Introdução.
1. O princípio do irmão mais velho.
Gênesis 49.
De acordo com o texto bíblico, Deus perguntou a Caim por seu irmão Abel. Ele não fez essa pergunta por acaso, pois já sabia que havia acontecido, como na verdade, sabe de todas as coisas.
Através desse Episódio iniciaremos o estudo do "Princípio do irmão mais velho". Nele Deus nos ensina que o irmão mais velho precisa cuidar do irmão mais novo. Caim não somente deixou de cuidar de seu irmão, como, também, foi o causador de sua morte.
Você pode achar exagero, mas sempre que não cuidamos dos mais novos contribuíram para suas mortes. Se não jogarmos o salva-vidas para quem está se afogando é o mesmo que afogá-lo. Deixar de fazer bem, muitas vezes se assemelha a fazer o mal.
"Aquele pois que sabe fazer o bem e não faz comete pecado." (Tg 4.17)
É comum observar que alguns pais delegam, aos filhos mais velhos, o cuidado com seus irmãos mais novos. Os mais velhos são responsáveis pelo que acontece na ausência dos pais, tanto com a casa quanto com os irmãos. Da mesma forma Deus espera que cuidemos de nossos irmãos mais novos na fé.
(Romanos 15. 1-7)
Vivemos em um mundo "coisado", onde as coisas são mais importantes que as pessoa, e ter é mais importante do que ser.
Deus pensa exatamente ao contrário, pois para ele o que realmente importa é o que somos. As pessoas tentam se esquivar de tudo que dá trabalho e precisa de investimento: casamentos, amizade, relacionamento, etc.
Quando há necessidade do investimento maior, o caminho é abrir mão e desistir, pois relacionamento se dão trabalho, e precisam ser cultivados e, normalmente, geram confronto e conflitos. Esse procedimento do mundo é completamente o contrário do Reino de Deus. Nele as pessoas são mais importantes! O amor de Deus por nós é tão grande que o levou entregar seu único filho, para salvar a humanidade.
"Deus é apaixonada pelo homem."
Deus nos dá amor e paciência para cuidarmos uns dos outros. Este cuidado é de suma importância para o crescimento e fortalecimento dos irmãos.
A cura através do amor
Um casal que desejava ter filhos foi surpreendido com uma notícia de que a esposa esperava gêmeas. No dia do Nascimento, o médico deu a notícia de que uma das meninas nasceu bem pequena e debilitada, e com pouca chance de sobreviver. Numa atitude de compaixão, as enfermeiras colocaram a menina menor na incubadora junto com maior. Para surpresa de todos, algo inusitado aconteceu: a irmã maior Estendeu o braço para menor e ficou bem juntinho dela. Os dias foram passando e a menina que não tinha perspectiva de vida, começou a reagir, ganhando peso e crescer. Finalmente, teve alta e pode ir para casa com seus pais e sua irmã. Para os médicos e parentes não havia dúvida, que o amor transmite a irmã maior curou a menor, permitindo que ela se desenvolvesse.
Esta história nos desafia abraçarmos mais amarmos mais e cuidarmos mais com certeza de que "... o vosso trabalho não é vão no Senhor" (1Co 15. 58)
2. consolidação
No capítulo anterior, tratamos do "Princípio do irmão mais velho". Este princípio representa o fundamento da consolidação, que é o cuidar. Segundo a definição do dicionário Laurensse da língua portuguesa, consolidar é: tornar sólido, firme; tornar durável; forte; materializar-se.
Consolidação, portanto, é o trabalho de desenvolvimento e fortalecimento espiritual do novo convertido, objetivando o seu amadurecimento espiritual, ao ministrarmos os estudos de fundamento da fé, contidos nesse manual.
é o que o autor carta aos Hebreus chama de "Princípios Elementares dos Oráculos de Deus". A consolidação é um trabalho de discipulado dos novos convertidos, estabelecendo vínculos e fornecendo alimento através das ministrações.
A seguir forneceremos algumas instruções sobre o método mais prático e fácil, para consolidar um novo convertido.
A- Quem consolida quem?
Neste momento de implantação, todos os membros que possuem maturidade espiritual poderão consolidar os novos convertidos. Futuramente, o critério será diferente e todo membro que já tiver sido consolidado e cursado os três primeiros meses da Escola de Maturidade, poderá ser um consolidador.
