Zusammenfassung der Ressource
Flussdiagrammknoten
- Conflitos na África
DAVI 28/10
Nº18
- - Apartheid na África do Sul
-Atualmente, é um país emergente em que enfrentou um dos problemas étnicos-raciais mais graves no século XX. O Apartheid proibia a população negra de usufruir das mesmas condições de vida da população branca.
-O confinamento geográfico é composto pela separação de vivência social, além de serem proibidos ou estabelecidos locais específicos para cada etnia.
-Nelson Mandela foi o principal líder da resistência ao apartheid, em que ficou preso por 28 anos ( de 62 a 90 ).
- -A Somália é uma região localizada no Chifre da África, em que é considerada a área mais problemáticas do continente, com instabilidade política e elevados índices de pobreza e fome.
-A Somália possui conflitos históricos com a Etiópia e ainda assim as disputas internas entre os diversos grupos étnicos do país, em que resultou em um dos conflitos mais sangrentos no início de 1990.
-Estima-se que, somente em 2017, mais de um milhão de pessoas se refugiaram em outros países. Todos esses fatores contribuem para o avanço de grupos radicais islâmicos, como o Al Shabbaab.
-Outra situação, é o caso dos grupos piratas na região do Chifre da África.
- -A República Democrática do Congo se tornou independente em 1960, a partir da saída da Bélgica e da França da região. O país possui importantes reservas de petróleo, minérios e diamantes, que resultam em disputas pelo controle do poder do país.
-Com isso empresas mineradoras estrangeiras financiaram um ditador, Mobutu Sese Seko (assumiu o poder em 1965 e ficou no poder por mais de 30 anos), para que enriquecessem e deixassem a população local ainda mais pobre.
-Em 1990 os militares assumiram o poder liderados pelo Kabila, mas este foi assassinado no início do século XXI.
- -A Nigéria ficava localizada no ocidental da África, em que é o país mais populoso do continente, cuja maior riqueza é a exploração de petróleo.
-Recentemente, ela vem sofrendo uma violência crescente devido ao avanço do grupo fundamentalista islâmico Boko Haram. Eles tem como objetivo combater a cultura ocidental e estabelecer uma república islâmica. E para que isso se consolida-se eles cometeram ações terroristas, como ataques a locais públicos e também o movimento mais violento em 2014 com o sequestro de meninas e meninos.