A atividade física pode ser entendida em um contexto muito amplo: ela é todo o tipo de movimento produzido pelos músculos, que nos causam um gasto energético acima do que teríamos em repouso.
Em outras palavras, ela é tudo o que realizamos no dia a dia quando não estamos descansando: andar do quarto para a sala, limpar a casa, lavar a louça, passear com o cachorro, descer a escada do prédio, brincar com os filhos, levantar para atender o telefone, cuidar do jardim e muito mais.
Como podemos ver, a atividade física não é algo sistematizado ou programado: ela simplesmente ocorre pela necessidade natural do ser humano e existir e se relacionar com seu meio e seu estilo de viver. E vale reforçar um detalhe importante: ela não deve ser menosprezada!
Quem automatiza sua vida em excesso com controles remotos ou telefones sem fio, quem usa o carro para tudo e evita todo o tipo de esforço, certamente poderá ter prejuízos na saúde e ganhar uns quilos extras em médio e longo prazos.
É qualquer movimento corporal produzido pela musculatura que resulte num gasto de energia acima do nível de repouso. Exemplos: caminhar para se deslocar de um lugar a outro, passear com o cachorro, subir escadas, lavar o carro, brincar com os filhos, dançar, cuidar do jardim, entre outros.
Domínios
Exemplos
Trabalho
Deslocamento
Atividade Doméstica
Tempo Livre
Formas de prática
Aeróbicas
De fortalecimento muscular
De fortalecimento ósseo
Alongamento
A atividade aeróbica move seus músculos grandes, como os presentes em seus braços e pernas. Exemplos de atividade aeróbica são a corrida, natação, caminhada, ciclismo, dança, e polichinelos. As atividades aeróbicas são também chamadas de “atividades de resistência”.
As atividades de fortalecimento muscular melhoram a força, o poder e a resistência de seus músculos. Exemplos de atividades de fortalecimento muscular são flexões, levantamento de pesos, subir e descer escadas, trabalhar pesado no jardim de casa. As atividades de fortalecimento muscular também podem ser aeróbicas, dependendo se elas fazem seu coração e pulmões trabalharem mais do que o habitual. Por exemplo, subir escadas é tanto uma atividade aeróbica quando uma atividade de fortalecimento muscular.
Com as atividades de fortalecimento ósseo, seus pés, pernas ou braços que suportam o peso do seu corpo e seus músculos são empurrados contra os ossos. Isso ajuda a tornar os ossos mais fortes. Exemplos de atividades de reforço ósseo incluem corrida, caminhada, pular corda, e levantamento de peso
Alongamento ajuda a melhorar a sua flexibilidade e sua capacidade de mover completamente as articulações. Exemplos de alongamento são atividades de Ioga, exercícios de Pilates, alongamento com bandas de resistência, entre outros. O alongamento faz parte de todas as rotinas de exercícios físicos, sendo essencial antes e depois da prática de qualquer atividade para evitar lesões e garantindo o melhor desempenho.
Exercícios anaeróbicos
Exercícios de fortalecimento e resistência muscular
Anaeróbico significa “falta de oxigênio”. Seus músculos estão trabalhando em um estado de privação de oxigênio. Isso faz com que seu corpo produza enzimas para a queima de açúcar. Você está gastando energia mais rapidamente do que seu corpo pode substituí-la metabolizando o oxigênio. Uma actividade aeróbica pode tornar-se anaeróbica se a frequência cardíaca estiver elevada acima da zona de treino durante um longo período de tempo. Quaisquer atividades que tem momentos de explosão e de paradas podem se enquadrar nisso, incluindo tênis, futebol, esqui, e musculação.
As atividades de resistência muscular são um componente de saúde da aptidão física que se refere à capacidade do músculo para continuar a trabalhar sem fadiga. Como a flexibilidade, a resistência muscular é específica. Para uma avaliação verdadeira da resistência muscular, seria necessário testar cada grande grupo muscular do corpo. Testes de resistência muscular são semelhantes e baseiam-se no número de repetições que podem ser realizadas pelo grupo muscular específico a ser testado, como por exemplo repetições de flexões ou abdominais.