Movimento Pela Base Nacional Comum) para falarmos sobre a preocupação da Base Nacional Comum Curricular em qualificar e estimular a cultura e a linguagem digital no ambiente escolar.
A construção de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Brasil é um grande avanço por permitir uma articulação clara e coesa dos objetivos da nossa educação. A Base estabelece os conteúdos que devem ser transmitidos aos alunos para que possam enfrentar, com êxito, os desafios do mundo contemporâneo, de maneira a elevar a qualidade do ensino em todo o país.
No contexto de elaboração da BNCC, o CIEB acredita que é essencial refletir sobre o papel da tecnologia na educação. A tecnologia está longe de ser a única estratégia para inovar nesse campo, mas tem grande potencial para promover equidade, contemporaneidade e eficácia na gestão da educação pública.
Cidadãos do século 21 precisam aprender a se relacionar com as tecnologias que impactam suas vidas cotidianas não apenas como usuários passivos. É preciso ensinar, a crianças e jovens, conhecimentos, atitudes e habilidades que permitam a interação com as tecnologias de maneira proativa, reflexiva e ética. Precisamos formar cidadãos capazes de compreender, utilizar e criar tecnologias para resoluções de problemas individuais e coletivos.
Slide 4
Tal mudança de paradigma requer a abordagem consistente do tema tecnologia dentro da BNCC. Experiências internacionais de diversos países que fizeram revisões recentes em suas bases curriculares revelam alta relevância da tecnologia – que passou de tema transversal para área de conhecimento específica.
As tecnologias midiáticas como protagonistas do aluno como aplicativos vídeos aplicando como conhecimento e trabalho em grupo, os professores tem o mesmo conhecimento dos alunos o uso das mídias. Temos como responsabilidade transmitir ao aluno responsabilidades de como uso sem responsabilidade pode causar impacto negativo para os mesmo. Pois hoje em dia para ser contratado, se observa o perfil do candidato pelas mídias sociais a pessoa se espoem.As tecnologias midiáticas como protagonistas do aluno como aplicativos vídeos aplicando como conhecimento e trabalho em grupo, os professores tem o mesmo conhecimento dos alunos o uso das mídias. Temos como responsabilidade transmitir ao aluno responsabilidades de como uso sem responsabilidade pode causar impacto negativo para os mesmo. Pois hoje em dia para ser contratado, se observa o perfil do candidato pelas mídias sociais a pessoa se espoem.
Os professores são os mesmos usuários dessa tecnologia só não sabem como utilizar isso em sala de aula , pois hoje em dia esta vindo novas profissões que requer esse apelo educacional , Impactos fundamental na área de matemática usando algarismos para resolver soluções do dia a dia como aplicativos.
Realizado : prof. Ana Verônica .