Os Metais constituem a maior parte dos elementos existentes. Em temperatura ambiente são sólidos (com exceção do Mercúrio, que é líquido) e duros. São excelente condutores de calor e eletricidade, caracterizados por sua maleabilidade (capacidade de ser moldado) e ductibilidade (capacidade de formar fios, como os usados na transmissão de energia elétrica. Os elementos do grupo 1 são denominados alcalinos (álcali, cinza das plantas) e os do grupo 2 são chamados alcalinos-terrosos (com o sentido de existir na terra).
Os Ametais possuem características opostas às dos metais, não são bons condutores de eletricidade, a maioria serve como isolante térmico. Não possuem brilho característico (com exceção do iodo e da grafite), e não fragmentam-se.
São elementos gasosos na temperatura ambiente e, normalmente, são encontrados na natureza em sua forma isolada, pois assim são mais estáveis. Eles não formam compostos com outros elementos espontaneamente.
O Hidrogênio é um elemento que não se enquadra em nenhuma dos grupos. Em algumas tabelas aparece no grupo dos alcalinos por possuir 1 elétron em sua camada de valência e essa é sua única camada eletrônica. Porém, suas características não são semelhantes as dos elementos dessa família. O Hidrogênio é o elemento mais abundante do universo, pois pode ser combinado com metais, ametais e semimetais. É um gás extremamente inflamável em temperatura ambiente, e normalmente é encontrado nas altas camadas de atmosfera ou combinados com outros elementos.