REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS (HC) (HD) (MI) (AP)

Beschreibung

terceiro grau Dir. Const. e Empresarial Mindmap am REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS (HC) (HD) (MI) (AP), erstellt von fabricio vitti am 03/05/2014.
fabricio vitti
Mindmap von fabricio vitti, aktualisiert more than 1 year ago
fabricio vitti
Erstellt von fabricio vitti vor mehr als 10 Jahre
214
4

Zusammenfassung der Ressource

REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS (HC) (HD) (MI) (AP)
  1. LXVIII - conceder-se-á "habeas-corpus" sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder.
    1. É remédio que protege o direito da liberdade de locomoção, ou seja, de ir e vir, obviamente essa liberdade não é absoluta, pois não é qualquer pessoa que pode entra na minha casa. Protege a liberdade que foi serceada ou ameaçada.
      1. Possui natureza de direito PENAL, criminal, mas se for preso por não pagamento de pensão, não cabe Hc, pois é prisão civil, cabendo agravo de instrumento. O pai quando castiga o filho (preso no quarto) está cometendo crime, mas não cabe HC, não respondendo por estar no exercício regular do direito, a leg. defesa, estado de necessidade, estrito cumprimento do dever legal não são puníveis.
        1. O HC pode ser preventivo (salvo conduto), ocorre quando a liberdade está sendo ameaçada ou Repressivo quando a liberdade já foi violada, já está preso, sendo emitido o alvará de soltura.
          1. Para interpor o HC não precisa de Advogado e é gratuito, não possui forma prevista para ser feito, qualquer pessoa pode impetrar, ser o impetrante (PF, PJ, menor, estrangeiro etc).
            1. Existe o Paciente (pessoa que tem liberdade violada ou ameaçada), impetrante (quem se dirige ao judiciário para interpor o HC, pode ser o paciente) e o impetrado que pode ser PF, PJ estatal ou Privado (hospital psiquiátrico e pai).
              1. Se o particular impetrar não pode cobrar para isso, mas o advogado pode.
                1. O juiz se competente pode reconhecer de officio a prisão ilegal, se não for (não é ele que vai julgar) pode até impetrar o HC , mas não pode julgar. O promotor pode impetrar de officio o HC, ele pede de officio e o juiz julga de officio.
                  1. Cabe Liminar no HC, mas não cabe HC em relação a punições disciplinares militares (Art. 142 § 2 CF). A lesão ou ameaça da liberdade é por Ilegalidade (Não estar de acordo com a lei) ou Abuso de Poder (a prisão é legal, mas o meio pelo qual foi feita é abusivo. Ex: algemar quem não oferece resistência).
                  2. LXXII - conceder-se-á "habeas-data": A) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público; B) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo;
                    1. Portanto o HD é remédio constitucional que garante o acesso a informação, Tem natureza CÍVEL e é instrumento individual, já que não existe HD coletivo.
                      1. Tem caráter personalíssimo, pois a CF diz que serve para assegurar informações da pessoa do impetrante, dessa forma o impetrante é o próprio interessado. Não pode impetrar em nome alheio, por isso não existe o Paciente.
                        1. Para impetrar o HD é preciso de capacidade postulatória, ou seja, precisa de advogado.
                          1. O HD possui a finalidade de ACESSO, RETIFICAÇÃO e COMPLEMENTAÇÃO (quando casa e coloca o nome do marido) da informação.
                            1. Existem dois casos que se pode entrar com HD para adquirir informação alheia, na verdade pode impetrar em nome do falecido, é o caso de cônjuge do falecido ou sucessor do falecido, são as duas únicas exceções da pessoalidade do HD.
                              1. O legitimado ativo é apenas o impetrante, salvo as 2 exceções, mas pode ser pessoa física ou jurídica. O sócio não pode pedir no nome dele dados da empresa e nem ela pedir dele, deve ser sempre no nome do sócio ou da própria empresa. É remédio gratuito. Se for informação administrativa o sócio pode pedir.
                                1. A legitimidade passiva é de pessoa jurídica de direito público ou de privado que controle banco de dados de caráter público.
                                  1. Para impetrar o HD deve haver recusa da via administrativa (Súmula 02 STJ)
                                  2. LXXI - conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania
                                    1. Nossa Constituição é repleta de normas de eficácia Limitada, as quais necessitam de norma regulamentadora para dar eficácia aos direitos constitucionais.
                                      1. Pode ocorrer de existir o direito previsto na CF, mas não ter a norma que o regulamente, não podendo ser utilizado pelo cidadão, sendo uma inconstitucionalidade por omissão, e nesse caso usa-se o MI para proteger o cidadão dessa omissão legislativa, protegê-lo dessa privação. Se a omissão impedir direito previsto em norma infraconstitucional não cabe MI. O MI é uma ordem para que satisfaça o direito.
                                        1. Seu principal objetivo é dar funcionalidade ou eficácia a um direito constitucional reparando a omissão. Nos traz segurança, pois com ou sem lei nosso direito previsto será garantido.
                                          1. É necessário advogado para sua impetração, o legitimado passivo pode ser a U, E, DF e M, mas nunca será o congresso, assembleia ou câmara, pois os entes apenas legislam por meio deles. Então pode até ser réu a União e o Congresso, mas nunca esse sozinho.
                                          2. LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência
                                            1. Diferente da ação civil pública impetrada pelo MP a ação popular pode ser impetrada por qualquer cidadão (Dir. políticos). O MP ajuda na ação popular, se você desistir ele continua. Permite que o cidadão fiscalize a gestão da coisa pública.
                                              1. Tem natureza judicial, e protege de atos lesivos ao patrimônio público. Se o ato lesivo for contra União qualquer cidadão da união pode entrar, se for contra o Estado qualquer cidadão do Estado pode entrar e se for contra o município qualquer cidadão do município pode entrar.
                                                1. Como regra não tem custas e honorário de sucumbências, salvo se o autor estiver de má fé.
                                                  1. Ficam excluídos de impetrar a Ação Popular as pessoa jurídicas, estrangeiros, o MP e os Brasileiros privados de seus direitos políticos.
                                                  Zusammenfassung anzeigen Zusammenfassung ausblenden

                                                  ähnlicher Inhalt

                                                  Sehenswürdigkeiten Deutschlands
                                                  Natalia Romanova
                                                  Historische Fakten des 20. Jahrhunderts
                                                  AntonS
                                                  Kraftwerke und Stromsicherheit
                                                  Peter Kasebacher
                                                  Die Zelle
                                                  Tahir Celikkol
                                                  Kunststoffe - Einführung
                                                  Fabian B.
                                                  La mondialisation - Vocab
                                                  Gaelle Bourgeois
                                                  Euro-FH // Zusammenfassung PEPS2
                                                  Robert Paul
                                                  Baustoffkunde 1
                                                  Zeynep Züleyha
                                                  Bevölkerungssoziologie Kytir WS18 (Univie)
                                                  Lissi Ix
                                                  Vetie Gerichtliche Veterinärmedizin
                                                  Fioras Hu
                                                  Vetie - Spezielle Pathologie 2021
                                                  Valerie Nymphe