O Significado das Ações Sociais
O comportamento coletivo se estrutura a partir do momento que esse sentido da ação se fortalece ou enfraquece.
Os indivíduos colocam sentidos diversos em seus atos, como no trabalho por exemplo.
Não é relevante para Weber determinar o que acontece em uma sociedade, mas que tipo de mentalidade levou à realização das ações.
Ação Tradicional: assentada no costume, em práticas aprendidas e transmitidas pelas diferentes instituições. Ex. troca de presentes por ocasião do Natal, festejar a Páscoa.
Ação Racional Orientada para Fins: a ação é definida de acordo com os objetivos esperados. O cálculo e o planejamento são essenciais como condutores da ação. Ex. Empresa capitalista.
Ação Racional Orientada para Valores: a ação é racional, ou seja, baseada em uma disposição entre metas e expectativas antecipadas. No caso de ter relação com valores, a própria ação é importante, independente dos resultados a serem obtidos.Ex. Trabalho voluntário.
Ação Afetiva: baseada em sentimentos e emotividade. Não há um fundamento racional nesse tipo de ação. Ex. Torcida de futebol.
Slide 3
Dominação
Há 3 tipos puros de dominação: Dominação tradicional: respeito aos costumes e regras cristalizadas no tempo. Dominação carismática: capacidade excepcional de liderança e comando de um "herói" ou fundador de uma nova ordem social.Dominação racional-legal: noção de direito que se liga a aspectos racionais e técnicos de administração.