A TEORIA CLÁSSICA FOI IDEALIZADA POR HENRI FAYO, ESSA TEORIA CARACTERIZA-SE PELA ÊNFASE NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, PELA BUSCA DA MÁXIMA EFICIÊNCIA E A VISÃO DO HOMEM ECONÔMICO.
PARALELAMENTE AOS ESTUDOS DE FREDERICK TAYLOR, FAYO DEFENDIA PRINCÍPIOS SEMELHANTES NA EUROPA, BASEADO EM SUA EXPERIÊNCIA NA AUTO ADMINISTRAÇÃO.FAYO RELACIONOU 14 PRINCÍPIOS BÁSICOS QUE PODEM SER ESTUDADOS DE FORMA COMPLEMENTAR AOS DE TAYLOR, POIS SÃO PARALELOS, OU SEJA UMA COMPLEMENTAÇÃO DE TRABALHOS.
ABORDAREMOS APENAS OS MAIS IMPORTANTES PRINCÍPIOS DO ESTUDO DE HENRI FAYOL, SÃO ELES:
DIVISÃO DO TRABALHO- ESPECIALIZAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DESDE O TOPO DA HIERARQUIA ATE OS OPERÁRIOS, ASSIM FAVORECENDO A EFICIÊNCIA E AUMENTANDO A PRODUÇÃO.
AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE-AUTORIDADE É O DIREITO DOS SUPERIORES DAREM ORDENS QUE TEORICAMENTE SERÃO OBEDECIDAS. RESPONSABILIDADE É A CONTRAPARTIDA DOS FUNCIONÁRIOS.
UNIDADE DE COMANDO- UM FUNCIONÁRIO DEVE RECEBER ORDENS APENAS DE UM CHEFE. EVITANDO CONTRAORDENS.
DISCIPLINA-NECESSIDADE DE ESTABELECER REGRAS DE CONDUTA E TRABALHO VÁLIDAS PARA TODOS OS FUNCIONÁRIOS.
REMUNERAÇÃO- DEVE SER SUFICIENTE PARA SATISFAÇÃO DO FUNCIONÁRIO E DA PRÓPRIA ORGANIZAÇÃO.
CENTRALIZAÇÃO- AS ATIVIDADES VITAIS DA ORGANIZAÇÃO E SUA AUTORIDADE DEVEM SER CENTRALIZADAS.
SEUS ESTUDOS SOFRERAM CRITICAS COMO A MANIPULAÇÃO DOS TRABALHADORES ATRAVÉS DOS INCENTIVOS MATERIAIS E SALARIAIS E A EXCESSIVA UNIDADE DE COMANDO E E RESPONSABILIDADE.
EM FUNÇÃO DISSO, FAYOL ERA VISTO COMO UM OBCECADO POR COMANDO, A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA ASSIM COMO A CLÁSSICA FORAM TAXADAS DE TENDENCIOSAS, POIS ELABORAVAM PRINCÍPIOS QUE BUSCAVAM EXPLORAR OS TRABALHADORES.