SEU MANDATO TEM FORTES CARACTERÍSTICAS COMO :
Intensa repressão e violência contra os movimentos de oposição;
Altas taxas de crescimento econômico, período conhecido como milagre brasileiro, em decorrência de uma série de fatores.
Slide 3
QUAIS FATORES?
DENTRE ELES DESTACA-SE: A grande oferta de capital nos países desenvolvidos. A economia estava em crescimento, se tornou um mercado atrativo, os capitais afluíram para o país tanto na forma de empréstimos públicos como na forma de investimentos diretos;
Slide 4
A expansão de mercado consumidor interno, provocada pela criação de linhas de crédito acessíveis e pelo incentivo ao consumo de produtos industriais duráveis, como automóveis e eletrodomésticos;
O incentivo às exportações, que cresceram e se diversificaram, com a inclusão de produtos industrializados.
Slide 5
A POLÍTICA ECONÔMICA
Orientava-se pela ideia de que era preciso fazer a riqueza crescer, para depois distribuí-la.Essa lógica possibilitou ao Brasil se industrializar, mantendo as características de um país subdesenvolvido. A riqueza cresceu, mas nunca foi distribuída equitativamente.
Slide 6
Ao mesmo tempo que intensificava a repressão aos grupos de oposição, o regime militar procurou ganhar a simpatia da população por meio de propagandas, feita palos meios de comunicação como por exemplo a televisão. Os símbolos nacionais, a musica e o cinema foram explorados para difundir uma ideologia que associava o regime militar a valores positivos, como patriotismo, segurança nacional e desenvolvimento.
Slide 7
Por outro lado, havia setores da sociedade que, apesar da repressão, denunciavam a violência praticada pelo regime militar. Um dos principais focos da resistência e da denuncia era a Igreja Católica, por meio meio da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil ( CNBB) e a Associação Brasileira da Imprensa ( ABI) deram importante contribuição ao denunciar os desmandos e protestar contra as arbitrariedades.
Slide 8
Vários artistas usaram a música como forma de protesto, entre eles Geraldo Vandré e Chico Buarque de Holanda.
Os órgãos ligados a repressão publicavam cartazes com fotos de pessoas procuradas. Eram estudantes, jornalistas, professores, operários etc..
Slide 9
O FIM DA LUTA ARMADA
Durante o governo Médici, a luta foi esmagada. Em novembro de 1969, o principal líder da guerrilha urbana, Carlos Marighella, foi fuzilado numa emboscada pelos policiais na capital paulista. O segundo nome em destaque entre os militares era Carlos Lamarca, que, perseguido, fugiu para o sertão da Bahia, onde foi alcançado e assassinado.
Slide 10
Por volta de 1973, havia um grupo politico expressivo tentando a luta armada: o Partido Comunista do Brasil ( PC do B ), que tinha organizado um foco guerrilheiro na região do rio Araguaia, no estado do Pará. Combatidos por forças militares, os guerrilheiros comunistas foram liquidados, e em 1975 a luta armada estava encerrada no país.