Edielson Lopes Estevão
Geisila Saar
Ozéias Pedro da costa
Rosangela Marquarte
Roseli Soares
Slide 2
Cromatografia
É um método físico-químico de separação dos componentes de uma mistura, realizada através da distribuição desses componentes em duas fases. Uma das fases permanece estacionária, enquanto outra se move através dela..
Durante a passagem da fase móvel sobre a estacionária, os componentes da mistura são distribuídos pelas duas fase de tal forma que cada um deles é seletivamente retido pela fase estacionária, resultando em migrações diferenciais desses composto
O botânico russo Mikhael Tswett em 1906 utilizou o termo cromatografia pela primeira vez, para descrever a separação de um extrato vegetal, utilizando colunas de vidro recheadas com partículas sólidas, arrastando os componentes com éter de petróleo.
Quanto a fase móvel:
2.1. Gás inerte: cromatografia gasosa;
2.2. Líquido: cromatografia líquida;
2.3. Vapor pressurizado: cromatografia supercrítica;
2.2.1. Cromatográfica líquida em coluna .
Clássica: em colunas de vidro, onde a fase móvel e deslocada sobre a fase estacionaria pela força da gravidade;
Alta eficiência: em colunas metálicas, onde a fase móvel é deslocada por pressões elevadas, obtidas com auxilio de uma bomba de alta pressão.
Slide 7
Técnica simples;
Pequena
Boa quantidade de amostra;
capacidade de resolução,
Separação e identificação de compostos polares, como antibióticos hidrossolúveis, ácidos orgânicos e íons metálicos.
É classificada como de partição líquido-líquido;
Separação e distribuição depende da solubilidade; Geralmente água é utilizada como fase móvel e papel (celulose) como fase estacionária.
Fase estacionária: utiliza como suporte folhas de papel filtro especiais para cromatografia que variam quanto à espessura em milímetros.Fase móvel: o eluente é um solvente puro ou uma mistura de solventes os principais eluentes são: Éter de petróleo; Tetracloreto de carbono; Benzeno; Éter etílico; Cicloexano; Acetato de etila; Clorofórmio;Etanol; Diclorometano; Ácido acético; Acetona; Água destilada. Metanol;
Hoje em dia a técnica de cromatografia é muito difundida e utilizada para analises, tanto qualitativas, quanto quantitativas, em diversas áreas tanto na indústria quanto em pesquisa.
Velocidade de análise :Com esta técnica, que é usual para obter separações em minutos ou mesmo segundos, em alguns casos. Portanto sistemas de coluna e de bombeamento de alta performance exigem alta pressão à medida que flui separações rápidas exigem rápido fase móvel e este por sua vez, exige pressões mais elevadas ver
Slide 18
Alta resolução: alta resolução permite misturas muito complexas e separado, como alguns fluidos biológicos humanos, tais como urina. Amostras naturais são difíceis de lidar, mas com CII e programação resolução fase estacionária é notável.
Resultados quantitativos:
Métodos HPLC fornecer boas informações,qualitativa,realizando análise com precisão de 1%.
Slide 19
Sensibilidade :Os detectores de proporcionar uma boa sensibilidade e o tipo de amostra geralmente medem até 10 ng (nanograma), outro mais especializado podem detectar quantidades muito pequenas.
Vasta gama de aplicações:O HPLC não é um bom método de identificação em geral, é basicamente uma técnica de separação cromatográfica com alta resolução, mas não identificar o composto que dá o sinal obtido no cromatograma.
Slide 20
Instrumentação caro;
Analise qualitativos difíceis;
Nenhum detector universal e sensato;
Alto custo de operação;
Experiência essencial .
COLLINS, CarolCarolH. H. etetal, introdual, introduçção a mão métodos cromatogrtodos cromatográáficos, 6ficos, 6ªeded, ed. , Unicamp,Campinas,1995.
›NETTO, J. Z., CAZETTA, J. O. Cromatografia Plana, FunepFunep, Jaboticabal, 2005 ,
›THE MERCK INDEX, 13th, ed. MerckMerck& CO., Inc., Usa, 2001.& 2001.
›BRAGA, G.L. Introdução a Métodos Cromatográficos. 6ª Edição
›COLLINS, C.H.; BRAGA,G.L.; BONATO,P.S. Fundamentos de Cromatografia. São Paulo: da Unicamp, 2006. 456p.