Nos últimos cinquenta anos, o Homem produziu mais de 90% de toda tecnologia da História. Áreas como a saúde, os transportes, a habitação e as comunicações constituem exemplo deste sucesso. No entanto, este facto está longe de beneficiar todos os habitantes do planeta.
Segundo a Comissão para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, entende-se por Desenvolvimento Sustentável o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades. Logo, tornou-se indispensável a implementação de medidas promotoras de uma gestão sustentável dos recursos naturais, que permitam defender o que ainda existe para o direito de uma vida saudável em harmonia com o meio ambiente.
A Avaliação do Milénio dos Ecossistemas (AM) foi uma iniciativa das Nações Unidas, entre 2001 e 2005 que envolveu 95 países, com objetivo de avaliar as consequências das mudanças nos ecossistemas sobre o bem-estar humano e estabelecer uma base científica que fundamentasse as açoes necessárias para assegurar a conservação e o uso sustentável dos ecossistemas. Para os especialistas da AM, um ecossistema é um complexo dinâmico de comunidades vegetais, animais, microrganismo e o seu respetivo meio que interagem como uma unidade funcional. Os seres humanos são uma parte integrante dos ecossistemas.
A AM definiu quatro categorias de serviços:serviços de suporte: Os processos naturais tais como a formação do solo, a fotossíntese, os ciclos de nutrientes e a produção primária que mantém os outros serviços.serviços culturais: Os benefícios imateriais obtidos através dos ecossistemas tais como o recreio, os valores espirituais e a satisfação estéticaServiços de produção: Os bens e produtos extraídos dos ecossistemas tais como, por exemplo, alimentos, água doce, madeira e fibras.
Serviços de regulação:Os benefícios obtidos pelo controlo dos processos naturais que ocorrem um ecossistema tais como a regulação do clima, das doenças, da erosão, dos causais de água e a polinização, bem como a proteção contra riscos naturais.Os serviços dos ecossistemas podem fazer sentir-se, à escala local, regional e/ou global, nas gerações atuais e futuras. Assim, uma floresta pode proporcionar às populações locais alimento, fibras para vestuário e lenha.