Frage 1
Frage
Texto para estudo: Ideias, concepções e teorias que sustentam a prática de qualquer professor, mesmo quando ele não tem consciência delas. (Telma Weisz)
Leia o título do texto acima e liste os conteúdos que ele sugere.
Antworten
-
- Relação entre teoria e prática
-
- As concepções e teorias em educação
-
- O senso comum e a prática reflexiva
Frage 2
Frage
É correto afirmar que cabe ao aluno criar situações que permitam a sua aprendizagem?
Antworten
-
É correto uma vez que o aluno aprende a escrever melhor se ele mesmo organizar de forma lúdica os conteúdos de ensino.
-
Não é correto, uma vez que cabe ao professor criar situações que permitam aos alunos vivenciar os usos sociais que se faz da escrita dos gêneros textuais, a linguagem de vários textos comunicativos.
Frage 3
Frage
Assinale as afirmações que indicam “como o professor deve reagir diante de um aluno não alfabetizado”. Como apoiar a construção da aprendizagem?
Antworten
-
O professor deve usar tudo o que sabe sobre as hipóteses que as crianças constroem a respeito da escrita para poder interpretar o que o aluno escreveu, ajudá-lo a avançar.
-
Somente em casos específicos cabe ao professor organizar a situação de aprendizagem de forma a oferecer informação adequada.
-
Sua função é observar a ação das crianças e problematizar suas produções.
-
Não é uma situação considerada significativa, o professor permitir que o aluno se arrisque a escrever do jeito que imagina.
-
O professor funciona como uma espécie de diretor de cena ou de contra-regra e cabe a ele montar o andaime para apoiar a construção do aprendiz.
Frage 4
Frage
Considerando que na teoria construtivista o conhecimento não é gerado do nada, é uma transformação permanente a partir do conhecimento já existente, é correto afirmar que:
Antworten
-
Para os construtivistas, nem todo aprendiz é um sujeito protagonista do seu próprio processo de aprendizagem.
-
O professor não precisa se preocupar com a aprendizagem de seus alunos, uma vez que o conhecimento é construído a partir do que já sabem.
-
É o conhecimento que cada um já possui que explica as diferentes formas e tempos de aprendizagem que existe entre os alunos. E a intervenção do professor nesse processo é necessária.
-
A intervenção do professor no processo não é necessária, porque o conhecimento que cada um já possui é suficiente para explicar as diferentes formas e tempos de aprendizagem que existe entre os alunos.
Frage 5
Frage
Para Telma Weisz, os professores trazem enraizados em si, ideias e práticas que mesmo querendo não conseguem abandonar, pois suas práticas ainda estão, mesmo que inconscientemente, ligadas ao modo de alfabetizar na teoria empirista. Segunda a autora como os educadores desta geração poderão reconstruir suas práticas visando uma concepção construtivista?
Antworten
-
Usar as cartilhas frequentemente, pois nelas contém tudo que o aluno precisa aprender, alguns ajustes poderão ser feitos, desde que o professor não fuja do modelo proposto na cartilha. A ideia é fazer com que os alunos memorizem os conteúdos, e assim se sairão melhor nas avaliações escolares.
-
Entendendo que o conhecimento não é concebido como uma cópia do real, incorporado diretamente pelo sujeito: pressupõe uma atividade, por parte de quem aprende, que organiza e integra os novos conhecimentos aos já existentes. Isso vale tanto para o aluno quanto para o professor em processo de transformação.
-
A ideia predominante é que deve ser fazer com que os alunos memorizem os conteúdos, e assim se sairão melhor nas avaliações escolares.
Frage 6
Frage
Marque as alternativas verdadeira sobre a seguinte questão:
As cartilhas trabalham com uma concepção de língua escrita como transcrição da fala: elas supõem que:
Antworten
-
A língua escrita não está relacionada de nenhuma forma com a fala.
-
Os textos são construídos sem nenhuma função com relação a essa transcrição entre língua escrita e fala.
-
Os textos são construídos com a função de tornar clara (segundo o que elas supõem) essa relação de transcrição.
-
A escrita é como espelho da língua que se fala.
Frage 7
Frage
Indique nas alternativas a seguir, o que é correto afirmar sobre a "concepção empirista".
Antworten
-
Na concepção empirista o conhecimento prévio é base de aprendizagem.
-
A concepção empirista e a concepção construtivista dão origem a práticas pedagógicas muito diferentes.
-
Na concepção empirista , a aprendizagem se dá pelo acúmulo de informações e o ensino deve investir na memorização.
-
Para a teoria empirista, o texto cita uma metáfora dita por Paulo Freire “educação bancaria”, um ensino que se deposita na mente do aluno.
