Applicants
mike_101290
AQA Biology 11.2 mitosis
Charlotte Hewson
Maths
xcathyx99
Compensation and Benefits PHR Study Guide
Cari Hawthorne
Photosynthesis
Hannah Wislang
Tips for Succeeding on the Day of the Exam
Jonathan Moore
PSBD/PSCOD/ASSD Question for Supervisor
Yuvraj Sunar