VPN

Description

Trabalho
Júnior Rio
Slide Set by Júnior Rio, updated more than 1 year ago
Júnior Rio
Created by Júnior Rio about 9 years ago
40
0

Resource summary

Slide 1

    VPN - Virtual Private Network
                          São REDES VIRTUAIS PRIVADAS,          Que compreende a Técnica de Transporte de Informações em REDES Públicas ou Privadas mantendo a política de Endereçamento e Segurança de uma (1)  ou ambas as pontas.        O modelo Operacional deste tipo de REDE, utiliza Técnicas de TUNELAMENTO para o Transporte das informações.  Agora será mostrado um vídeo de como criar uma VPN com o Win 7.
    Caption: : Criando VPN no Windows 7

Slide 2

    VPN Tipos & Conexões
                                                                           As VPN’s podem ser baseadas em conexões do tipo:       •    Hospedeiro - Hospedeiro:  Onde a  Comunicação entre hospedeiros (Hosts), conectados ou não em uma Rede, separados fisicamente; onde são utilizada para sincronismo de Dados.        •    Hospedeiro - Ponte de ligação: Onde a conexão do Hospedeiro é feita  a uma Rede. Sendo muito utilizada por empresas cujas transações são realizadas em diferentes locais, fora da empresa, para atualizar informações e emitir pedidos.       •     Ponte de ligação - Ponte de Ligação:  Onde a conexão é constante entre Pontes de ligação (Gateways) de VPN de duas empresas distantes entre si; onde, dessa forma elas podem compartilhar recursos com um custo menor.                                          As Conexões podem ser divididas em quatro tipos básicos de comunicação:       •     Linha Virtual Alugada (Virtual Leased Line,VLL)       Utiliza o Espinha Dorsal IP (backbone IP) como entidade de enlace e transporte fim-a-fim, conectando dois usuários por um túnel IP que emula um circuito físico ou linha privada,podendo começar e terminar em uma mesma estação.       •     Rede Privada Virtual Roteada (Virtual Private Routed Network, VPRN)       Atua na terceira camada estabelecendo conexões entre os roteadores e construindo tabelas de roteamento para os clientes se conectarem com o servidor e também pode ser usado no controle de tráfego. Devido à sua complexa implementação, ele é mais usado no meio empresarial e centros de processamento de dados.       •    Rede Privada Virtual Discada (Virtual Private Dial Network, VPDN)       Permite ao usuário remoto se conectar por demanda através de um túnel para outro site. O usuário é conectado a um IP público e seus pacotes são enviados pelo túnel através da rede pública para o site desejado dando a impressão de uma conexão direta. A característica chave dessa conexão, é necessidade de uma autenticação do usuário.       •    Segmento de Rede Virtual Privada Local (Virtual Private LAN Segment, VPLS)       Permite que sites distantes entre si compartilhem uma conexão através de pseudo-fios . Oferece suporte a broadcast e multicast.

Slide 3

    MODELOS DE TRANSPORTES Operação VPN
    Caption: : Operações de VPN; são Redes Privadas com Conexão Direta, Segurança e Protocolos de Tunelamentos. A conexão por tunelamento garante uma maior segurança pois, antes da transmissão, o pacote de informação é encapsulado dentro de outro pacote com um novo cabeçalho (“Header”), que fornece um caminho lógico, geralmente chamado de túnel, para que a informação passe pela rede pública ou compartilhada. À medida que cada pacote chega ao fim do túnel estabelecido, ele é desencapsulado e encaminhado para o destino final.

Slide 4

    VPN Site To Site > (Site a Site)
    Caption: : VPN Site To Site, é uma das arquiteturas mais utilizadas para comunicação entre empresas, no formato Matriz x Filial ou Comunicação com Fornecedores. este tipo de enlace possui características permanentes, onde ambas as partes entram em acordo sobre o modelo de autenticação e endereçamento, onde o link será estabelecido.

Slide 5

    VPN - Client To Site (Cliente a Site)
    Caption: : VPN Cliente a Site; é uma arquitetura utilizada para conexão remoto; como exemplo, uma estação de usuário e a rede de uma empresa; onde neste caso o enlace é estabelecido de forma temporária, após a utilização o enlace é desconectado.

Slide 6

    VPN - Tunelamento
                 Consiste na técnica de um pacote dentro de outro pacote.       O protocolo de entrega opera em um nível igual ou maior no modelo em que o protocolo de carga opera.       Para a comunicação ocorrer entre uma Rede até sua Rede de destino;   As informações devem ser transportadas nos pacotes que serão trafegados pela internet.                  Este processo é conhecido como Encapsulamento, onde as Informações de Rede são trafegadas como informa--ções de dados na Internet.  O funcionamento deste processo funciona da seguinte forma:>   A estação de Origem envia informações para o Nó de destino que chega até o Concentrador VPN via Rotea--mento Convencional.>   O Concetrador VPN encapsula os Dados dentro de pacotes com endereço de destino do IP público da outra ponta.>   Os dados são trafegados na Internet até o destino, ge--ralmente protegidos por uma Criptografia.>  O concentrador VPN da outra ponta desencapsula o pacote e efetua a entrega ao destino.
    Caption: : Encapsulamento VPN - VPN Site a Site

Slide 7

    TIPOS DE TUNELAMENTOS
                    Encapsulamento na camada de Enlace                                                     PPTP    É um protocolo da camada de enlace no qual é origina--do Conexões de Acesso Remoto, utilizando Linhas Telefônicas Convencionais.    Ele permite o encapsulamento de vários protoclos distintos, estabelecendo um enlace ponto a ponto entre a origem e o destino.    Para a utilização de enlace VPN, uma extensão do PPP (Point-To-Point Tunneling Protocol - Implementação para  Redes Virtuais Privada), onde  foi desenvolvida para possibilitar o estabelecimento de um Túnel entre os concentradores, ou através de Clientes VPN, inserin--do o IP público desde a chegada até o seu destino.                                                         L2TP(Layer Two Tunneling Protocol), foi desenvolvido como extensão do PPP, incluindo funcionalidades do PPTP.
                           Tunelamento na Camada de Rede          O processo é realizado através de endereço IP adicional, inserindo o endereço de origem e destino para roteamento via internet.    Para execução deste transporte e manutenção de segurança, o modelo utilizado é o do protocolo IPSec.                                                         IPSec   É um conjunto de Técnicas e Protocolos; com Objetivo de garantir a integridade e a confidencialidade da Comunicação.  Para isso ele utiliza como protocolos adicionais o: (AH) e (ESP).                              Authentication Header (AH)  Cabeçalho de Autenticação > Tem como função garantir que o concentrador de destino verifique se o pacote foi originado pelo concentrador de origem assim garantin--do a integridade da comunicação.                         Encapsulated Security Payload (ESP)    É o protocolo responsável pela garantia e confidencia--lidade da comunicação, promovida através de técnicas de criptografia a ilegibilidade dos pacotes caso sejam capturados durante a comunicação em redes públicas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Medidas de efeito e de associação.
Isadora Poock
VIRTUAL PRIVATE NETWORK VPN
Liduina Kenya Fernandes Januário
Elements, Compounds and Mixtures
silviaod119
Garret, Micah, and Ryan
garretsmith
HISTOGRAMS
Elliot O'Leary
Whole Number Glossary L1
Lee Holness
Vocabulary Words
Jenna Trost
1PR101 2.test - Část 19.
Nikola Truong