Controle

Beschreibung

Estudo N1 primeiro semestre
Vanessa Cypriano
Karteikarten von Vanessa Cypriano, aktualisiert more than 1 year ago
Vanessa Cypriano
Erstellt von Vanessa Cypriano vor etwa 3 Jahre
3
0

Zusammenfassung der Ressource

Frage Antworten
DEFINIÇÃO Um esforço sistemático de geração de informações sobre a execução das atividades organizacionais de forma a torná-las consistentes com as expectativas estabelecidas nos planos e objetivos. Busca garantir o alcance eficaz e eficiente da missão e dos objetivos organizacionais, tendo duas atribuições: o monitoramento das atividades e a correção dos desvios.
tipos de sistemas de controle Controle de mercado: utiliza de critérios e mecanismos de mercado para avaliar e controlar as atividades da organização; Controle burocrático: faz uso de mecanismos administrativos e burocráticos para controlar e avaliar os funcionários, incentivando a se comportar de forma adequada e assim alcançar os padrões desejados de desempenho; Controle de clã: confia na cultura incorporada e nos relacionamentos informais para regular o comportamento do empregado e facilitar o alcance dos objetivos organizacionais. Depende do grupo de trabalho para identificar os padrões de desempenho esperados e adequados.
Controle por nível organizacional Estratégico: monitora o desempenho da organização como um todo, tendências do ambiente externo e faz ajustes para alcançar sua missão e visão corporativa; Tático: mecanismos de controle especializados, possibilitando que tomem decisões específicas, visando resolver problemas de sua área de atuação; Operacional: mecanismos de controle mais específicos, focalizando atividades operacionais (produção ou acompanhamento), Preocupação com a eficiência e consumo de recursos.
tipos de controle Controle preventivo: Antecipa os problemas, foca nos insumos, ex: inspeção de matérias-primas; Controle simultâneo: Corrige problemas a medida que surgem, foca nos processos, ex: Supervisão direta de trabalhadores; Controle posterior: Corrige problemas depois de ocorrerem, foca nos resultados, ex: Inspeção da qualidade dos bens.
Importância verifica os resultados por meio de mecanismos de controle de desempenho, que alimentarão um novo processo de planejamento.
Controle na Era Clássica Nas duas primeiras décadas do século passado, por exemplo, interessava-se por medir o tempo e o modo de execução de uma determinada tarefa, e os indicadores de desempenho eram, portanto, tempo e movimento.
Controle na Escola da Qualidade ou Japonesa Algumas décadas depois, mais ou menos nos anos 1950, criou um modelo de administração que procurava excluir retrabalho, erro e desperdício e reduzir o tempo de execução de toda e qualquer atividade fabril.
Controle na Era do Conhecimento (século XXI) O conhecimento passou a ser seu maior valor. Seu desempenho, agora, é medido em função de sua capacidade de criar e inovar, melhorar serviços e produtos com rapidez sem perder a competitividade em preços. Demandou sustentabilidade, sua própria e do meio ambiente, com a responsabilidade social, com a ética e com a diversidade.
Balanced Score Card (BSC) indicadores para avaliar como a empresa está se saindo em termos financeiros, mercadológicos, de processos internos e de gestão da aprendizagem organizacional e da inovação.
Indicadores Financeiros (BSC) lucros antes ou depois da incidência de impostos, margem de contribuição de um produto ou linha de produtos, volume de faturamento, grau de alavancagem, dentre outros.
Indicadores mercadológicos (BSC) índices de participação no mercado (market share), popularidade do produto dentre os consumidores (top of mind) e a fidelização de clientes à marca ou ao produto.
Indicadores de processos (BSC) índices de retrabalho ou desperdício, Tempo de paralisação de máquinas para ajuste de ferramental (set up), volume de produção em relação à capacidade produtiva instalada ou ao tempo necessário para alcançar o ponto máximo da capacidade produtiva, custos com erros ou descarte de produtos abaixo do nível de qualidade.
Indicadores da Aprendizagem Organizacional (BSC) dizem respeito a intangíveis, ou seja, a aspectos do gerenciamento das organizações que não são palpáveis ou quantificáveis: o número de problemas internos que são resolvidos com uma solução criativa de um funcionário ou equipe, o número de processos que são simplificados e aprimorados em um departamento em função da observação, do debate e da proposição de melhorias pelos próprios funcionários desse departamento.
Zusammenfassung anzeigen Zusammenfassung ausblenden

ähnlicher Inhalt

Mapas mentales con ExamTime
Nazareth Olivo
Esquemas
Ximena Barrera
Music and its most prominent types
Elina Sandoval
fichas de estudio
Guadalupe Reyes Soriano
Vertebrate animals
Eliana Sandoval
Bulbul rahidian, puntea, cerebelul – conformație externă, structură
T Adela
Tejidos básicos
Andrea Celedón
INTERPRETAR FUNCIONES Y ECUACIONES APLICADAS A LA ADMINISTRACIÓN
Danny Aguilar
Factores bióticos
DENNY WILLIAM MORENO CASTRO
Biochimie 101-120
Rodion Stoev