Zusammenfassung der Ressource
População e Geografia
- No campo da Geografia, o termo população refere-se ao conjunto de pessoas que vive em determinado lugar: uma cidade, um estado, um país e um continente.
- O conceito de população absoluta refere-se ao n° total de habitantes que vive em determinado lugar (povoado, cidade, estado, região, país, continente).
- As áreas de ocupação muito antigas são, em geral, mais densamente povoadas que as de ocupação mais recente.
- As regiões mais industrializadas e desenvolvidas do planeta, como grande parte do continente, o nordeste dos EUA e o Japão, são intensamente povoadas.
- As regiões de crescimento econômico e que oferecem boa qualidade de vida, tornando-se, assim, mais povoadas.
- Elevadas densidades demográficas também são encontradas em regiões economicamente menos desenvolvidas, de certas regiões de povoamento milenar, como Índia, Paquistão e Vietnã.
- No continente asiático, e de outras regiões em países por altas taxas de cresc. demográfico, como Ruanda, Uganda, Nigéria e Burundi, no continente africano.
- As regiões extremamente geladas das zonas polares , como do Saara, no norte da África, e de Gobi, entre a China e a Mongólia, na Ásia, apresentam densid. demográficas mt baixas.
- Muitos países que são menos povoados, como é o caso do Brasil, apresentam sérios problemas sociais e econômicos.
- A redução da taxa de mortalidade ocorreu tanto pela melhoria das condições higiênicas e sanitárias da população
- Melhoria dos serviços de saúde e dos avanços na medicina, como a descoberta de vacinas e novos medicamentos, como antibióticos.
- Nos países mais desenvolvidos, a taxa de natalidade vem diminuindo, principalmente por causa do êxodo rural e do processo de urbanização.
- Maior parte da população vive no meio rural, com baixa ausência de planejamento familiar, a taxa de natalidade continua elevada.
- Fase 1 Caracterizada por altas taxas de natalidade e de mortalidade. O grande n° de nascimentos e também de mortes, provicadas por doenças, epidemias, catástrofes e faltas de recursos médicos, mantinha o cresc. demográfico baixo.
- Fase 2 Os países que se urbanizaram primeiro, como Inglaterra, França, Alemanha, EUA e Japão. Alguns países subdesenvolvidos, como Brasil, atingiram essa fase.
- Fase 3 O cresc. demográfico começa a diminuir, assim como a mortalidade, a taxa de natalidade também entra em declínio.
- Fase 4 As taxas de mortalidade e de natalidade se reduzem ainda mais e o cresc. demográfico atinge patamares mínimos e negativos.
- Os motivos que provocam as migrações podem estar ligados a fatores de ordem natural, como a ocorrência de catástrofes ambientais, como secas, inundações, terremotos e tsunâmis.
- Os migrantes que vivem na clandestinidade, trabalhando sem garantias e sobrevivendo em condições mt difíceis, muitos acabam se envilvendo com a criminalidade.
- Os movimentos de grupos xenófobos que, apoiados em ideias racistas. Alguns desses grupos unem a xenofobia à intolerância às minorias .
- Além dos refugiados, existem ainda os chamados deslocados internos, pessoas que foram obrigadas a deixar suas casas, mas permanecem abrigadas em seus próprios países.