Os grupos econômicos mundiais são formados a partir da união de países que tenham interesses em comum quanto à economia, comércio exterior e desenvolvimento. Cada grupo econômico apresenta uma característica diferente. Alguns são mais ricos, enquanto outros trabalham para expandir suas riquezas e possibilidades de crescimento.
Os grupos econômicos, geralmente, resultam em áreas de livre comércio, isenção de taxas e burocracias, união aduaneira e regras para comércio entre os países do bloco.ALCA- Área de livre Comércio das Américas- foi lançada pelos lideres de 34 países das Américas do Norte, Central e do Sul e do Caribe.O esforço foi unir as economias das Américas em uma única área de livre comercio
Em 1998 a Rússia passou a integrar o grupo, fornando o G8, o qual compunha um fórum de interesses em comum, ligados a temas referentes a política, economia e ao comércio internacional.Em março de 2014 a Rússia foi expulsa do grupo devido anexação de território com a Ucrânia, e os demais conflitos na região.http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2014/03/russia-e-expulsa-do-g8-em-mais-uma-punicao-por-t...
Slide 6
G20
Outro grupo econômicos mundial de destaque é o G20.É constituído por ministros da economia e presidentes de bancos centrais dos 19 países de economias mais desenvolvidas do mundo, mais a União Europeia.
Países membros - África do Sul- Alemanha- Arábia Saudita- Argentina- Austrália- Brasil- Canadá- China- Coreia do Sul- Estados Unidos- França- Índia- Indonésia- Itália- Japão- México- Reino Unido- Rússia- Turquia- Países membros da União Europeia
BRASIL, RÚSSIA, ÍNDIA, CHINA e África do Sul (South Africa)--formado por países emergentes que possuem características comuns como, por exemplo, bom crescimento econômico. - não compõem um bloco econômico, apenas compartilham de uma situação econômica com índices de desenvolvimento e situações econômicas parecidas. -eles formam uma espécie de aliança que busca ganhar força no cenário político e econômico internacional, diante da defesa de interesses comuns.
Slide 10
Economistas afirmam que, mantidas as situações atuais (descritas acima), os países do BRICS poderão se tornar grandes economias num futuro próximo. Dentre estes países, destacam a China, em função do rápido desenvolvimento econômico (crescimento do PIB em torno de 10% ao ano) e elevada população.
Missões das Nações Unidas para Estabilização do HAITI-Após um terremoto em 2009 ocorrido no Haiti o país se encontra em situação caótica, tanto em estrutura quanto ao processo democrático. Estas missões reuniram 7000 soldados de diversos países, entre eles 1200 brasileiros para reconstrução do Haiti.