São as capacidades físicas relacionadas à eficácia do metabolismo energético. Estão associadas aos processos que conduzem à obtenção e transformação de energia, isto é, ao desenvolvimento dos músculos e sistema energético.
Qualidades que permitem organizar, regular e controlar movimentos, permitindo ao indivíduo o domínio das ações motoras de forma segura e econômica, tanto em situações previsíveis quanto imprevisíveis.
FORÇA
VELOCIDADE
RESISTÊNCIA
FLEXIBILIDADE
COORDENAÇÃO
EQUILÍBRIO
RÍTMO
É a capacidade de exercer tensão contra uma resistência (carga), por meio de diferentes ações musculares.
Capacidade de produzir movimento/deslocamento de uma parte do corpo ou seu todo no mais curto espaço de tempo possível.
Capacidade de resistir à fadiga que ocorre durante um estresse físico (carga) pelo maior tempo possível.
É a capacidade de realizar movimentos em certas articulações com amplitude de movimento apropriada ou máxima.
É a capacidade de compreensão, acumulação e interpretação de estruturas temporais e dinâmicas pretendidas ou contidas na evolução do movimento.
Habilidade de um indivíduo de, através da combinação de ações musculares, assumir e sustentar a posição do corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade.
É a capacidade de usar, de forma eficiente, os músculos do corpo e obedecer os comandos que o cérebro envia ligados as capacidades físicas aqui citadas.
AGILIDADE
Capacidade de executar movimentos rápidos com mudança de direção. Acontece pela combinação de várias qualidades físicas e possui relação não só hereditária como pode melhorar com o treino.