A HISTÓRIA DA LIDERANÇA
Desde Aristóteles que a liderança é estudada como o equilíbrio de humores num ser humano. Temos de lembrar que Aristóteles foi o tutor de Alexandre, o Grande, que aos 33 anos de idade já tinha conquistado o maior império que o mundo tinha visto até então.
O filósofo grego acreditava que as pessoas devem procurar uma justa medida para viver bem e que qualquer falta de temperança pode prejudicar o relacionamento entre as pessoas. Por outro lado, Aristóteles também sabia que para que motivar as pessoas nem sempre podemos ser simplesmente justos.
Por causa disso, por séculos acreditou-se que a liderança fosse algo difícil de ser ensinado, visto que uma pessoa comum não consegue perceber os seus humores no momento em que lidera, e como controlar suas qualidades e defeitos para poder liderar.
As características pessoais determinariam quem é um líder e quem nasceu para ser liderado. Portanto, a liderança seria decorrente de um traço de personalidade da pessoa.
hoje em dia sabemos que as posturas de liderança podem ser aprendidas. No entanto, a liderança, para ser exercida, depende diretamente do processo de aprendizado pessoal e social do indivíduo.
Este pode aprender a observar seus colaboradores e utilizar conhecimentos que foram ensinados e aprendidos por ele para conseguir liderar sua equipe, o que é mais fácil de falar do que fazer.