Entendemos que seja mais produtivo que o homem consolide homens e a mulher com Sueli de mulheres.
Deve-se, também, optar em fazer a consolidação por afinidade, ou seja, jovem consolidar jovens, casal com filhos consolidando outros casais com filhos etc.
B- Quem deve ser consolidado?
Todas as pessoas que se decidiram por Jesus deverão ser consolidadas, batizando-se ao término da consolidação.
C- Onde e quando consolidar?
Seja flexível quanto a escolha do local. A consolidação poderá ser feita na casa do consolidando, em uma praça, em um shopping, ou até na igreja fora do horário de culto.
O importante é que seja separada uma hora, por semana, para que os dois (consolidador e o novo convertido) se estejam juntos, em horário e local de acordo para ambos.
D- Como consolidar?
Em primeiro lugar ore, pedindo ao Senhor para lhe capacitar nesse trabalho tão lindo, que é cuidar do irmão mais novo, bem como:
. utilize os Estudos de Fundamento da Fé, contidos neste manual;
. prepare-se com antecedência, lendo o estudo a ser ministrado;
. ao sair para consolidação e durante a administração desta, permaneça em oração para que o senhor quebre todas as barreiras que se levantam e que o Espírito Santo fale ao coração do novo convertido;
. seja Pontual;
. procure levar o consolidando a aplicar em sua vida o que lhe é ensinado; e
. ouça, pois a Bíblia diz que devemos ser prontos para ouvir. Na anciedade de falar, podemos perder muitas oportunidades de ajudar as pessoas. É muito melhor tratar com aquilo que elas expõe (quando se abre) do que ficar deduzindo.
E- Como deve ser o comportamento do consolidador?
Ao consolidar um novo convertido, o consolidador não pode esquecer que Deus lhe confiou um diamante raro de valor, que necessita de atenção cuidado, para ser lapidado e moldado pelo Senhor.
Portanto o consolidador precisa ter paciência com as limitações do consolidado, prudência ao responder suas perguntas, respeito por suas dores e seu histórico de vida.
Nosso maior objetivo na consolidação não é "despejarmos" uma enorme quantidade de conhecimentos bíblicos... Porém, é auxiliarmos o novo convertido a conhecer e entender quem é Jesus e como nossa vida é transformada a partir do Novo Nascimento.
Se houver dificuldade em responder alguma pergunta do consolidando, o consolidador deverá ter tranquilidade e humildade de buscar a informação solicitada e responde-lo no próximo estudo.
3 Estudos de fundamento da Fé.
"Eu lhes mostrarei como é aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica. Ele é como a pessoa que está construindo uma casa e que cava fundo e coloca os alicerces em rocha firme. Quando a água das enchentes sobe e bate contra essa casa, ela permanece firme, pois foi bem construída. Mas quem ouve e não obedece é como a pessoa que constrói uma casa sobre o chão, sem alicerces. Quando a água bater nessa casa, ela cairá, deixando uma pilha de ruínas" (Lc 6. 47-49).
palestra para os amigos renais
Você é uma ferramenta para essa geração, sua vida é importante.
A maioria de nós não tem noção de como a nossa vida, pode ser ainda mais importante para essa não é o fim apenas um novo começo.
geração
um problema nem sempre é um problema de verdade, mas pode ser uma oportunidade de fazer algo que não faz se aquela diversidade não tivesse acontecido.
grandes oportunidades se disfarçam de pequenos problemas
não se trata do que acontece, mas do que fazemos com o que acontece.
Vou te contar algumas histórias.
o cientista Stephen Hawking
a jovem Helen Keller e Fernando Fernandes ex-bbb
Sei que não é fácil, porém é totalmente possível ser uma referência para essa geração para filhos netos pais amigos e etc Uma Geração mergulhada na distração três motivos para ser ímpar.
3 motivos para ser impactante
primeiro
se hoje estamos aqui é porque muitos não desistiram.
segundo
nós eu e você temos tempo e condições de nos prepararmos.
3
terceiro
as pessoas que amamos irão precisar de superar seus desafios e nós somos suas inspirações.
freezer atitudes para nos transformar
primeiro abandone o vitimismo
segundo
saia da zona de conforto terceiro
Se há condições novas. Então faça algo novo na sua vida.
para terminar
faça valer a pena.
o filme O Resgate do Soldado Ryan
Tem uma geração afora carente e esperando a gente os ensinar como ser feliz, apesar dos pesares frente na hora de montar.
um dos Desafios dos filhos de Deus é ter uma vida separada para ele afastando-se daquilo que é pecaminoso e moral e contrária à vontade de
Essa separação é chamada santificação.
