A matemática é mais presente na vida do dia a dia que podemos imaginar. Ela serve para entender melhor o mundo no qual vivemos.
A utilização de contas e números estão em tudo, na cozinha, na medicina até na mídia através da utilização de gráficos e porcentagens. A luz no final do túnel em vários domínios, a matemática é presente e muito útil!
O uso da matemática se dá em quase todos os tipos de ciências: estudo dos sistemas solares, ciclo de reprodução dos animais ou velocidade de crescimento dos vegetais etc. Para todos eles, a matemática é muito útil para entender o mundo a nossa volta.
Para resistir aos desastres naturais, os engenheiros testam materiais no intuito de criar construções resistentes e seguras para os homens e os animais. Eles fazem cálculos de força e densidade da matéria que são de extrema importância.
Para fazer mapas, é necessário medir ângulos e saber traçar triângulos que permitem marcar pontos precisos para representar fielmente um determinado lugar. Esse conhecimento é utilizado pelo geômetra, mas também pelo navegador ou pesquisador com ajuda de instrumentos originados do compasso. O preço dos alimentos é também calculado com relação a produção e a demanda estimada. Além disso, eles utilizam a matemática para determinar modelos de desenvolvimento de uma pandemia estudando o fator de crescimento de um vírus.
O ângulo é uma região delimitada por duas semirretas. Para medi-lo, há duas possíveis unidades: grau ou radiano. De acordo com a sua medida, ele pode ser classificado em agudo, reto, obtuso ou raso.
A matemática financeira é a área da matemática que, como o nome sugere, diz respeito ao trabalho com as finanças. Trabalhar com dinheiro nem sempre é uma tarefa fácil, pois exige-se domínio de porcentagem, de conceitos importantes, de análise de gráficos. Por meio da porcentagem, do aumento, do desconto, do juros ou dos rendimentos, a matemática financeira traz ferramentas para lidar com situações-problemas que envolvem dinheiro.
Para construir um apartamento ou sua casa utilizando-se de suas próprias ideias. Para isso, é necessário colocar o lápis na mão e calcular os volumes, as distâncias, o tamanho dos cômodos. Além disso, organizar os dias de trabalho , valor a ser gasto com material e mão de obra. Sem a Matemática não é possível realizar esses cálculos.
A vida começa com um ultrassom: a gente mede o feto quase do tamanho de um feijão e escuta os seus batimentos cardíacos. A matemática se encontra mais tarde também nas fichas médicas para fazer a curva de crescimento estimado com relação ao peso e o tamanho da criança.
Nos exames de radiografia, se faz necessário realização de alguns cálculos de integrais.
No tratamento do câncer, os pesquisadores usam modelos matemáticos para acompanhar o desenvolvimento do nódulo.
Na produção de medicamentos e vacinas, é necessário se calcular a devida quantidade de cada componente daquela respectiva fórmula.
A matemática está presente nas mais diversas atividades, desde a compra do pão na padaria, administração da conta bancária, tempo gasto para ir e voltar do trabalho.
De acordo com o professor Ferreto, dono de um canal no Youtube "A importância da matemática não é definida apenas por um curso, ela é usada de várias formas no cotidiano: quando você dirige de um lugar a outro e precisa saber o tempo entre os pontos, ou para calcular a quantidade de quilômetros que o veículo percorreu; quando faz uma compra no supermercado e quer calcular a conta, e até mesmo na contagem do tempo que você tem para dormir”