Locomovem-se com ajuda de cílios e alimentam-se de moluscos, de outros vermes e de cadáveres de animais maiores, entre outros exemplos. O corpo é achatado dorsiventralmente e possui a boca localizada na região ventral do corpo. O intestino da planária é bastante ramificado e atua digerindo os alimentos e distribuindo para as demais partes do corpo. A planária adulta é hermafrodita, isto é, apresenta tanto o sistema genital feminino quanto masculino. Cortando-se o animal em alguns pedaços, cada um deles pode dar origem a uma planária.
Os nematelmintos são vermes de corpo cilíndrico, afilado nas extremidades. Muitas espécies são de vida livre e vivem em ambiente aquático ou terrestre; outras são parasitas de plantas e de animais, inclusive o ser humano. Há mais de 10 mil espécies desse tipo de vermes catalogadas, mas cálculos feitos indicam a existência de muitas outras espécies, ainda desconhecidas. Geralmente têm sexos separados, e as diferenças entre o macho e a fêmea podem ser bem nítidas, como no caso dos principais parasitas humanos. De modo geral o macho é menor do que a fêmea da mesma idade e sua extremidade posterior possui forma de gancho.
Os anelídeos são animais invertebrados de corpo mole, alongado, cilíndrico e dividido em anéis, apresentando uma nítida segmentação. O filo Annelida apresenta 15 mil espécies, encontradas na água doce ou salgada e em solo úmido. Os principais representantes dos anelídeos são as minhocas e as sanguessugas.
Os moluscos são animais de corpo mole, geralmente envoltos por uma concha. A concha é presente em ostras, mariscos, caracol e caramujo. ... As conchas são importantes para proteger o corpo mole dos moluscos e evitar a perda de água. Os moluscos vivem em ambientes aquáticos marinho ou de água doce e no meio terrestre úmido.
Todos os artrópodes possuem o corpo dotado de vários segmentos e apêndices articulados, como patas e antenas, que possibilita movimentos. Essa é a sua característica diagnóstica e que dá o nome ao grupo, do grego arthros: articulação e podos:pés. Além disso, esses invertebrados tem o exoesqueleto que confere rigidez e impermeabilidade.Entre eles, besouros, borboletas, aranhas, camarão, centopeia e piolho de cobra.
/Os equinodermos constituem um grupo de animais exclusivamente marinhos, dotados de um endoesqueleto calcário muitas vezes provido de espinhos salientes, que justificam o nome zoológico do grupo. Características dos equinodermos Uma das características mais marcantes dos equinodermos é a presença de um complexo sistema de lâminas, canais e válvulas, denominado sistema aquífero ou ambulacrário . Digestão Os equinodermos alimentam-se de pequenos animais e algas. A estrela-do-mar, por exemplo é carnívora. Os sistemas vitais desses animais são simples e eficientes. O sistema digestório contém apenas boca, estômago, intestinos e ânus. Ouriço-do-mar O ouriço-do-mar que se alimenta de algas - tem o aparelho bucal com «dentes» constituídos de substâncias rígidas. Circulação Há um líquido incolor que circula pelos canais, localizados ao longo de todo o corpo desses animais. Sexuada Os equinodermos realizam reprodução sexuada, isto é, reprodução com a participação de gametas. Regeneração Quando a cauda de uma lagartixa é cortada, em poucos dias cresce uma nova cauda, regenerando-se. Isso também acontece quando uma estrela-do-mar perde um dos braços.