GoConqr hat ein neues Design! Sag uns, wie es dir gefällt.

Karteikarten

Palavras Técnicas

Daiane Lins Portugiesisch 5,0Durchschnittliche Bewertung 5,0 von 5 (1 Bewertung) 31 Karten

Karten in diesem Stapel (31)

  1. 1AlongamentoAumento do comprimento de um material submetido a um ensaio de tração.
  2. 2AplainamentoOperação de usinagem cujo corte gera superfícies planas. O movimento de corte é apenas de translação. A peça se move enquanto a ferramenta permanece estática, ou vice-versa. Pode-se obter no aplainamento também superfícies perfiladas.
  3. 3Ar comprimidoAr sob compressão utilizado como fonte de energia para a realização de trabalho.
  4. 4Atuadores pneumáticosElementos de um circuito pneumático que realizam trabalho. Convertem energia fluida em energia mecânica. O principal tipo de atuador pneumático é o atuador linear (cilindro).
    Os atuadores lineares são os elementos pneumáticos mais usados em automóveis, sendo de simples manutenção e fixação, possuem variedades em formas construtivas e a maioria são normalizados.
  5. 5AustenitizaçãoTratamento térmico para efetuar a dissolução do carbono no ferro CFC, formando assim a austenita.
  6. 6BrasagemDesta forma os metais de base não se fundem e a união ocorre por ancoramento mecânico devido à contração do material de adição durante a sua solidificação.
  7. 7BrocaPossui a forma de cilindro, no qual é cunhada a parte cortante em forma de hélice. A ponta da broca é de forma pontiaguda, para servir de orientação a ela quando estiver perfurando a peça.
  8. 8BrochamentoOperação que consiste em arrancar linear e progressivamente cavaco da superfície de um corpo, mediante uma sucessão ordenada de fios de corte.
  9. 9Matéria-PrimaA substância principal que se utiliza na fabricação de alguma coisa.
  10. 10CarepaPelícula de óxido de ferro que se forma na superfície do aço laminado a quente, sendo removida com sprays de água em alta pressão, entre outros métodos. Em outras palavras, a carepa é a esfoliação superficial formada por resíduos oxidados.
  11. 11CavacoMaterial removido da peça durante o processo de usinagem pela ação da ferramenta de corte, cujo objetivo é obter uma peça com forma e dimensões definidas.
  12. 12CementaçãoTratamento termoquímico que consiste em "carbonizar" a camada superficial da peça.
  13. 13CianetaçãoDá-se o nome de cianetação à carbonitretação realizada em meio líquido.
  14. 14Condutividade elétricaCapacidade dos materiais de conduzirem ou transmitirem corrente elétrica.
  15. 15DuctilidadeCapacidade dos materiais de se deformarem sem se romperem.
  16. 16DurezaResistência que o material oferece à penetração de um corpo duro.
  17. 17ElasticidadeCapacidade de um material de voltar à forma original em ciclo de carregamento e descarregamento. A deformação elástica é removível, ou seja, desaparece quando a tensão é removida.
  18. 18Elementos de ligaElementos químicos adicionados a uma matriz visando a formação de ligas metálicas.
  19. 19ErosãoDesgaste ocasionado pelo contato de metal contra fluidos em movimento.
  20. 20EscóriaRejeito da redução do minério de ferro.
  21. 21EsmerilRebolo de material especialmente duro que gira presa ao eixo de um motor elétrico. O rebolo se movimenta em alta rotação. Serve para afiar ferramentas de uma oficina, tirar rebarbas de uma peça forjada ou serrada, arredondar cantos de peças, etc.
  22. 22Fluidos de corteElementos aplicados na ferramenta e no material que está sendo usinado a fim de facilitar a operação de corte.
  23. 23DútilQue pode ser comprimido ou estirado sem se partir, maleável.
  24. 24FresamentoOperação de usinagem na qual a ferramenta (fresa) apresenta arestas cortantes ao redor do seu eixo, girando com movimento uniforme (rotacional) para arrancar o cavaco.
  25. 25FundiçãoProcesso de fabricação que consiste em vazar (despejar) metal líquido num molde contendo uma cavidade com a geometria desejada para a peça final.
  26. 26FuraçãoProcesso de usinagem no qual os cavacos são removidos pelo giro da ferramenta em volta de seu eixo e pelo avanço na direção do eixo de giro. Destina-se a fazer furos.
  27. 27FuradeirasMáquinas operatrizes que têm por função principal executar furos nos mais diversos tipos de materiais.
  28. 28FusãoPassagem da substância do estado sólido para o líquido, que ocorre com absorção de calor.
  29. 29Grandezas de corteGrandezas que devem ser ajustadas direta ou indiretamente para uma eficiente retirada de cavaco. As principais grandezas de corte são: velocidade de corte, avanço e profundidade de corte.
  30. 30Relógio comparador mecânicoInstrumento de grande precisão de sensibilidade utilizado na centragem de peças na usinagem, verificações de excentricidade e empeno, alinhamento de máquinas, verificação de medidas por comparação, etc.
  31. 31TornosMáquinas operatrizes que permitem a transformação de um sólido indefinido, fazendo-o girar em volta de um eixo e arrancando-lhe perifericamente material por meio de uma ferramenta de corte, transformando-a em uma peça bem definida em forma e dimensões.

Informationen

Beschreibung
Karteikarten am Palavras Técnicas , erstellt von Daiane Lins am 19/03/2018.
Erstellt von
Daiane Lins
Aufrufe
17
Bewertung
Durchschnittliche Bewertung 5,0 von 5 (1 Bewertung)

Feedback

Worum geht es?

Wie gefällt dir das neue Design?

Dein Eindruck