-
Para os empiristas a aprendizagem se da a partir de situações que leve o aprendiz, ao desafio e à reflexão.
Frage 8
Frage
Depois de fazer a análise do texto de Telma Weisz é correto o que se afirma em:
Antworten
-
No modelo de aprendizagem empirista o conhecimento não é concebido como uma cópia do real, incorporado diretamente pelo sujeito: pressupõe uma atividade, por parte de quem aprende, que organiza e integra os novos conhecimentos aos já existentes.
-
Quando a autora se expressa “Se é o aluno quem vai construir o conhecimento, que os professores teriam a fazer dentro da sala de aula”? Ela faz uma critica sobre as concepções metodológicas de uma prática pedagógica que se criou fazendo uma má interpretação da fundamentação teórica.
-
Na concepção do modelo de aprendizagem construtivista, não é considerada a aprendizagem, a partir da metodologia do professor, e de suas concepções, ponderando que o aprendiz sempre sabe alguma coisa e que o mesmo poderá utilizar desse conhecimento para continuar aprendendo, a partir da participação em situações nas quais os contextos tem uma função social.
-
A autora defende que a alfabetização através das famílias silábicas, em ordem sequencial e de modo repetitivo é a melhor maneira do aluno memorizar e consequentemente é o melhor método para a alfabetização das crianças.
Frage 9
Frage
Telma Weisz cita uma metáfora muito conhecida de Paulo Freire quando o assunto é alfabetização, a "educação bancária". Justifique essa metáfora conforme o que é relatado por Weisz.
Antworten
-
Segundo a concepção dada por Weisz, o aprendiz é alguém que vai juntando informações, e no decorrer desse processo pode obter um "estalo", onde irá perceber o real sentido do que lhe foi transmitido podendo aprender exatamente como foi ensinado. caracterizando o aluno como uma especie de "banco", onde apenas são depositadas informação, não havendo um diálogo entre professores e alunos.
-
A "educação bancária" é um ensino, onde há a participação interina de todos os alunos, havendo assim trocas de informações e diálogos presentes em todas as aulas, caracterizando o processo de ensino e aprendizado eficaz .
-
A educação bancária caracteriza o aluno como uma especie de "banco", onde apenas são depositadas informação, não havendo um diálogo entre professores e alunos.
Frage 10
Frage
Sabendo que qualquer um pode aprender muito sobre a língua escrita, mesmo sem poder ler e escrever autonomamente, o que o professor deve fazer para introduzir realmente o aluno no sistema alfabético?
Antworten
-
Criar situações que permitam aos alunos vivenciar os usos sociais que se faz da escrita, as características dos diferentes gêneros textuais, a linguagem adequada a diferentes contextos comunicativos, além do sistema pelo qual a língua é grafada, o sistema alfabeto.
-
Deixar que o aluno construa seu próprio conhecimento , não ensinando, informando e nem corrigindo, deixando que o mesmo faça do seu jeito.
-
Introduzir no cotidiano do aluno a leitura de textos, levando-o a participar de situações sociais nos quais os textos reais são utilizados, pensar sobre os usos, as características e o funcionamento da língua escrita.
Frage 11
Frage
A Teoria Empirista se expressa em que modelo e como podemos defini-lo?
Antworten
-
Define a aprendizagem como uma substituição à memorização já que o aluno não precisa acumular conteúdo para aprender o certo.
-
Se expressa num modelo de aprendizagem conhecido como de “estímulo-resposta”, e define a aprendizagem como a substituição de respostas erradas por respostas certas, a hipótese dessa concepção é que o aluno precisa memorizar e fixar informações, acumulando as mesmas com o tempo.
Frage 12
Frage
O que os professores precisam fazer para deixar de praticar a teoria empirista?
Antworten
-
O professor precisa adotar uma postura de imposição para que os alunos realizem as atividades de acordo com o planejado.
-
É preciso adotar o modelo construtivista, reconstruir toda sua prática reconhecendo que o conhecimento não deve ser concebível como apenas uma cópia.
-
As atividades desenvolvidas devem ser pensadas na aprendizagem dos alunos a partir de suas realidades, criando situações que promovam uma aprendizagem significativa através de diferentes gêneros, linguagem adequada, contextos comunicativos etc.
-
Deve-se seguir rigorosamente os materiais norteadores (livros e apostilas) destinados à educação, trabalhando a escrita através da transcrição de frases e palavras sem conexões.
Frage 13
Frage
A prática docente é um processo de construção diária onde todos os envolvidos são considerados seres capazes de ensinar e aprender. O professor é um norteador, que direciona a aprendizagem. No texto de Telma Weisz existe uma metáfora de Freire conhecida como “educação bancaria” que serve para enfatizar uma educação onde os professores esperam que seus alunos tenham uma espécie de “estalo”. Sobre o que foi estudado no texto, porque de se usar o “estalo” para explicar a desenvolvimento do aluno?
