Português - Morfologia - Formação das Palavras - Derivação Parasintérica

Beschreibung

Português - Morfologia - Formação das Palavras - Derivação Parasintérica
Felipe  Reinaldo
Karteikarten von Felipe Reinaldo, aktualisiert more than 1 year ago
Felipe  Reinaldo
Erstellt von Felipe Reinaldo vor mehr als 5 Jahre
37
0

Zusammenfassung der Ressource

Frage Antworten
O que é Derivação parasintérica? Dentro do estudo de formação das palavras. Onde existem os institutos da: Derivação: PREFIXAL, SUFIXAL, PREFIXAL E SUFIXAL, PARASSINTÉTICA, REGRESSIVA, IMPRÓPRIA. DERIVAÇÃO PARASSINTÉTICA: ocorre com a adição simultânea de prefixo + sufixo. Atenção! Não podemos retirar só o sufixo ou só o prefixo. Ou empregamos ambos ou retiramos ambos. Exemplos: abençoar (a + bênção + ar) , emagrecer( e + magro+ ecer), desalmado (des + alma + ado) - Percebam que não existe "abenço", nem "bençoar", a mesma situação é verificada nos outros exemplos.
Em Relação a Derivação Regressiva: DERIVAÇÃO REGRESSIVA: ocorre quando palavra é formada por redução, e não por acréscimo. Exemplos: comprar -> compra, beijar -> beijo, pescar -> pesca, fugir -> fuga, dançar-> dança Fique de olho! Em regra, quando o substantivo expressar ação (compra, pesca, beijo, fuga, dança), ele será palavra derivada e o verbo será a palavra primitiva, como mostram os exemplos acima. Fique de olho! Quando o substantivo for concreto e representar objeto/coisa/substância, o verbo que derivará dele, vejamos: âncora -> ancorar (ancorar deriva de "âncora" por sufixação) arquivo -> arquivar (arquivar deriva de "arquivo" por sufixação) telefone -> telefonar (telefonar deriva de "telefone" por sufixação)
DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA: a palavra em si não sofre alteração, o que muda é sua classificação morfológica e seu sentido, ou seja, para constatarmos este tipo de derivação precisamos analisar a palavra em cada contexto, vejamos: Ele não foi ao parque porque estava cansado. (conjunção) Ele não foi ao parque, mas não sei o porquê. (substantivo) Tenho treze sapatos de festa. (numeral) O treze é um número de sorte.(substantivo) Tenho medo de fantasma. (substantivo) Descobriram um funcionário fantasma naquele órgão. (adjetivo) Atenção! As bancas geralmente trabalham o tema derivação imprópria por meio de exemplos de substantivação (transformação de uma palavra de outra classe gramatical em substantivo).
Zusammenfassung anzeigen Zusammenfassung ausblenden

ähnlicher Inhalt

Elektromagnetismus
Peter Kasebacher
Gefahrenzeichen
Stefan Pw
IKA-Theoriefragen Serie 19 (15 Fragen)
IKA ON ICT GmbH
Nationalismus in Europa (1789-1848)
Jonas .
Globalization
Laura Overhoff
Der elektrische Stromkreis
Robert Mairginter
INNO Klausur 1
Inno 2015
Vetie Mikrobiologie 2010
Juliane Arendt
Vetie Immunologie
Anne Heyne
Para 2016
Anne Käfer
Vetie Milchhygiene 2022
Maite J