Aula 3 - Fontes causadoras de poluição na água

Description

Slide Set on Aula 3 - Fontes causadoras de poluição na água, created by Milena Baraúna on 11/08/2020.
Milena Baraúna
Slide Set by Milena Baraúna, updated more than 1 year ago
Milena Baraúna
Created by Milena Baraúna over 4 years ago
18
0

Resource summary

Slide 2

    Poluição da água
    A poluição, ou contaminação, da água se dá por elementos físicos, químicos e biológicos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos, plantas e humanos. Este é um problema de extrema seriedade, uma vez que a água é o recurso mais importante para a vida na Terra. O fato de os lençóis freáticos, lagos, rios, mares e oceanos serem o destino final de todo e qualquer poluente solúvel em água que tenha sido lançado no ar ou no solo é um fator muito preocupante. Assim, além dos poluentes lançados diretamente nos corpos d'água, as redes hídricas ainda recebem a poluição proveniente da atmosfera e do solo.            
    Caption: : "CONTAMINAÇÃO: Situação do lençol freático em Porto Velho é crítica e preocupa especialistas"

Slide 3

    Fontes causadoras de poluição
    As fontes causadoras de poluição na água podem ser divididas em: Fontes pontuais - fontes individuais de fácil identificação, como um encanamento ou vala. Nesta categoria estão inclusos os lançamentos de poluentes de uma fábrica diretamente na água.   Fontes não pontuais - também são conhecidas como fontes difusas. Estão relacionadas à contaminação que não é resultante de apenas uma fonte discreta. Seu controle e identificação são difíceis, já que não são provenientes de um ponto de lançamento ou de geração específico. Alguns exemplos são: infiltração de agrotóxicos no solo, descarte incorreto de substâncias prejudiciais ao meio ambiente, lixo e lançamento de esgoto diretamente nos córregos.  
    Caption: : Fonte: https://www.researchgate.net/figure/Figura-20-Fontes-topicas-pontuais-e-fontes-difusas-de-poluicao-Fonte-Lopes-2012_fig2_315448489

Slide 4

    Tipos de poluição da água
    Os tipos de poluição da água se dividem em quatro categorias. São elas:  Sedimentar Biológica Térmica Química

Slide 5

    Poluição Sedimentar
    A poluição sedimentar é aquela que ocorre com o acúmulo de partículas em suspensão (partículas sólidas dispersas). Quando estas partículas chegam na água vindas do solo, pelo processo de erosão, desmatamento e extração de minérios, podem interferir no processo de fotossíntese, bloqueando os raios solares e interferir também na capacidade dos animais de encontrar alimentos. Esses sedimentos também podem ser resultantes de produtos químicos insolúveis que adsorvem (fixam) e concentram os poluentes biológicos e químicos.  Este é o tipo de poluição mais comum nos corpos d'água. A tragédia em Brumadinho é um grande exemplo.      
    Caption: : Rompimento da barragem de Brumadinho.

Slide 6

    Poluição Biológica
    A poluição biológica ocorre com a inserção de detritos orgânicos lançados por esgotos domésticos e industriais, os quais podem ser direcionados diretamente à água ou podem se infiltrar nos solos, atingindo os lençóis freáticos. Estes detritos são compostos carboidratos, gorduras, proteínas, fosfatos e bactérias. Restos de alimentos, fezes humanas e detergentes são alguns outros exemplos. Quando esses detritos estão se decompondo, o oxigênio é consumido, o que causa do um desequilíbrio em seu nível na água, resultando na morte de peixes e outros organismos aquáticos. Quando a concentração de nutrientes, gerados pela degradação dos compostos orgânicos, é alta, cria a eutrofização (que é a proliferação de algas que impedem a passagem da luz na superfície). Tais detritos possuem micro-organismos patogênicos, que podem causar doenças como leptospirose, amebíase, febre tifoide, diarreia, cólera e hepatites.

Slide 7

    Poluição Térmica
    A poluição térmica não é facilmente observável, sendo assim, é pouco conhecida. Este tipo de poluição não é visível ou audível, porém seu impacto é relevante. Ocorre quando a temperatura de um meio de suporte de algum ecossistema, como um rio, é diminuída ou aumentada, resultando em um impacto direto na população desse ecossistema, como por exemplo a diminuição dos níveis de oxigênio na água.      

