O tipo de armazenamento refere-se ao formato do certificado digital que será entregue a você pela empresa que emitiu. As opções disponíveis na nossa ferramenta de comparação são:
A1 – ARQUIVO
O certificado vem em formado de arquivo de computador normal com a extensão .pfx, não necessita de tokens ou smartcards. Neste caso você pode instalar aonde for usar, por exemplo, no seu navegador de internet, no sistema de emissão de NF-e, etc.
A3 – CARTÃO
O certificado vem gravado fisicamente em um cartão (smartcard). Para esta opção, saiba que você já deve ter uma leitora instalada no computador para ler este cartão. Em geral, quem gosta desta opção são os contadores, uma vez que ele já tem a leitora dele e solicita apenas que os clientes que comprem o cartão.
A3 – CARTÃO E LEITORA
O certificado vem gravado fisicamente em um cartão (smartcard). Para esta opção, você estará comprando também uma leitora para ler este cartão.
A3 – TOKEN
O certificado vem gravado fisicamente em um token. Um token é um dispositivo com formato parecido com um pendrive, mas é só no formato. O token faz o mesmo papel de um cartão e leitora e portanto, basta conecta-lo no computador, instalar e começar usar.
A3 – SOMENTE CERTIFICADO
Nesta opção você estará comprando apenas o certificado, logo você precisa de um cartão (smartcard) ou um token para que seja gravado o certificado digital nele. Esta opção são para as pessoas que estão comprando pela segunda e por isso já tem o dispositivo (cartão ou token).
Enfim, qual tipo de armazenamento escolher então?
Antes de tudo saiba que tanto o A1 quanto o A3, seu nível de segurança para a assinatura digital é completamente confiável, possuindo fé pública e sendo aceito até mesmo nos tribunais como legítima validação de identidade de quem assinou digitalmente.
Bem, esse caso temos duas dicas para você. A primeira dica de ouro é a mesma da anterior: Quem te exigiu o certificado digital tem a obrigação de dizer qual tipo é aceito. Hoje muitos software de emissão de NF-e aceitam apenas o tipo A1. Se o seu certificado será usado apenas pelo seu contador, talvez seja interessante comprar apenas um cartão, enfim seja quem for, é certo que saberão te informar o tipo certo.
A segunda dica de ouro é que você faça a escolha de acordo com a sua rotina de utilização. Vamos lhe dar alguns exemplos para ajudar você a encontrar o melhor tipo para o seu caso:
Se você vai usar um na sua empresa para emitir NF-e e o contador vai usar seu certificado para enviar declarações contábeis, escolha o tipo A1, pois assim tanto você quanto o contador poderão usar ao mesmo tempo.
Se a sua empresa emite muitas notas fiscais por dia, a escolha do A1 é um ponto a ser considerado pela agilidade no processo.
Se você é um profissional que usa o certificado digital em casa e no trabalho, então a mobilidade é importante, logo escolha o tipo A3, pois assim apenas você estará de posse do seu certificado e poderá levá-lo para qualquer lugar. Esse dispositivo é muito seguro e não pode ser utilizado por outros sem o conhecimento da senha de acesso PIN.
Se você é alguém que não gosta de ter preocupações burocráticas todo ano com certificado digital, compre um A3 com a maior validade possível, assim você se livra de todo ano ter que comprar, agendar e ir em um lugar tirar o seu certificado.