Vivendo em santidade
A Santificação é tanto instantânea quanto progressiva quando nascemos de novo somos santificados pelo Senhor e neste sentido a santidade Antônia instantânea.
Porém a santidade tem um segundo estágio que tem a ver com a conduta diária de uma vida separada do Pecado.
A isso chamamos de santificação progressiva.
Somos Santos caminhando em santidade.
A Santificação não é uma ideia um conceito ou algo objetivo?
subjetivo
ela tem a ver com o nosso procedimento diário o que falamos pensamos e o que fazemos?
Quanto mais nos aproximamos de deus mas nos afastamos do pecado, isso é a Santificação em nossa vida diária temos inúmeras tentações.
Ser nova criatura não significa estar imune a elas.
Dizer não a tentação é escolher o caminho da santificação.
Jesus nos ensinou que ele é o caminho.
João 14 62 a salvação a conciliação e a santificação
ninguém vai ao Pai sem trilhar esse caminho e da mesma forma ninguém vai ao Pai sem a santificação.
O espírito santo nos ajuda a realizar um trabalho Diário de transformação.
Ele nos guia a toda verdade João 16 7 ao 13.
Viver em Santificação é uma necessidade para hoje?
Viver em Santificação é uma necessidade para nós relacionarmos com um Deus Santo.
Vivemos em um mundo onde os valores estão invertidos e o errado muitas vezes é considerado certo.
Na verdade para muitos não existe o certo tudo é relativo.
a Bíblia diz Primeiro a João 5 19
o fundamento do mundo é o inimigo.
O nosso é Jesus.
Siga no caminho proposto por Deus orando e pedindo ajuda do Espírito Santo para que seus dias sejam de santidade.
romanos 14618
Tomando atitude.
Peça ajuda ao Espírito Santo para ajudar a identificar as coisas das quais tem que se afastar Coloque tudo diante de Deus em oração pedindo a sua ajuda e você verá uma vida de santidade.um dos Desafios dos filhos de Deus é ter uma vida separada para ele afastando-se daquilo que é pecaminoso e moral e contrária à vontade de
Essa separação é chamada santificação.
Vivendo em santidade
A Santificação é tanto instantânea quanto progressiva quando nascemos de novo somos santificados pelo Senhor e neste sentido a santidade Antônia instantânea.
Porém a santidade tem um segundo estágio que tem a ver com a conduta diária de uma vida separada do Pecado.
A isso chamamos de santificação progressiva.
Somos Santos caminhando em santidade.
A Santificação não é uma ideia um conceito ou algo objetivo?
subjetivo
ela tem a ver com o nosso procedimento diário o que falamos pensamos e o que fazemos?
Quanto mais nos aproximamos de deus mas nos afastamos do pecado, isso é a Santificação em nossa vida diária temos inúmeras tentações.
Ser nova criatura não significa estar imune a elas.
Dizer não a tentação é escolher o caminho da santificação.
Jesus nos ensinou que ele é o caminho.
João 14 62 a salvação a conciliação e a santificação
ninguém vai ao Pai sem trilhar esse caminho e da mesma forma ninguém vai ao Pai sem a santificação.
O espírito santo nos ajuda a realizar um trabalho Diário de transformação.
Ele nos guia a toda verdade João 16 7 ao 13.
Viver em Santificação é uma necessidade para hoje?
Viver em Santificação é uma necessidade para nós relacionarmos com um Deus Santo.
Vivemos em um mundo onde os valores estão invertidos e o errado muitas vezes é considerado certo.
Na verdade para muitos não existe o certo tudo é relativo.
a Bíblia diz Primeiro a João 5 19
o fundamento do mundo é o inimigo.
O nosso é Jesus.
Siga no caminho proposto por Deus orando e pedindo ajuda do Espírito Santo para que seus dias sejam de santidade.
romanos 14618
Tomando atitude.
Peça ajuda ao Espírito Santo para ajudar a identificar as coisas das quais tem que se afastar Coloque tudo diante de Deus em oração pedindo a sua ajuda e você verá uma vida de santidade.
liberando o perdão
Mateus 18 21 22
consideramos que o perdão é algo muito importante para nossa vida.
