Educação para Jovens e Adultos
O presente curso trabalhará a temática Educação para Jovens e Adultos, assim prezado estudante seja bem-vindo, contamos com sua participação e empenho no decorrer do curso para melhor aproveitamento dos materiais e recursos, que haja troca de conhecimentos e experiências, para que tenhamos uma aprendizagem significativa sobre um assunto tão especial como este.
A EJA é uma categoria de ensino, destinada a jovens e adultos que não finalizaram ou tiveram acesso ao ensino na idade apropriada, possui uma proposta pedagógica adaptável onde se considera as diferenças de cada aluno, seus conhecimentos informais a partir das vivências do seu dia a dia.
Dados importantes a serem destacados é o percentual de analfabetos com 15 anos ou mais no Brasil, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) 2018, esta taxa foi estimada em 11,3 milhões de analfabetos.
Acreditamos que todo indivíduo adulto possui sua própria experiência de vida, dessa forma o educador deve trabalhar com estratégias de aprendizagem de acordo com seus alunos, o ensino deve ser significativo e atrativo para que os mesmos continuem no curso.
Será abordado no decorrer do curso alguns tópicos importantes, como histórico, leis, abordagens, dificuldades, pesquisadores e autores que trabalham e estudam essa modalidade de ensino.
Todos os autores possuem papel importante, dentre eles o principal estudioso e pai da EJA temos Paulo Freire, esse curso vai contar com vários trabalhos do autor.
Em relação a legislação o brasil conta com a constituição e leis criadas para assegurar o direito a uma educação de qualidade para todas as pessoas, vale ressaltar o art. 4º. inciso VII da LDB: " Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: (...) VII - oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola. (REPÚBLICA, Presidência. 1996)."
Portanto, reconhecer historicamente os sujeitos que compõem a EJA é um dos principais objetivos do nosso curso.
Reconhecer que cada aluno tem suas especificidades fora do ambiente escolar, que só de estarem ali já estão superando grandes e significativos obstáculos.
É importante criar possibilidades que contribuem não só para o aprendizado dos alunos, mas também para sua permanência na escola. Desta forma, trazendo elementos do cotidiano, dia a dia que os alunos já conheçam previamente, para que o aprendizado seja a partir de algo concreto, e não abstrato, de difícil entendimento.
Nosso curso está pronto para instigar o senso crítico de cada aluno, transformando-o em um cidadão mais crítico e participativo na sociedade a partir de um ensino EJA de qualidade.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Planalto, Brasília, DF, 20 de dez. 1996. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 16 jun. 2020.
Conhece o brasil - população educação. IBGE educa, 2018. Disponível em:<https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-obrasil/populacao/18317 educacao.html>. Acesso em 22 de jun. de 2020.
SILVA, Jorge L. T. da. Princípios da educação de jovens e adultos. Mec. Disponível em: . Acesso em 22 de junho de 2020.