Antworten
-
O modo “estalo” é usado para explicar o porquê alguns alunos “aprendem” e outros não, sendo mais uma maneira de taxar os alunos como capazes e incapazes de aprender, mas os que supostamente aprenderam na realidade apenas tiveram uma facilidade maior em memorizar o que foi proposto.
-
O modo "estalo" O modo “estalo” supõe acumulação, onde por um método automático e de memorização o aluno é simplesmente usado como um depósito de informações, sem nem uma preocupação de entender o porquê de cada uma.
-
O estalo é quando o aluno consegue entender verdadeiramente tudo o que foi proposto pelo docente, onde ocorre a formação integral do educando.
Frage 14
Frage
Como sabemos uma criança já traz o conhecimento consigo mesma, levando em conta a concepção empirista, como o professor alfabetiza a criança?
Antworten
-
O professor se baseia na ideia de que o aprendiz é um sujeito protagonista do seu próprio processo de aprendizagem,alguém que vai produzir a transformação que converte informação em conhecimento próprio.
-
Primeiro a criança precisa aprender a fazer barulho com a boca diante das letras para depois poder aprender a ler de verdade e a produzir sentido de textos escritos.
-
Num modelo empirista a informação é introjetada, ou não, porque o aprendiz tem que permanecer tranquila e com os sentidos abertos para introjetar a informação que lhe é oferecida, da maneira como é oferecida.
Frage 15
Frage
Após o estudo do texto de Tema Weisz, é correto afirmar que:
Antworten
-
Na concepção empirista o sujeito de aprendizagem seria vazio na sua origem, sendo “preenchido” pelas experiências que tem com o mundo.
-
De acordo com a concepção construtivista o conhecimento esta “fora” do sujeito e é internalizada através dos sentidos, ativados pela ação física e perceptual, o aprendiz é alguém que vai juntando informações.
-
O processo de ensino da concepção empirista se caracteriza pela cópia, na escrita sobre ditado, na memorização pura e simples de curto prazo para reconhecimento da família silábica.
-
Segundo a concepção construtivista o professor funciona como uma espécie de diretor de cena ou contra regra, cabendo a ele montar o andaime para apoiar a construção do aprendiz.
Frage 16
Frage
O texto de Telma Weiz faz uma reflexão sobre as diferentes metodologias de alfabetizar e traz exemplos sobre a cartilha e a maneira que é utilizada. O professor em sua prática cotidiana faz com que não perceba certos costumes, e nem o mal que pode causar a seus alunos. Quais são algumas orientações que autora faz no texto sobre as possibilidades de alfabetizar o aluno num contexto geral?
Antworten
-
O aprendiz é um sujeito, protagonista do seu próprio processo de aprendizagem, alguém que vai produzir a transformação que converte informação em conhecimento próprio.
-
A construção, pelo aprendiz, não se dá por si mesma e no vazio, mas a partir de situações nas quais ele possa agir sobre o que é objeto de seu conhecimento, pensar sobre ele, recebendo ajuda, sendo desafiado a refletir, interagindo com outras pessoas.
-
Uma opção é ensinar usando apenas as cartilhas, as famílias silábicas uma de cada vez para que o aluno não confunda elas. E assim, começa a inserir pequenas frases.
Frage 17
Frage
Marque o que é verdadeiro a partir das seguintes questões:
Antworten
-
As cartilhas repassadas pelo governo nas escolas favorecem os alunos a serem seres pensantes, descobridores, já que tem em suas mãos uma importante ferramenta didática utilizada para a alfabetização.
-
A visão empirista não gera nenhuma forma de conhecimento para o aluno haja vista que o mesmo é dotado de sabedoria no que diz respeito a aprendizagem escolar.
-
O ensino mecânico não é algo prejudicial para o aluno, o processo de ensino acontece de forma natural e o foco principal é apenas formar cidadãos com diversas aptidões para o futuro.
-
O ensino para os alunos segundo Paulo Freire, não deveria ser’’ bancária’’ respeitando o lado cognitivo de cada aluno, tendo livre arbítrio de expressão e opinião no espaço escolar.
Frage 18
Frage
De acordo com Weisz a aprendizagem construtivista exige que o professor adote diferentes metodologias para que os alunos construam seus conhecimentos . No decorrer do texto, a autora cita alguns equívocos de professores na aplicação de um modelo construtivista, quais seriam eles?
Antworten
-
Mesclar conhecimentos acreditando que alguns se constroem outros não.
-
Acreditar que a escrita silábica favorece o processo de alfabetização.
-
Acreditar que por seus alunos serem capazes de construir o conhecimento não precisam ser ensinados.