É chegado o momento de acreditarmos que todos os seres humanos podem e devem se desenvolver de forma integral, em todas as suas dimensões.
E o melhor caminho para isso é oferecer uma educação para todos, voltada ao desenvolvimento pleno dos estudantes, em todos os
âmbitos, e claro que o campo socioemocional não pode ficar de fora, pois faz parte da vida de cada um e tem uma influência marcante nas nossas decisões, escolhas e projeto de vida.
Competências socioemocionais são capacidades individuais que se manifestam nos modos de pensar, sentir e nos comportamentos ou atitudes para se relacionar consigo mesmo e com os outros, estabelecer objetivos, tomar decisões e enfrentar situações adversas ou novas. Elas podem ser observadas no nosso padrão costumeiro de ação e reação frente a estímulos de ordem pessoal e social. Entre outros exemplos estão a competência, a assertividade, empatia, autoconfiança e a curiosidade em e para aprender. Exemplos de competências consideradas híbridas são a criatividade e pensamento crítico, pois envolvem habilidades socioemocionais e cognitivas.
Caption: : Competências Socioemocionais e evidências - Gisele Alves
Slide 3
MODELO DAS 5 MACROCOMPETÊNCIAS
AUTOGESTÃO
Essa macrocompetência envolve as competências determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade, que estão ligadas ao comprometimento com as metas estabelecidas para a própria vida e o cotidiano.
ENGAJAMENTO COM OS OUTROS
Diz respeito à motivação e abertura para interações sociais e ao direcionamento de interesse e energia ao mundo externo, pessoas e coisas. Essa macrocompetência ajudas a nos mantermos abertos e estimulados para conhecer e dialogar com a s pessoas, a nos manifestarmos de maneira afirmativa e assumirmos a liderança quando necessário. A pessoa que apresenta essa macrocompetência bem desenvolvida busca ativamente o contato social, é amigável, segura, energética e entusiasmada.
Slide 4
AMABILIDADE
Essa macrocompetência é muito importante para as relações interpessoais e a criação de vínculos entres as pessoas, para a cooperação, colaboração e a sensação de que não está sozinho. Empatia, respeito e confiança são as competências relacionadas à amabilidade. Ao desenvolvê-las você é capaz de se colocar no lugar do outro, compreender e ser sensível às suas necessidades, tendendo a agir de modo cooperativo e não egoísta, preocupado em ajudar os demais e ser solidário.
ABERTURA AO NOVO
Essa macrocompetência envolve as competências curiosidade para aprender, imaginação criativa e interesse artístico, que dizem respeito à capacidade de uma pessoa de estar aberta à novas tendências estéticas, culturais, intelectuais, de ser curiosa, ter imaginação e valorizar a diversidade de saberes e de vivência. São competências que ajudam muito a lidar com situações inusitadas e complexas ou experiências que podem significar mudança na vida das pessoas e exigir delas flexibilidade e adaptações necessárias. Estar aberto a essas mudanças é o primeiro passo para enfrentar momentos assim.
Slide 5
AS 17 COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS
DETERMINAÇÃO
FOCO
PERSISTÊNCIA
RESPONSABILIDADE
INICIATIVA SOCIAL
ASSERTIVIDADE
ENTUSIASMO
EMPATIA
RESPEITO
CONFIANÇA
TOLERÂNCIA AO ESTRESSE
AUTOCONFIANÇA
TOLERÂNCIA Á FRUSTRAÇÃO
CURIOSIDADE PARA APRENDER
IMAGINAÇÃO CRIATIVA
INTERESSE ARTÍSTICO
Slide 6
DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS
Com o advento da pandemia e o fechamento das escolas , os professores foram forçados a se adaptar ao ensino remoto e com a reabertura das escolas deverão enfrentar um novo normal. No entanto, não é de hoje que o assunto do desenvolvimento das competências socioemocionais vem se mostrando relevante e desvelando uma necessidade a ser aplicada nas escolas e na vida de cada indivíduo. Para o professor, em especial, se faz necessário o aprimoramento referente ao assunto, para o pós pandemia e também de forma geral, dentro e fora das salas de aula.