Histologia do sistema endócrino

Beschreibung

Graduação Ciências Morfofuncionais 3 Karteikarten am Histologia do sistema endócrino, erstellt von Ellen Ribeiro am 08/11/2024.
Ellen Ribeiro
Karteikarten von Ellen Ribeiro, aktualisiert vor etwa ein Monat
Ellen Ribeiro
Erstellt von Ellen Ribeiro vor etwa ein Monat
8
0

Zusammenfassung der Ressource

Frage Antworten
Identifique as estruturas apontadas. as células da ilhota são organizadas em cordões celulares, de onde vem sua classificação de glândula endócrina cordonal.
Identifique as estruturas apontadas.
Identifique as estruturas apontadas.
Identifique as estruturas apontadas.
Identifique as estruturas apontadas.
Identifique as estruturas apontadas.
Identifique as estruturas apontadas.
Identifique as estruturas apontadas.
Identifique as estruturas apontadas.
Como a ilhota pancreática (ilhota de Langerhans) pode ser diferenciada dos ácinos pancreáticos A ilhota apresenta uma coloração rosa mais branda em comparação com os ácinos, que possuem uma basofilia mais intensa devido à alta presença de ergastoplasma.
Qual é a organização celular observada nas ilhotas pancreáticas e como isso se relaciona à sua classificação? As células das ilhotas pancreáticas são organizadas em cordões celulares, conferindo a elas a classificação de glândula endócrina cordonal.
Quantos e quais tipos de células principais compõem as ilhotas pancreáticas? As ilhotas possuem cinco tipos principais de células, que não podem ser diferenciadas pela coloração HE nem floxina, mas sim por imunocitoquímica.
Quais características dos capilares sanguíneos podem ser observadas nas ilhotas pancreáticas? A região é altamente vascularizada, com capilares sanguíneos fenestrados visíveis através dos espaços em branco sinuosos que representam os lúmens capilares, e possivelmente pela presença de eritrócitos e núcleos alongados das células endoteliais.
Qual a forma e a organização celular típica das ilhotas pancreáticas? A ilhota pancreática é observada como um conglomerado de massa celular ovalado ou esférico, com células de formato poligonal e núcleos arredondados de diferentes diâmetros.
Onde esta localizada e qual o hormônio produzido pelas celulas beta pancreáticas? Localiza-se nas ilhotas pancreáticas e produz insulina.
Onde esta localizada e qual o hormônio produzido pelas celulas alfa pancreáticas? Localiza-se nas ilhotas pancreáticas e produz glucagon.
Onde esta localizada e qual o hormônio produzido pelas celulas delta pancreáticas? Localiza-se nas ilhotas pancreáticas e produz somtostalina.
Quais são as principais estruturas observadas em uma lâmina de tireoide? Folículos tireoidianos, células parafoliculares (células C), tecido de sustentação e parte da cápsula.
Como são compostos os folículos tireoidianos? Os folículos tireoidianos são compostos por coloide (que contém tireoglobulina) e células foliculares que formam um epitélio simples cúbico ou colunar baixo.
Qual é a coloração e a localização do coloide nos folículos tireoidianos? O coloide possui uma coloração rosa alaranjada devido à forte acidofilia e está localizado na região central dos folículos.
O que são os vacúolos periféricos observados no coloide? São pequenos círculos brancos na periferia do coloide, representando áreas de intensa reabsorção de tireoglobulina.
Como diferenciar artefatos de vacúolos periféricos no coloide? Artefatos são áreas em branco com grande desprendimento do coloide em relação às células foliculares, enquanto os vacúolos periféricos são pequenas áreas de reabsorção de tireoglobulina.
Quais são as características das células foliculares (tireócitos)? As células foliculares formam um epitélio simples cúbico (ou colunar baixo) com núcleos ovalados ou circulares de intensa basofilia.
Quais são as características das células parafoliculares (células C)? As células parafoliculares são maiores, fracamente coradas, com núcleos arredondados de basofilia mais branda e são frequentemente encontradas em grupos.
Qual é a estrutura que envolve a glândula tireoide? Uma cápsula de tecido conjuntivo denso não-modelado envolve a glândula tireoide.
Que tipo de tecido conjuntivo é encontrado nas áreas adjacentes aos folículos? Tecido conjuntivo frouxo, com vasos sanguíneos que evidenciam a vascularização do tecido.
Quais são os principais tipos de células observados na paratireoide? As células principais e as células oxífilas, organizadas em cordões.
Como são organizadas as células na paratireoide? As células estão organizadas em forma de cordões, que são delimitados por capilares.
Quais são as características das células principais da paratireoide? As células principais possuem pouco citoplasma, núcleo bem corado e núcleos bem próximos uns dos outros.
Quais são as características das células oxífilas na paratireoide? São células maiores, com citoplasma mais proeminente e fortemente corado devido à sua acidofilia. São menos comuns e não foram frequentemente observadas nas práticas.
Como podem ser identificados os capilares na lâmina de paratireoide? Podem ser observados como linhas sinuosas com tons de rosa mais escuros e espaços em branco representando o citoplasma das células endoteliais e o lúmen dos capilares.
O que pode ser observado sobre o tecido conjuntivo na paratireoide? É possível observar tecido conjuntivo formando a cápsula e projetando trabéculas para dentro do órgão.
O que foi observado em relação ao tecido adiposo unilocular na lâmina de paratireoide? Em cobaias jovens, foi observada uma dominância de células principais e pouco tecido adiposo unilocular.
Zusammenfassung anzeigen Zusammenfassung ausblenden

ähnlicher Inhalt

Patologias dos rins
Celi cs
Endocrinologia (Clínica)
manoel junior
ROTAS METABÓLICAS
Gelso Barbosa
Fisiologia Humana - Hormônios do Hipotálamo e Hipófise
Eduardo Almeida
Insulinoterapia no tratamento da DM-2
Beatriz Mota Ferreira Faria
Fisiologia Humana - Introdução à Endocrinologia
Eduardo Almeida
Fisiologia Humana - Hormônios da Tireoide
Eduardo Almeida
Fisiologia Humana - Hormônios sexuais masculinos
Eduardo Almeida
Fisiologia Humana - Hormônios adrenocorticais
Eduardo Almeida
Fisiologia Humana - Regulação hormonal do cálcio
Eduardo Almeida