|
Created by André Matias
about 9 years ago
|
|
4 | ![]() |
|
0 | ![]() |
|
0 | ![]() |
|
0 | ![]() |
|
0 | ![]() |
There are no comments, be the first and leave one below:
Do grego (metà), que quer dizer 'depois de além, ou além de'; e physis = física ou natureza. Ou seja, metafísica significa: além do físico ou além da natureza.
Grosso modo, pode-se dizer que é o estudo do “ser enquanto ser” uma ontologia, a ciência do ser.
A metafísica tem como objetivo principal buscar a essência, a natureza específica de todas as coisas, fornecendo uma visão ampliada e dinâmica do mundo, que reúna os diversos aspectos da realidade, estudando além do que a experiência sensorial possa descrever, transcendendo o que o podemos ver ou tocar. Ou seja, estuda coisas interiores e exteriores ao ser, coisas que possam ser da existência dependente ou derivada, coisas que existam por si próprias ou que dependam de outras para existir.
Em síntese, pode-se dizer que a metafísica visa nos oferecer uma visão do real, tal e qual como é, além do que a aparência possa nos dizer, indo além do físico e do palpável, estudando, também e mais enfaticamente, as experiências e sensações.Do grego (episteme), que quer dizer conhecimento ou ciência e logia/logos = estudo, ou discurso, ou seja, estudo do conhecimento.
Derivada do grego (logos), quer dizer pensamento / estudo. É a ciência que estuda a funcionalidade dos métodos de pensamento, que tem uma origem matemática, visando uma exatidão no que seja um método, buscando, assim, diferenciar um pensamento ou método relativo de um pensamento exato e lógico.
Pode-se dizer, sem equívocos, que a lógica é uma espécie de reguladora do pensamento, do bem pensar, ou seja, um pensamento (ou a busca dele) que visa à verdade, uma vez que a propriedade principal do conhecimento é essa, segundo a Filosofia.
A lógica fundamenta-se em buscar a exatidão para que se criem métodos seguros de pensamento, uma vez que o pensar é a manifestação visível ou não do conhecimento e que o conhecimento é, em suma, a busca da verdade, independente do que seja essa verdade, conforme a linha de pensamentos que se exerce. Uma cadeia de estudos lógicos busca, de maneira a estimular as propriedades cognitivas do ser humano, estabelecer padrões de pensamentos. Uma espécie de manual, ou cartilha de “como se deve pensar para que não se pense equivocadamente”.
Do grego = ethos; que quer dizer caráter, modo de ser ou comportamento. A ética é o estudo da moral e visa encontrar a melhor forma de se viver em sociedade e individualmente para com a sociedade. Embora analise a moral enquanto marco para um dos pontos de partida de seus estudos, a ética se diferencia fundamentalmente dessa (moral) no seu sentido essencial. Enquanto que a moral se dá por meio de obediência às regras, estatutos, convenções hierarquias, hábitos de cultura e religião, entre outros, a ética visa essa melhor vivência do ser humano em sociedade, através do pensamento.
Ou seja, a ética visa estabelecer o exercício da consciência, do que se é certo e errado.O estudo ético abrange todas as áreas de conhecimento possíveis, estabelecendo limites para a boa execução dessas ciências de maneira a estimular a consciência humana, a fim de que funcione como um limitador saudável tanto para o próprio indivíduo, quanto para o meio social em que se está sendo desenvolvida essa ciência e esses pensamentos. Em síntese, um conceito mais atual de ética é: “a área de conhecimento filosófico que estuda as normas morais nas sociedades humanas”, buscando entender os padrões morais de cada sociedade e solucionar os seus dilemas, decorrentes desses padrões.
É o campo de investigação filosófica que tem por objetivo o estudo das relações humanas em seu mais amplo sentido, englobando, também, por ser uma das mais notórias formas de relações humanas, entendendo-se política como qualquer forma de organização humana (no modo geral da palavra, que quer dizer a arte da organização, seja de um estado, ou mesmo de pessoas entre si).
Focalizada nas organizações de estados e cidades-estado na Grécia antiga, os pensadores dedicados à Filosofia política tentavam entender até onde iam os limites de uma sociedade tida ou caracterizada como justa e ideal.
A Filosofia política visa, de forma a entender e estruturar conceitualmente as formas de governo, verificar os limites e uma melhor forma de execução das relações entre estado, moral, sociedade e indivíduo.