A palavra perdoar é tão pequena porém é muito licenciada na prática.
negligenciada
a tendência natural é avaliar mas o tamanho da ofensa para depois julgar não se devemos ou não perdoar.
Ou ainda limitamos a quantidade de vezes alguém que merece nosso perdão.
que
entretanto olhando para Deus descobrimos que ele age de uma forma completamente diferente.
O nosso pai é rico em misericórdia o apóstolo Paulo chama de pai das misericórdias segundo a Coríntios 13.
3
Perdoar é liberar da dívida.
Mateus 18 23 27
Quando alguém comete alguma ofensa contra nós e não perdoarmos e temos a pessoa em nosso coração.
retemos
Guardar mágoas e sentimentos ruins no coração é algo nocivo tanto para nossa saúde espiritual, quanto física?
Quando não perdoamos ou simplesmente ouvirmos o nome do ofensor nós sentimos mal.
noite 2
alguns chegam a criticar.
Alguns chegam a trincar os dentes e suspirar uma palavra de maldição.
Ou muda ou é perdido o coração dispara perde-se o apetite.
Karakamsa ou não?
O humor muda ou é perdido o coração dispara perde-se o apetite?
Precisamos praticar o perdão.
Perdoar não é deixar de lembrar do fato ocorrido que nos gerou mágoas e sim abracem dor.
é liberar a pessoa do nosso coração perdoando a dívida não cobrando mais nada pelo que aconteceu
Ou seja não viver lembrando do fato sempre que nós nos sentimos ameaçados ou para justificar um erro nosso.
Perdão, não é por merecimento. Mas é por graça um favor imerecido.
Deus nos perdoou quando não o conhecíamos e não tínhamos mérito algum.
O senhor não limita o seu perdão e a quantidade de Pecados que cometemos jamais será empecilho para ele nos perdoe.
que
romanos 5:20.
A graça de Deus sempre será maior do que a Ofensa.
Devemos nos espelhar no pai e não condicionarmos o perdão ao merecimento nem colocarmos limites Edwards.
Para perdoar mas perdoar Mogi.
Caraca perdoamos
buscar
a falta de perdão impede o perdão de Deus.
Mateus 6 12
quando não perdoamos aqueles que nos ofendem fechamos a porta para o perdão de Deus.
Na oração modelo onde Jesus nos ensina a orar ele aborda essa questão.
Não podemos receber aquilo que não damos.
a falta de perdão gera problemas
Hebreus 12:15
Quando não liberamos perdão nos privamos da Graça de Deus.
segundo a definição do dicionário larousse
Vivar significa impedir de fluir abster-se furtar-se.
Ao não perdoamos. E pedimos o fluir de Deus em nossa vida e nos privamos das suas bênçãos.
A falta de perdão traz perturbação tira o sono gera. Contenda e acaba contaminando aqueles que nos cercam gerando intrigas e divisões.
o vento do Perdão
dois amigos andavam pelo Deserto.
Em certo ponto da jornada ex discutiram e um amigo deu um tapa na face do outro.
Aquele que foi agredido ficou magoado, mas sem falar coisa alguma escreveu na areia hoje, meu melhor amigo me deu um tapa na cara.
Eles continuaram andando até que encontraram um oásis onde decidiram dar um mergulho.
Aquele homem que levou um tapa na cara entrou na água e começou a se afogar.
Automaticamente seu amigo veio e o salvou depois de recuperar o fôlego ele novamente escreveu na rocha hoje, meu amigo salvou minha vida.
O outro ficou curioso e perguntou.
Não entendo depois de ferido, você escreveu na areia e agora você escreve na rocha.
O outro explicou. Quando alguém nos fere deveríamos escrever na areia onde o vento do Perdão? Pode apagar.
Mas quando nós fazemos bem, deveremos talhar na rocha, onde nada, pode apagar.
o perdão torna-se
o perdão torna a nossa vida melhor portanto devemos fazer o quê ele
dê-lhe uma prática diária constante
dele
tomando atitude.
Ora ao Senhor pedindo ao Espírito Santo para lembrá-lo e ajudá-lo a liberar perdão para as pessoas que me ofenderam.
Se for necessário vá testa as pessoas e declare o perdão.
Você sentir o alívio e a graça de Deus e não dá seu coração trazendo ele uma paz tremenda.
inundarliberando o perdão
Mateus 18 21 22
consideramos que o perdão é algo muito importante para nossa vida.
