Created by Kassio Franco
almost 8 years ago
|
||
Conjunto de normas editadas pelo Estado, definindo crimes e contravenções, isto é, impondo ou proibindo determinadas condutas sob a ameaça de sanção ou medida de segurança, bem como todas as outras que cuidem de questões de natureza penal, estejam ou não codificadas.
É o corpo de normas jurídicas destinado ao combate à criminalidade, garantindo a defesa da sociedade.
Direito de punir do Estado, que surge após o cometimento da infração penal.
É a possibilidade que tem o Estado de criar e fazer cumprir suas normas, executando as decisões condenatórias proferidas pelo Judiciário.
Diz-se que há uma subjetivação do Direito: * A norma que era objetiva se subjetiva, a partir do momento que tem uma pessoa interessada em seu cumprimento.
Um Credor tem um Direito Subjetivo de cobrar o Devedor para que este cumpra com seu dever jurídico de reparar o dano.
Afetam todo o grupo social. Exemplo: Direito de liberdade, petição, igualdade, etc.
Há uma predominância dos interesses particulares. Exemplo: Direito de Propriedade Intelectual, Direito a Herança, etc.
São autônomos/independentes. Objetivo principal do Direito. Exemplo: Matricula de Faculdade, gera a obrigação do aluno em pagar e a obrigação da faculdade de passar o ensino. SImples. Direto.
Depende de um Direito Subjetivo Principal para existir. Exemplo: Caso não pague a faculdade, gerará uma multa. Portanto o ato de cobrar uma multa só existe por que antes houve o Direito Subjetivo Principal da Faculdade de cobrar a mensalidade. Portanto o Acessório complementa o Principal.
Direito sobre alguma "coisa", por exemplo, propriedade. "res" = coisa
Quando possibilita cobrança de uma prestação interpessoal, como uma relação entre credor e devedor, por exemplo.
Aplica-se indistintamente a todas as pessoas. É o caso do Código Penal, e também de diversas leis especiais, sujeitos à aplicação pela Justiça Comum.
Aplica-se apenas às pessoas que preenchem certas condições legalmente exigidas, como o Código Penal Militar (Decreto-lei 1.001/1969), a Lei 1.079/1950 (crimes de responsabilidade do Presidente da República, Ministros de Estado, Ministros do Supremo Tribunal Federal, Procurador-Geral da República, Governadores e Secretários dos Estados) e o Decreto-lei 201/1967 (responsabilidade dos prefeitos e vereadores).
Tem incidência em todo o território nacional. É o produzido pela União, ente federativo com competência legislativa privativa para tanto (CF, art. 22, I).
Aplica-se somente sobre parte delimitada do território nacional. É o Direito Penal elaborado pelos Estados-membros, desde que autorizados por lei complementar a legislar sobre questões específicas (CF, art. 22, parágrafo único).
Também conhecido como substantivo, por ele se entende a totalidade de leis penais em vigor. É o Direito Penal propriamente dito.São as leis, ou, tudo aquilo que define o que é crime e qual sua sanção.
Denominado ainda de adjetivo, é o grupo de leis processuais penais em vigor. É o Direito Processual Penal.São os trâmites processuais que instruem como se deve punir com as leis do Direito Penal Material.
Want to create your own Notes for free with GoConqr? Learn more.