Page 1
Os computadores ficavam localizados era chamado CPD (Centro de
Processamento de Dados) e pelo fato dos sistemas estarem centralizados implicava que existia
uma máquina que concentrava todos os dados, ou seja, um dispositivo que fornecia todo
processamento e todas as informações necessárias.
Esse dispositivo era tipicamente um
computador de grande porte para a época, conhecido como mainframe, o qual o maior
fabricante de computadores da época era a IBM, empresa já citada no tópico anterior.
Page 2
Acabou perdendo força
com a evolução dos computadores pessoais (PCs – Personal Computers), pois o custo elevado e
características de manutenção (quando o computador central falha todo o sistema é
comprometido) acabaram tornando os PCs a solução mais adotada com o passar do tempo.
Também a necessidade de integrá-los de alguma forma, pois a necessidade de trocar informações ou
então interagir com outros usuários da rede foi naturalmente surgindo.
Solução : Iniciaram o desenvolvimento de redes proprietárias, como a Novell e o IPX, o que dificultava a vida das empresas, pois elas ficavam presas a um determinado padrão ou fabricante, o que gerou a necessidade de padronização e o nascimento de modelos de referência como o OSI (Open Systems Interconnection).
Page 3
Em termos físicos, as redes iniciam com os cabos coaxiais, depois tem uma evolução para o uso do UTP, com as redes Ethernet 10baseT. Os cabos coaxiais foram substituídos por pares metálicos após algum tempo devido ao custo, espaço (eles são mais grossos), conectores mais caros e também devido ao fato de que quando o cabo tinha um problema todos os computadores para trás perdiam conexão com a rede. Atualmente maioria das redes utiliza uma velocidade de 100Mbps ou 1Gbps em suas LANs (Local Area Network) utilizando cabos metálicos UTP (Unshield Twisted Pair – pares trançados não blindados) e são interligados através de equipamentos chamados switches ou hubs (atualmente em desuso).
A partir dos anos 90 com o surgimento da Internet e a massificação do uso do protocolo TCP/IP, atual protocolo de rede utilizado na Internet e nas redes internas das empresas (Intranet).
Page 4
A maioria das redes utiliza uma velocidade de 100Mbps ou 1Gbps em suas LANs (Local Area Network) utilizando cabos metálicos UTP (Unshield Twisted Pair – pares trançados não blindados) e são interligados através de equipamentos chamados switches ou hubs (atualmente em desuso).
Fonte: https://community.fs.com/blog/do-you-know-the-differences-between-hubs-switches-and-routers.html
Page 5
A evolução das redes sem fio, chamadas de wireless ou WiFi, que nasceram com velocidades de 11Mbps e atualmente suas versões em desenvolvimento prometem velocidades acima de 400Mbps. Em uma rede sem fio temos um elemento chamado Access Point (AP) ou Ponto de Acesso que faz a distribuição do sinal de rede para as diversas placas de rede sem fio que estão nos dispositivos dos usuários.
Ao longo dos últimos 20 anos a tecnologia WiFi evoluiu através de diferentes padrões, desde o 802.11-1997 original (1G), passando pelos padrões 802.11b (2G), 802.11a/g (3G) e 802.11n (4G), até chegar ao atual padrão 802.11ac (5G).
Leia Mais a respeito : http://labcisco.blogspot.com/2013/03/padrao-ieee-80211ac-de-redes-wireless.html
Page 6
A fibra ótica. Apesar do seu custo, tanto de instalação como manutenção, ser mais alto que do par metálico, ela é muito utilizada para interligar os diversos switches ou servidores de alta capacidade dentro de uma rede de computadores. A grande vantagem da fibra é sua imunidade às interferências eletromagnéticas e maior largura de banda que o par metálico.
Page 7
O uso das redes de computadores em corporações tem o objetivo de gerar economia de tempo e maior controle dos processos, ou seja, tornar a organização mais eficiente.
Manter informações em tempo real, tornando a rede não apenas um “artigo de luxo” e sim uma necessidade real para seus negócios poderem fluir da melhor maneira possível.
Page 8
Uma empresa que utiliza redes acaba se tornando mais competitiva, uma vez que sua eficiência interna aumenta.
Acesso a banco de dados via Internet como. Por exemplo, o acesso a contas bancárias via InternetBanking, realização de compras de diversos tipos de produtos e serviços através de sites de e-commerce (Comércio Eletrônico), ferramentas de comunicação online como as de chat (Skype, MSN, googletalk, Yahoo messenger), envio e recebimento de correio eletrônico (e-mail) com ferramentas como o Gmail e muitas outras opções e serviços são cada vez mais comuns.
Page 9
A convergência entre os dados e serviços de multimídia, como voz e vídeo, pois atualmente essa é a realidade de uma rede em uma grande corporação.
Objetivo e Desafios das Redes de Computadores.