A palavra perdoar é tão pequena porém é muito licenciada na prática.
negligenciada
a tendência natural é avaliar mas o tamanho da ofensa para depois julgar não se devemos ou não perdoar.
Ou ainda limitamos a quantidade de vezes alguém que merece nosso perdão.
que
entretanto olhando para Deus descobrimos que ele age de uma forma completamente diferente.
O nosso pai é rico em misericórdia o apóstolo Paulo chama de pai das misericórdias segundo a Coríntios 13.
3
Perdoar é liberar da dívida.
Mateus 18 23 27
Quando alguém comete alguma ofensa contra nós e não perdoarmos e temos a pessoa em nosso coração.
retemos
Guardar mágoas e sentimentos ruins no coração é algo nocivo tanto para nossa saúde espiritual, quanto física?
Quando não perdoamos ou simplesmente ouvirmos o nome do ofensor nós sentimos mal.
noite 2
alguns chegam a criticar.
Alguns chegam a trincar os dentes e suspirar uma palavra de maldição.
Ou muda ou é perdido o coração dispara perde-se o apetite.
Karakamsa ou não?
O humor muda ou é perdido o coração dispara perde-se o apetite?
Precisamos praticar o perdão.
Perdoar não é deixar de lembrar do fato ocorrido que nos gerou mágoas e sim abracem dor.
é liberar a pessoa do nosso coração perdoando a dívida não cobrando mais nada pelo que aconteceu
Ou seja não viver lembrando do fato sempre que nós nos sentimos ameaçados ou para justificar um erro nosso.
Perdão, não é por merecimento. Mas é por graça um favor imerecido.
Deus nos perdoou quando não o conhecíamos e não tínhamos mérito algum.
O senhor não limita o seu perdão e a quantidade de Pecados que cometemos jamais será empecilho para ele nos perdoe.
que
romanos 5:20.
A graça de Deus sempre será maior do que a Ofensa.
Devemos nos espelhar no pai e não condicionarmos o perdão ao merecimento nem colocarmos limites Edwards.
Para perdoar mas perdoar Mogi.
Caraca perdoamos
buscar
a falta de perdão impede o perdão de Deus.
Mateus 6 12
quando não perdoamos aqueles que nos ofendem fechamos a porta para o perdão de Deus.
Na oração modelo onde Jesus nos ensina a orar ele aborda essa questão.
Não podemos receber aquilo que não damos.
a falta de perdão gera problemas
Hebreus 12:15
Quando não liberamos perdão nos privamos da Graça de Deus.
segundo a definição do dicionário larousse
Vivar significa impedir de fluir abster-se furtar-se.
Ao não perdoamos. E pedimos o fluir de Deus em nossa vida e nos privamos das suas bênçãos.
A falta de perdão traz perturbação tira o sono gera. Contenda e acaba contaminando aqueles que nos cercam gerando intrigas e divisões.
o vento do Perdão
dois amigos andavam pelo Deserto.
Em certo ponto da jornada ex discutiram e um amigo deu um tapa na face do outro.
Aquele que foi agredido ficou magoado, mas sem falar coisa alguma escreveu na areia hoje, meu melhor amigo me deu um tapa na cara.
Eles continuaram andando até que encontraram um oásis onde decidiram dar um mergulho.
Aquele homem que levou um tapa na cara entrou na água e começou a se afogar.
Automaticamente seu amigo veio e o salvou depois de recuperar o fôlego ele novamente escreveu na rocha hoje, meu amigo salvou minha vida.
O outro ficou curioso e perguntou.
Não entendo depois de ferido, você escreveu na areia e agora você escreve na rocha.
O outro explicou. Quando alguém nos fere deveríamos escrever na areia onde o vento do Perdão? Pode apagar.
Mas quando nós fazemos bem, deveremos talhar na rocha, onde nada, pode apagar.
o perdão torna-se
o perdão torna a nossa vida melhor portanto devemos fazer o quê ele
dê-lhe uma prática diária constante
dele
tomando atitude.
Ora ao Senhor pedindo ao Espírito Santo para lembrá-lo e ajudá-lo a liberar perdão para as pessoas que me ofenderam.
Se for necessário vá testa as pessoas e declare o perdão.
Você sentir o alívio e a graça de Deus e não dá seu coração trazendo ele uma paz tremenda.
inundar