Slide 8

    Poluição Química
    A poluição química ocorre quando há contaminação ambiental gerada por produtos químicos que têm como destino os corpos hídricos. Esta categoria pode ser acidental ou intencional, que é muito comum, uma vez que muitas indústrias despejam produtos químicos em rios, lagos ou na rede de esgoto, sem o tratamento adequado. Ocorre também a poluição na zona rural através da contaminação por uso de agrotóxicos. Esse tipo de poluição carrega efeitos cumulativos e podem levar anos para serem sentidos. Causa grandes danos para a vida marinha, além de prejudicar animais que interagem com o ecossistema, um exemplo são as aves que se alimentam dos peixes. Os poluentes mais comuns dessa categoria são: fertilizantes agrícolas, agrotóxicos, esgoto doméstico e industrial, plásticos, compostos orgânicos sintéticos, metais pesados etc. Um grande exemplo de poluição química da água é o desastre de Minamata.

Slide 9

    A Bioacumulação
    Os diferentes tipos de poluição da água causam diferentes impactos, tanto no meio ambiente quanto nos seres humanos. A Bioacumulação é um processo pelo qual substâncias ou compostos químicos são absorvidos pelos organismos. Este processo pode ocorrer de forma direta ou indireta. Quando as substâncias são convertidas a partir do meio ambiente (solo, sedimento, água) é um processo direto. Já quando ocorre a ingestão de alimentos contaminados por essas substâncias, é um processo indireto. Esta ocorre num nível trófico e representa o aumento da concentração de uma substância nos tecidos ou órgãos dos organismos.    
    Caption: : Fonte: https://foodsafetybrazil.org/como-explicar-bioacumulacao-e-biomagnificacao-em-alimentos-de-forma-didatica/

Slide 10

    A Bioconcentração
    A bioconcentração acontece quando as substâncias são absorvidas pelos organismos em concentrações mais elevadas do que o ambiente circundante.  

Slide 11

    A Biomagnificação
    A biomagnificação é um fenômeno que ocorre com o acúmulo progressivo de substâncias de um nível trófico (nível alimentar) para outro ao longo da cadeia alimentar. Sendo assim, os predadores do topo da cadeira possuem maiores concentrações dessas substâncias.    
    Caption: : Fonte: https://www.oblogdomestre.com.br/2018/01/Bioacumulacao.Bioconcentracao.Biomagnificacao.CienciaESaude.Quimica.html

Slide 13

    Controle e tratamento da poluição da água
    O governo possui leis que ajudam a minimizar a poluição da água. Tais leis são direcionadas às indústrias, hospitais e áreas de comércio. Além dessas medidas de controle e tratamento, existem alternativas simples e individuais para ajudar a diminuir o nível de poluição da água. São elas o descarte correto de lixo, compostagem doméstica, não descartar remédios, cigarros, fraldas ou qualquer outro objeto com compostos nocivos na privada, praticar o consumo consciente de água etc.    

Slide 14

    Mapa mental e atividade
    Utilize a ferramente desta plataforma para produzir um mapa mental para organizar e revisar o conteúdo aprendido nesta aula. Para complementar seu conhecimento, ouça os podcasts "Poluição da água", produzido por REVISÕES e "Bioacumulação", produzido por Biologia Enem. Ambos estão disponíveis na plataforma Spotify.
    Reúna em uma pasta, ou vídeo, de 8 a 12 imagens que ilustrem as consequências resultantes da poluição da água. Envie o arquivo no e-mail dos professores ou, caso seja produzido nesta plataforma, disponibilize o link para os professores. As mídias podem ou não ser de autoria do aluno. Salve o arquivo com seu nome completo. E-mails para contato: milena.oliveira.barauna@hotmail.com gabi.parcanjo@hotmail.com

Slide 15

    Referências
     ECYCLE, Equipe. "Poluição da água: tipos, causas e consequências"; eCycle. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/2945-poluicao-da-agua.html. Acesso em 21 de agosto de 2020. "Fontes de Poluição da Água" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 21/08/2020. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua7.php. MONTONE, Rosalinda Carmela. "Bioacumulação e Biomagnificação"; Instituto Oceanógrafo. Disponível em: http://www.io.usp.br/index.php/oceanos/textos/antartida/31-portugues/publicacoes/series-divulgacao/poluicao/811-bioacumulacao-e-biomagnificacao#:~:text=Bioacumula%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20o%20termo%20geral,qu%C3%ADmicos)%20s%C3%A3o%20absorvidas%20pelos%20organismos. Acesso em 21 de agosto de 2020.
Show full summary Hide full summary

Similar

Rates of Reaction
Evie Papanicola
Aimsir Fháistineach
emilydonnelly99
P2 Radioactivity and Stars
dfreeman
The Wife of Bath Critics
rlshindmarsh
How does Shakespeare present villainy in Macbeth?
maxine.canvin
PHR SPHR Labor Union Terminology
Sandra Reed
Unit 2 flashcards
C R
PE - GCSE Glossary
rjapmann
The Weimar Republic, 1919-1929
shann.w
MAPA MENTAL DISEÑO GRAFICO
Lizbeth Domínguez